quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Kiko Loureiro: Virtuosismo, Brasilidade e Peso

Lendário guitarrista nacional ativo enquanto o Angra permanece indefinido


Quando você vai ouvir o CD solo de um instrumentista já pode pensar que será bombardeado por milhões de notas por segundo feito por músicos de conservatório destinado para alunos de conservatório, o que ocorre em 99 % dos casos. 

Entretanto, existem exceções às regras e dentre elas impossível não elencar o nome de um dos maiores guitarristas do Brasil, Kiko Loureiro.

Felipe Andreoli (esq.) e Virgil Donati (cen.) abrilhantam álbum do guitarrista

Elogiar o trabalho do músico no Angra é chover no molhado, porém o mais interessante é que nos seus trabalhos solo, além de se cercar de músicos de qualidade, ele é capaz de explorar vertentes que vão do Jazz a MPB e do Metal Progressivo ao Fusion. 

Agora em “Sounds of Innocence” (2012) podemos ver um guitarrista ainda mais técnico e que soube balancear todas suas facetas em prol da musicalidade. É claro que os músicos que o acompanham fazem frente a esse bom resultado, pois na cozinha temos o já parceiro de longa data Felipe Andreoli (Angra, Almah) no baixo e o batera  italiano Virgil Donati (Ring Of Fire,  Planet X ).

O CD em si abre com “Awakening prelude”, uma passagem meio MPB que faz uma bela ponte para a quebradíssima “Gray Stone Gateway” e aquela que ganhou o primeiro vídeo clipe “Conflicted” (poderia ter mostrado o resto da banda, né Kiko?).

Outras influências do guitar hero são perceptíveis em “Ray Of Light”, uma cozinha avassaladora e “The Hymn” com elementos funkeados, lembrando muito o trabalho de guitarristas norte americanos como Joe Satriani. Sem abandonar suas características musicais, Kiko explora o regionalismo nas tocantes “Mae D’agua” e “El Guajiro".

Um caso raro de um músico que possuiu um talento acima da média, mas não faz a menor questão de fritar a paciência do ouvinte com linkados e harmônicos impossíveis. Em tempos que o futuro do Angra é incerto, é bom ter certeza que seus músicos continuam ativos e primando pela qualidade. 

Texto: Harley
Revisão/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Kiko Loureiro 
Álbum: Sounds Of Inocence
Ano: 2012
País: Brasil 
Tipo: Metal Instrumental 

Formação
Kiko Loureiro (Guitarras)
Felipe Andreoli (Baixo)
Virgil Donati (Bateria)



Tracklist
01 Awakening prelude
02 Gray Stone Gateway
03 Conflicted
4-Reflective
5-El Guajiro
6-Ray of Life 
7-The Hymn
8-Mãe D’água
9-Twisted Horizon
10-A Perfect Rhyme

Assista ao vídeo clipe de “Conflicted”



Nenhum comentário: