segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Primal Fear: Mostrando Como Se Faz Power Metal Alemão em 2014


10º álbum da banda alemã transpira Power Metal

Muitos grupos lendários do Power Metal alemão, sobretudo nomes gigantes como Helloween e Gamma Ray, há muito não ofertam discos como no auge dos anos 80 e 90, a maioria passando um pouco despercebidos, sempre sendo comparados com os clássicos.

Com o Primal Fear, que é uma cria do Gamma Ray (visto que foi formado quando seu vocalista Ralf Shceepers deixou a banda na segunda parte dos anos 90), não foi diferente. Com grandes lançamentos ao longo dos anos 90 e 2000, tiveram alguns trabalhos mais recentes que ousaram soar muito pesados, agressivos, enfim, um pouco descaracterizados do Power Metal tão caro, que é aquele germânico, rápido, com passagens melódicas e refrões grudentos.


Após discos com pegada mais pesada, banda de Ralf Scheepers relembra álbuns da década passada

Com o lançamento de “Delivering the Black” (2014) que aconteceu agora dia 24, parece que a banda volta a respirar o Power Metal nos moldes de alguns de seus álbuns clássicos, como “Nuclear Fire” (2001) e “Black Sun” (2002), claro, salvo às devidas proporções, pois devemos considerar as mudanças de formação e o momento pouco inspirado do Power Metal europeu, de modo geral, além da maturidade natural de todo ser que envelhece.

Ainda é cedo afirmar, mas ao ouvir este novo trabalho, fico com a impressão de que poderá ser encaixado como o melhor lançamentos desde “Devil's Ground” (2004), apesar dos últimos discos terem sido uma porrada muito bem feita, pelos motivos que comentei no parágrafo anterior, perderam em personalidade.

Ao abrir com “King For a Day”, você já sente nos riffs de Magnus Karlsson e Alexander Beyrodt bem básicos, mas inspirados, com a palheta incendiada, assim como os bumbos duplos e rápidos de Randy Black, que dispensa apresentações. Uma das melhores faixas de abertura da carreira da banda e, o melhor, soando Power Metal!

O vídeo clipe promocional de "When Death Comes Knocking" pode ser visto abaixo

Momentos inspirados seguem em faixas como “Rebel Facton”, em show de Scheepers com seus agudos infernais (aqueles mesmos que quase o colocaram a ser frontman do Judas Priest quando Rob Halford deixou a banda); “Alive & On Fire” parece ser sobra da fase da banda no início dos anos 2000; “Never Pray For Justice” é outra que mostra o espírito Power mais vivo que nunca. 

Matt Sinner (baixo), como sempre, é secundário (mas assina a produção), não emprestando sua voz nem sua influência mais Hard Rock ao álbum, o que é uma pena, haja vista seu trabalho interessantíssimo no Sinner.

É claro que a banda não nega sua fase mais atual e nem poderia, pois expandiu sua sonoridade a outros ouvidos com os trabalhos mais recentes, que tem uma pegada mais sinfônica, em alguns momentos, e quase Thrash em outros. E na linha da primeira, “When Death Comes Knocking” vem ser a música de divulgação do álbum (escolha equivocada, pois não representa adequadamente o álbum), uma composição interessante, de grande melodia e refrão grudento. Na linha da proposta mais pesada, temos a faixa-título (recheada de solos inspirados) e “Road to Asylum”, disparada a mais pesada do álbum.

Há, claro, o momento balada, que às vezes acaba soando forçado e, infelizmente, foi o caso de  “Born With A Broken Heart”, que, apesar de causar uma quebra interessante na velocidade do disco, é pouco relevante separado. Aqui, novamente, participa mais uma vocalista feminina, desta vez empresta a voz é ninguém menos que Liv Kristine (Leave’s Eyes, ex-Theatre of Tragedy). Música fraca, mas que não compromete o disco.

Primal Fear começa saindo na frente neste ano, certamente com o melhor álbum de Power Metal de 2014, por ora. É claro que o ano mal começou, mas, diante da saturação da cena europeia, e com alguns nomes bastante instáveis, arrisco dizer que lembraremos, lá em dezembro, de “Delivering the Black”. Agora é curtir.

Stay on the Road

Texto/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Primal Fear
Álbum: Delivering the Black
Ano: 2014 
País: Alemanha
Tipo: Power Metal
Gravadora: Frontier Records

Formação
Ralf Scheepers (Vocal)
Matt Sinner (Baixo)
Magnus Karlsson (Guitarra)
Alexander Beyrodt (Guitarra)
Randy Black (Bateria)





Tracklist
01. King For A Day
02. Rebel Faction
03. When Death Comes Knocking
04. Alive & On Fire
05. Delivering The Black
06. Road To Asylum
07. One Night In December
08. Never Pray For Justice
09. Born With A Broken Heart
10. Innocent Man *
11. Inseminoid
12. Man Without Shadow *
13. When Death Comes Knocking (Single Edit) *
*Presentes na versão Deluxe

Assista “When Death Comes Knocking”


Acesse e conheça mais sobre a banda

Nenhum comentário: