sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Immoral Hazard: Brutalidade e Qualidade Vinda da Grécia

Banda grega estreia com pé direito e é boa pedida para fãs de Pantera

É sempre bom poder pegar um material novo, para conhecer um trabalho, principalmente quando ele vem de um país que não exporta muitas bandas. A Grécia não tem a tradição de apresentar muitas bandas de música extrema ao mundo, porém as que nos mostra, fazem valer o pequeno número vindo da ilha ao sul da Europa. Rotting Christ e Suicidal Angels talvez sejam os maiores nomes, sendo o primeiro já com território marcado e o segundo ainda mostrando porque veio.

Mas uma banda em si vem chamando atenção por lá. O Immoral Hazard apresenta ao mundo seu debut “Convulsion” (2014) com uma boa junção de Thrash Metal com pitadas de Metalcore e groove, no melhor estilo Pantera. A banda foi formada em 2009, e no ano seguinte soltou a demo “A Minor Innovation” (2010). Formada por Teo nos vocais, Angelos na guitarra, Tolis na bateria e Alex no baixo, o grupo vem buscando seu lugar ao sol, demonstrando coragem e muita ousadia em seu primeiro disco.

Apesar de um bom trabalho, ainda falta personalidade ao grupo, que virá com seu amadurecimento

O álbum já começa em uma porrada bem Thrash Metal, com um belo riff da característica levada, com as clássicas parradas do estilo, levando os thrashers a uma boa batida de pescoço. É uma das melhores do disco e “Pitch Black” mostra logo de início para o que a banda veio.

“Reborn” já começa com um riff mais cavalgado e um vocal mais poderoso, lembrando muito o saudoso Phil Anselmo (Pantera), com vários mudanças ao longo da música. “Self Enemy” segue a mesma linha com alguns momentos de Metalcore e variações mais modernas, com bastante groove, principalmente nos riffs de Angelos, o que mais uma vez é apresentado em “Vulture Dance”, com uma levada bem cadenciada.

“Mentors” acelera o ritmo e é uma boa pedrada no meio da testa. Já começa com uma ótima levada de pedal duplo e acelerada junto com o baixo de Alex. Lembra muito o grande Dimebag Darrell (Pantera), pela levada de guitarra que apresenta e os vocais de Phil Anselmo pós “Vulgar Display of Power” (1992), quando a banda criava os princípios do Metalcore. 

“Dead End Trails” talvez seja a música que foge um pouco à proposta da banda até aqui. Optaram por uma música mais lenta, com uma vocalização com efeitos e mais moderna, beirando muito o Metalcore com pequenas doses de até Doom Metal. Por ser uma das músicas mais longas do disco, acaba se tornando um pouco maçante da metade em diante. O que não a torna uma música ruim é o belo solo, digamos que bem inspirado. Em “Eternal Exile” a banda retorna a proposta anterior, com momentos mais rápidos e um vocal bem poderoso de Teo.

Nas músicas “Alcowhore” e “Haven” a presença do baixo de Alex é bem marcante, porém são duas música entre os mesmo níveis da demais, em alguns momentos até arriscando uns blast beats bem encaixados na penúltima música do player. Na última música, “Last Nerve”, com uma introdução desproporcional ao andamento da música, Teo já começa com um vocal poderoso, urrando com toda sua força, fazendo surgir aquele ódio presente no coração de qualquer um. Novamente, momentos Thrash Metal com parte de Metalcore intercalam todo o processo. Porém aqui, a proposta ficou bem encaixada, apresentando um boa música para encerrar o disco.

A banda começa com o pé direito, com poucos momentos de recaída, o que com certeza irá adquirir experiência durante a jornada no meio da música pesada. Acredito que a banda precisa criar uma identidade mais específica sem deixar de lado seus principais objetivos, porque o que a gente vê aqui é músicos empenhados, com sangue nos olhos e muita vontade de fazer prosperar sua música. É mais uma banda para acompanhar a careira e esperar os próximos álbuns para ver o amadurecimento, que com certeza será de grande valia e deve aparecer com o nascer dos discos. Som moderno, sem frescura, para fãs de Pantera!

Texto: André Sauer
Edição/revisão: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica:
Banda: Immoral Hazard
Album: Convulsion
País: Grécia
Ano: 2014
Selo: Independente
Estilo: Thrash Metal/Groove/Metalcore

Formação
Teo (Vocal)
Angelos (Guitarra)
Tolis (Bateria)
Alex (Baixo)




Tracklist:
1. Pitch Black
2. Reborn
3. Self Enemy
4. Vultures Dance
5. Mentors
6. Dead End Trails
7. Eternal Exile
8. Alcowhore
9. Haven
10.Last Nerve

Ouça "Pitch Black"


Acesse e conheça mais sobre a banda

Nenhum comentário: