domingo, 5 de janeiro de 2014

Entrevista: Thomas Zwijsen - Versões Acústicas do Maiden, Tour Com Blaze Bayley, Ópera Flamenco/Metal e Muito Talento!





Talvez o nome Thomas Zwijsen ainda não fosse tão conhecido, mas após o sucesso de visualizações de seus vídeos no youtube, e em seguida pela sua parceria com Blaze Bayley, esse talentoso guitarrista/violonista, que cita como suas influências nomes que vão de Yamandu Costa a Dream Theater, vem ganhando mais e mais admiradores e vem chamando cada vez mais atenção, inclusive aqui no Brasil, onde está em tour com Blaze, e que se estenderá até fevereiro, percorrendo várias cidades de canto a canto do país. 

Aproveitamos a passagem da tour pelo RS, para conversar com Thomas e falar um pouco mais sobre sua carreira, a parceria com Blaze (co-autor de músicas para o álbum "King of Metal" e o EP em conjunto, "Russian Holiday"), o projeto "Nylon Maiden" e seu novo trabalho, que será lançado em abril, e contará com muitos convidados de peso! Confira abaixo os principais trechos da conversa com esse talentoso músico, que começou muito jovem na música, e com certeza vai ter uma trilha repleta de êxitos.  (English Version HERE)

RtM: Bem Thomas, para os fãs  conhecerem um pouco mais sobre sua carreira, diga-nos quando você começou a tocar, e quem incentivou você no início?
TZ: Quando eu era criança, meu pai estava construindo sua própria guitarra clássica em casa, como um hobby, então havia sempre muitas guitarras disponíveis na casa. Quando eu tinha cerca de 9 anos, meus pais me mandaram para uma escola de música. Uma das minhas maiores influências, em seguida, foi John Williams.


RtM: E sobre a sua formação musical ? Conte um pouco mais ?
TZ: Eu fui para a escola de música e, em seguida, para o Conservatório de Roterdã, onde estudei violão brasileiro e latino/Jazz. Depois que eu fui para o conservatório de Arnhem comecei a estudar violão clássico .

RtM: E quais são suas principais influências na música ?
TZ: Eu sou influenciado por muitos músicos e bandas. Alguns dos meus guitarristas favoritos são Vicente Amigo, Pedro Javier Gonzalez, Yamandu Costa, Paco de Lucia, John Williams, Steve Morse, Janick Gers, etc. Eu também gosto de bandas como Iron Maiden, Deep Purple, Dream Theater, Helloween, Edguy, Europe ...

RtM: Você tem um projeto, chamado de "Nylon Maiden", onde você toca músicas do Iron Maiden com a guitarra clássica. Quando a ideia para este projeto surgiu e como o Iron Maiden entrou em sua vida?
TZ: O Iron Maiden entrou na minha vida quando um amigo me mostrou o álbum “Powerslave”.
Eu estava ouvindo punk de bandas como The Offspring, nesse momento, e tinha adquirido a minha primeira guitarra elétrica. Quando ouvi Aces High pela primeira vez, eu fiquei encantado!


A ideia  do “Nylon Maiden” começou quando eu estava testando uma nova guitarra em uma loja. Passei a introdução de “Wasted Years” em um violão clássico e tentei adicionar algumas partes de baixo nela... de repente eu arranjei a música inteira e cloquei no YouTube. A quantidade de visualizações e comentários foi (e é ) esmagadora, então eu continuei a fazer isso.

RtM: E a parceria com Blaze Bayley? Como tudo começou ?
TZ: Fui ao seu show em Antuérpia e pedi a ele.

RtM: E ele já conhecia o seu trabalho? E você se lembra qual foi a primeira música que você compôs com o Blaze ?
TZ: Sim, alguém lhe mostrou antes, seu antigo empresário. A primeira música, não tenho ideia! Isso foi há muito tempo atrás .

RtM: Foi para o "King of Metal"?
TZ: Sim! Isso!


RtM: Você está preparando um novo álbum. O que você poderia nos adiantar a respeito? Serão apenas músicas inéditas? Quantas músicas estarão no álbum?
TZ: O álbum está quase pronto! O título é "Nylonized" e a pré-venda começará em janeiro. Há 12 canções no álbum, contendo arranjos de guitarra solo clássicos, no estilo de bandas como Deep Purple, Alice Cooper, Rainbow, Dream Theater, The Who, Iron Maiden, bem como algumas surpresas (uma peça para violão erudito do Paraguai). Três das músicas do álbum foram compostas por mim.
Uma das músicas é um épico nove minutos, com muitos convidados especiais. Esta canção pode ser descrita como uma ópera  flamenco/metal.

RtM: Você mencionou que você tem muitos convidados neste novo álbum, cantores, tecladistas e guitarristas. O que você poderia nos contar sobre os convidados? Fale primeiro sobre os cantores, eu ouvi sobre Danny Filth, e eu acho que vai ser um álbum cheio de surpresas e com muitas nuances musicais, como músicas pesadas, músicas clássicas ...
TZ: Sim, eu estou surpreso com a quantidade de convidados! Eu acho que existem 15 músicos convidados no álbum. Os outros cantores são Damian Wilson (Threshold, Ayreon), Blaze Bayley ( ex- Iron Maiden), David Readman (Voodoo Circle, Pink Cream 69). Também a cantora de jazz Tess Gaerthe,  em uma música. Baixo fretless  por Lehmann, que também tocou no "King Of Metal” com Blaze.


RtM: E os guitarristas? Você comentou a respeito de alguns de seus heróis.
TZ: Um guitarrista muito impressionante no álbum é Ben Woods, da banda Flametal. E por falar em heróis da guitarra, sim! Kee Marcello do Europe tocou alguns solos insanos!

RtM: E tecladistas? Acho que ouvi sobre Derek Sherinian.
TZ: Sim, Derek está tocando piano e teclados em 3 faixas! Derek tem sido uma das minhas maiores influências musicais nos últimos anos. Eu tenho todos os álbuns que ele já tocou, e absolutamente amo o seu trabalho. Para mim, este é um sonho se tornando realidade!

RtM: E quem mais está envolvido na produção e composição do álbum?
TZ: Uma pessoa muito importante na criação deste álbum é o meu baterista Nathanael Taekema. A canção épica de 9 minutos, a ópera flamenco metal é um resultado direto de uma jam session com ele. Toda vez que nos reunimos para compor ou fazer uma jam, algo muito legal sai.

Ele é muito bom, com marcações de tempo estranhas, enquanto eu estou mais focado em melodias e harmonias. Esta combinação funciona muito bem! 

Também muito importante no processo é Raoul Soentken, o engenheiro de mixagem . É um prazer de usar seu belo estúdio e seu conhecimento de softwares realmente ajuda muito!


RtM: Está quase tudo finalizado então?
TZ: No momento, ele (Raoul Soentken) está terminando as mixagens finais, enquanto eu estou em turnê no Brasil. O álbum será masterizado por Maor Applebaum, que trabalhou para bandas como Sepultura, Adrenaline Mob, Halford, etc. Nós gostamos tanto das canções deste álbum, que com certeza apresentarão o melhor em termos de qualidade de som.

Também muito importante na produção, Sam O'Doherty da Yellowdog, ele foi o encarregado dos contatos com todos os músicos convidados.

RtM: Você tem uma data de lançamento do “Nylonized”? Você tem contato com algum selo para lançá-lo?
TZ: A data de lançamento será 11 de março. A pré-venda começará em janeiro. As pessoas que fizerem a pré-encomenda do álbum terão seus nomes no encarte! O álbum será lançado pela Yellowdog/Blacklake .

Thomas com a equipe Road to Metal em Santo Ângelo
RtM: E sobre esta tour com Blaze Bayley? Você tem viajado longas distâncias! Mas com certeza vale a pena o tempo na estrada! Notei que a recepção está sendo ótima.
TZ: É verdade, no momento estou fazendo uma viagem 30 horas! Alguns dias atrás nós tocamos no festival Feliz Metal no Amazonas. Todas essas horríveis horas na estrada e vôos absolutamente valem a pena. Os fãs no Brasil são simplesmente inacreditáveis!! É cansativo, mas eu poderia fazer isso todos os dias da minha vida, não há problema.

RtM: Eu gostei da ideia da turnê simultânea, com shows acústico e elétricos. Como surgiu a ideia de fazê-la neste formato? A maioria, creio eu, prefere os shows plugados, mas depois de assistir ao acústico, eu tenho certeza que vão sair satisfeitos, porque é diferente e bombástico! O show em Santo Ângelo foi incrível !!
TZ: Obrigado! Eu amei o show em Santo Ângelo. Muitas pessoas preferem o show elétrico, mas depois que assistem o acústico eles dizem: "Oh , esse é o melhor show que eu já vi ". No Brasil, os fãs parecem realmente apreciar os shows acústicos. 



Para mim, é mais desafiador e musical, tocando todas as partes de guitarra, baixo e bateria em apenas um violão. Os espetáculos elétricos são muito legais também, eu abro o show com um conjunto de canções do “Nylon Maiden” e, em seguida, a banda entra em palco e nós fazemos um show completo.

RtM: Para divulgar o seu trabalho, eu acho que essa turnê está sendo ótima. E eu acredito que você vai voltar a promover o seu novo álbum. O que você acha ?
TZ: Sim, eu tenho certeza que eu vou voltar! Em março eu começarei uma turnê solo na Europa para promover o novo álbum, e em abril começa o Master Guitar Tour (masterguitartour.com), eu adoraria trazer estes projetos para o Brasil também, porque é o meu país favorito para tocar!


RtM: Bem Thomas, obrigado pelo seu tempo, aprecie o passeio, as belezas brasileiras (e o calor também! ) e toda a amizade, eu acho que você fez muitos novos fãs e amigos aqui! E eu deixo este espaço para que você envie uma mensagem para os fãs brasileiros !
TZ: É difícil encontrar as palavras certas para descrever o quão incríveis os fãs brasileiros são!! Nesta turnê eu conheci as pessoas mais agradáveis​​, loucas e legais de todos os tempos! Quando eu estou assistindo os vídeos de meus sets  do “Nylon Maiden” no Brasil, percebo que a maior parte do tempo, os fãs soam mais altos do que eu. Eles fazem o show!!! É ótimo!!


Por: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação e Road Team
Links Relacionados:
Resenha Russian Holiday
Entrevista com Blaze Bayley


Acesse os canais oficiais do artista:
Site Oficial
Adquira o álbum
Facebook
Youtube










Nenhum comentário: