quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Lethal Fear: Afiado Como Lâmina


2º disco da banda de Amparo/SP

Sabe aquele disco que você ouve uma, duas e na terceira vez sabe que não é apenas mais um dos muitos que você tem ouvido nos últimos tempos? Esta foi minha impressão já em poucas audições ao colocar rodar “Y2Black?”, álbum da banda Lethal Fear, que saiu em 2013 pela Ms Metal Records (distribuição Voice Music). Em 2012 a banda já havia liberado o disco para download.

Apesar do nome da banda sugerir uma sonoridade bem pesada, a proposta caminha pelos campos do Heavy Metal tradicional, trazendo até alguns elementos do Thrash e também do Power Metal, este último ajudado pela voz de Rodrigo Bortoletto, que em várias passagens lembra Andre Matos (ex-Angra, Viper, Shaman).

Apesar de apostar num Heavy Metal mais clássico, a proposta do grupo traz personalidade própria

São 10 faixas, incluindo uma versão perfeita de “Blood Red Skies” (Judas Priest) que abrilhanta ainda mais o disco (na demo “Mephisto” de 2004 a banda já havia registrado outra do Judas: "Beyond the Realms of Death"). 

Dentro de sua proposta, a Lethal Fear já cativa na primeira “Final Act”, com velocidade (cadenciando mais adiante) e talento.

Momentos mais arrastados e melódicos surgem em “Time (Out of My Grasp)”, assim como o peso reina em “Fallen Pieces” (até contando com vocais agressivos de Renato Napty), num trabalho de riffs muito legais de Vinicius Sampaio e Nelson Valadas; destaco também a instrumental “Killing Fields” (bastante madura); “Long Awaited Farewell”, com bastante groove e pegada; ainda cito por justiça “Path of Consequences (Mephisto Part II)”, a faixa mais longa da banda no álbum, com vários andamentos, refrão marcante e a qualidade que já lhe cativou nas faixas anteriores.

O único “porém” fica para o encarte. Apesar de ser bem original e isso ter suas vantagens (traz uma história em desenho oriental relacionada à parte lírica), não traz as letras das canções, o que, para quem quer acompanhar curtindo o som, faz falta. Mas, de modo geral, a arte é muito bem feita e original, o que compensa a falta das letras.

Numa cena brasileira muito rica, com ótimas bandas surgindo sempre, é indispensável que, independente da proposta sonora, os grupos que buscam um algo mais, um diferencial, e a Letha Fear parece conseguir isso em “Y2Black?”, mas  não pode parar aqui. Que este seja o primeiro grande passo para uma jornada de sucesso. Fico na torcida.

Stay on the Road

Texto/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação
Assessoria: Ms Metal Press

Ficha Técnica
Banda: Lethal Fear
Álbum: Y2Black?
Ano: 2013
País: Brasil
Tipo: Heavy Metal
Selo: Ms Metal Records


Formação
Rodrigo Bortoletto (Vocal) 
Vinicius Sampaio (Guitarra)
Nelson Valadas (Guitarra)
Gustavo de Lucio (Baixo) 
Cassio Pacetta (Bateria)




Tracklist
01. Final Act  
02. Burning Wings  
03. Time (Out of my Grasp)  
04. Blade of the Immortal  
05. Fallen Pieces  
06. Killing Fields
07. Long Awaited Fareweel  
08. Nightmare 2K9  
09. Path of Consequences (Mephisto Part II)  
10. Blood Red Skies (Judas Priest)

Acesse e conheça mais sobre a banda

Nenhum comentário: