segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Dysnomia: Ode ao Caos


Banda precisou apenas de 3 faixas para impressionar na primeira audição

A indústria fonográfica, em baixa, tem sido invadida por lançamentos mais simples, como os EPs, Demos e afins, uma forma de um grupo mostrar sua proposta musical sem grandes custos e dando aquele aperitivo até a chegada do esperado disco de estreia.

Com a Dysnomia não foi diferente e, apesar de já ter uma demo de 2009, apenas ano passado lançou seu EP, “As Chaos Descends” (2013), que, como o título denuncia, é um verdadeiro caos sonoro.

Isso porque, apesar de apenas 3 faixas, o disco mostra a força do Death Metal com levadas Thrash do quarteto formado por João Jorge (vocal e guitarra), Julio Cambi (guitarra), Denilson Sarvo (baixo) e Érik Robert (bateria), lá da cidade de São Carlos/SP.

Banda surgiu em 2006, em São Carlos/SP
A faixa-título já mostra a que a banda veio e para aqueles que não conheciam o grupo (eu era um deles), é um murro na cara já de início, em que exalta-se a velocidade, técnica e arranjos encaixados perfeitamente numa junção que vai da raiva desmedida ao violento headbanging (pescoços devem odiar a banda!).

Com o ouvinte já na mão, “In Revolt” consegue o que parecia impossível: ser melhor que a faixa anterior. O que o batera Érik faz nessa música é absurdo, os riffs infernais de João e Julio não inovam, pelo contrário, são exatamente aqueles que você espera e deseja ouvir num bom som extremo. Esta aqui tem uma pegada bem mais Thrash Metal.

Quando a coisa parecia estar boa, chegamos ao final com “Casus Belli”, que não faz diferente das faixas anteriores, pelo contrário, enraivece ainda mais o ouvinte. Aqui a técnica se evidencia, numa sonoridade grave e cheia de momentos interessantes, variados, ajudado muito pelo competente trabalho do baixista Denilson. Aqui os riffs seguem ácidos, os vocais guturais (que são compreensíveis), a bateria muito rápida e sem soar repetitiva, fazem um ótimo fechamento do EP.

Além da qualidade musical dos caras, vale também mencionar a ótima produção de Heros Trench (Korzus), que já mostrou ser o maior nome quando o assunto é produção de bandas deste gênero. A capa, que faz jus ao EP, foi feita por Marcus Lorenzet (Art Speel), também já reconhecido por outros trabalhos e sendo um dos principais nomes de grupos nacionais pesados. Além disso, a participação de Paulo Balás (Abdicated) em duas das 3 faixas, com seus vocais ainda mais graves, dão um brilho a mais ao trabalho da banda.

Apesar de muitas bandas com proposta semelhante, Dysnomia sai na frente e mostra um "algo mais"

Dysnomia, que surge numa cena abarrotada de ótimas bandas, conseguiu me motivar e cativar na primeira audição, e embora eu não seja grande referência na mídia especializada quando o assunto é Death/Tharsh Metal, uma coisa eu sei: vou acordar dolorido depois de tanto massacre sonoro. Corre ouvir!

Stay on the Road

Texto/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação
Assessoria: Metal Media

Ficha Técnica
Banda: Dysnomia
EP: As Chaos Descends
Ano: 2013 
País: Brasil
Tipo: Death/Thrash Metal

Formação
João Jorge (Vocal/Guitarra)
Julio Cambi (Guitarra)
Denilson Sarvo (Baixo)
Érik Robert (Bateria)


Tracklist
01. As Chaos Descends
02. In Revolt
03. Casus Belli

Acesse e conheça mais sobre a banda
Myspace (ouça todas as faixas do EP e da demo)

Nenhum comentário: