terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Black Sabbath: "Live...Gathered in Their Masses" - Um Grande Registro Para os Fãs Relembrarem a Histórica Tour



Se afirmarmos que em 2013 o Black Sabbath foi uma das bandas mais comentadas em todos os cantos do mundo, não é de se duvidar. E não é pra menos, porque a banda lançou um disco de inéditas depois de 35 anos (o "13", que é ótimo por sinal) e teve a sua primeira passagem aqui no Brasil com a formação quase que original. E por comentários e declarações de amigos meus que foram em algum dos shows deles, puderam ver muita gente chorando e se emocionando vendo a banda tocando ao vivo, muitos considerado o melhor show de suas vidas. Afinal, não sabemos quando, ou mesmo se teremos outra oportunidade de presenciarmos os criadores do Heavy Metal por aqui.

E para celebrar esse grande momento, a banda lançou em novembro de 2013 um ótimo DVD, que leva o nome de "Live... Gathered In Their Masses", cujas performances foram registradas em dois shows, em Melbourne, Austrália, nos dias 29 de abril e primeiro de maio de 2013. O título, os fãs lógico sabem, faz menção às primeiras linhas da "War Pigs" ("Generals gathered in their masses, just like witches at black masses.."), que também abre os shows da tour.


Ozzy Osbourne (vocal), Tony Iommi (guitarra) e Geeze Butler (baixo), que apesar de estarem sentindo o peso de suas idades (e com quase seis anos fora dos palcos sob o nome Black Sabbath), ainda conseguem mostrar que sabem fazer muito bem o seu papel ao vivo (apesar das dificuldades de locomoção do madman, que às vezes parece um robô, mas é um ídolo com grande carisma), que fizeram muito bem de seguir em frente sem o baterista Bill Ward. E fica claro que, com os problemas de saúde que ele tem, o mesmo não ia aguentar fazer duas horas de show, que graças a técnica e a versatilidade do Tommy Clufetos, responsável por substituí-lo, muita gente não sentiu a falta do baterista original. E, na minha opinião, ele é muito melhor que o Brad Wilk (quem gravou o novo álbum).


Com um set-list um pouco diferente do que foi apresentado aqui no Brasil, e aproveitando também para divulgar o "13", além do que, algumas músicas não são mais executadas, devido as dificuldades de memória e também da voz de Ozzy Osbourne (mas pelo menos foi legal ter um gostinho de "Symptom" e "Sabbath Bloody Sabbath"). 

Podemos perceber que, durante o show, o madman fica a maior parte do tempo no meio do palco, e seguidamente com a cabeça baixa olhando para o monitor com as letras de cada música, exceto a "War Pigs" e "Paranoid", músicas que ele já fica mais à vontade por conta do costume de sempre tocá-las nos seus shows solos.


Tratando-se da resenha deste DVD, ficamos claro que "Into The Void", "Snowblind", "Black Sabbath", "N.I.B", "Fairies Wear Boots", "Children Of The Grave" (que peso!) e "Under The Sun" (que infelizmente só está na versão Blu-Ray) não tem pra ninguém quando elas são executadas ao vivo! Do novo álbum, que apesar de ser um ótimo disco, mas que não foi tudo aquilo que foi esperado, ficaram perfeitas ao vivo a "Loner" e "Methademic".

Antes do show começar são mostradas cenas dos fãs ansiosos para ver o show, os integrantes se aquecendo nos camarins e de uma presença super especial do vocalista Steven Tyler e do guitarrista Joe Perry, ambos do Aerosmith, saudando cada um da banda. Já que a banda ia fazer uma apresentação no dia seguinte no mesmo local, os dois aproveitaram o tempo livre para assistir a apresentação do Sabbath.

Um ótimo registro que é pra guardar de recordação de quem teve a oportunidade e o prazer de ver um dos shows da banda aqui no Brasil. Até mesmo pra quem não esteve, que infelizmente é o caso da pessoa que escreveu essa resenha (risos).

O registro saiu em diversas versões, inclusive limitadas, para deleite de fãs e colecionadores

Edição/revisão e "pitacos": Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Banda: Black Sabbath
DVD: Live... Gathered In Their Masses
Pais: Inglaterra
Tipo: Heavy Metal
Gravadora: Vertigo Records


Set-list
01 - War Pigs
02 - Into The Void
03 - Loner
04 - Snowblind
05 - Black Sabbath
06 - Behind The Wall Of Sleep
07 - N.I.B
08 - Methademic
09 - Fairies Wear Boots
10 - Symptom Of The Universe (instrumental) / Drum Solo
11 - Iron Man
12 - End Of The Beginning
13 - Children Of The Grave
14 - God Is Dead?
15 - Sabbath Bloody Sabbath (intro) / Paranoid

Formação
Ozzy Osbourne (Vocal)
Tony Iommi (Guitarra)
Geezer Butler (Baixo)
Tommy Clufetos (Bateria)

Saiba mais:






Nenhum comentário: