sábado, 4 de janeiro de 2014

Anvil: O Peso Canadense

Décadas de história rendendo mais um grande álbum

Em meados de 1973 se reuniria dois jovens que seriam nos dias de hoje dois dos mais importantes do Metal canadense e mundial. Quando o guitarrista Steve "Lips" Kudlow e o baterista Robb Reine se reuniram para tocar junto em Toronto jamais poderiam imaginar que seriam os principais nomes de uma banda que perduraria até os dias de hoje com muita maestria. “Hope in Hell” (2013) nos traz todo peso e agressividade de forma inimaginável para uma banda com aproximadamente 33 anos e com 18 álbuns lançados.

O CD já começa com a música de título, “Hope in Hell”, muito cadenciada e com um peso forte, quebradas de tempo sensacionais, essa música marca muito “riffs solados” na hora do refrão, ótima musica a lá estilo Anvil de ser.

Robb Reine inicia seus estupendos trabalhos em viradas espetaculares em “Eat Your Words”, o baixo também está muito audível acompanhando o riff principal, essa faixa mostra que a idade é o que menos pesa para a banda nos dias de hoje.

Trio é o primeiro nome lembrado quando se fala em Metal canadense
“Through With You” começa com uma pegada bem Rock’n Roll anos 70, mas depois é criada uma levada fenomenal em cima dela, com uma sutileza na guitarra, mas sem perder o peso a música entra em diferentes formas, essa faixa lembra trabalhos incontestáveis, o solo é criado perfeitamente para o momento, o vocal encaixado sem erro em todas linhas da música.É incrível como Anvil tem esse poder de conseguir mesclar o Heavy Metal Clássico com o Speed Metal em um só álbum, e essa música traz toda a personalidade da banda.

Em “Pay The Toll”, o Heavy Metal Clássico vem à tona, nos fazendo acreditar que o Rock’n Roll ainda corre nas veias desses três monstros do Metal, novamente a guitarra rouba a cena e os solos são marcas dessa música, com certeza uma das faixas que fará desse álbum um futuro clássico do grupo.

Para quem pensava que a cadência e o peso já tinham ficados para trás se engana, em “Call Of Duty” o peso volta e volta com tudo, os vocais acompanhando as guitarras ficaram muito bem montadas, em plena forma Robb mostra que não veio para brincadeira neste álbum, trabalhando muito, os pratos e os tons não param sendo tocados com extrema perfeição.

“Badass Rock N Roll” já fala por si, Rock’n Roll puro com a marca da banda, Metal puro sem frescuras que rendeu um vídeo clip, um Rock’n Roll realmente remetente a época de ouro.

Voltando Speed Metal em “Shut The Fuck Up”, Anvil mostra toda sua personalidade como banda, Robb leva a condução desta música como se estivesse dirigindo um rolo compressor, realmente uma faixa rápida e massacrante na bateria.

Quando uma banda fala em “Bônus Tracks” quer dizer que coisa boa vêm a caminho, com Anvil não poderia ser diferente. Em “Hard Wired” e “Fire At Will” a banda tem uma linha bem poderosa, músicas perfeitas para fechar um álbum com chave de ouro, leva fãs a um poder do qual nunca pensariam em chegar, realmente fecha o álbum com muita maestria.

Para quem gosta de Anvil já é considerado um clássico antes de ter ouvido até o fim e para quem quer conhecer a banda já deveria ter ouvido há muito tempo.

Edição/revisão: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Álbum: Hope in Hell
Banda: Anvil
Ano: 2013
Tipo: Speed Metal/Heavy Metal

Formação
Steve "Lips" Kudlow (Vocal/Guitarra)
Sal Italiano (Baixo/Vocal)
Robb Reiner (Bateria)




Tracklist
1) Hope in Hell
2) Eat Your Words
3) Through With You
4) The Fight is Never Won
5) Pay the Toll
6) Flying
7) Call of Duty
8) Badass Rock ‘n Roll
9) Time Shows no mercy
10) Mankind Machine
11) Shut the Fuck up
12) Hard Wired  (bonus)
13) Fire at Will (bonus)

Assista ao vídeo clipe oficial “Badass Rock ‘n Roll”

Assista ao show da banda no Wacken Open Air (Alemanha) em 2013


Acesse e conheça mais sobre a banda

Nenhum comentário: