sábado, 11 de janeiro de 2014

Place Vendome: Apenas Um Bom Álbum


Aguardado novo álbum tem agradado muito a mídia especializada, mas não tanto este redator

Que a banda alemã Place Vendome nunca foi prioridade para seus músicos, isso sempre foi bem claro, tanto que sempre foi tomada como um projeto. Agora, passados 4 anos desde o último trabalho (“Streets of Fire”), a banda capitaneada por Dennis Ward (Pink Cream 69, Unisonic) e que conta com ninguém menos que Michael Kiske (ex-Helloween, Unisonic, Avantasia) nos vocais, lançou em meados de 2013 “Thunder in the Distance”.

Já de cara, vê-se que o grupo que traz ainda Uwe Reitenauer (guitarra, Pink Cream 69), Gunther Werno (teclados) e o novo membro Dirk Bruinenberg (bateria), não pretendeu ousar, mantendo praticamente intacta a sonoridade dos discos anteriores, mas agora ainda mais calçado no AOR e Hard Rock feito lá na Europa, com grandes influências de bandas dos anos 80.

Mas, infelizmente, tenho considerado o trabalho mais fraco do projeto. Diferente do que aconteceu em “Place Vendome” (2005), que era recheado de canções de uma beleza única, muito inspiradas, aqui, apesar do talento e experiência inegáveis dos músicos, parece que falta algo, as faixas são basicamente muito semelhantes umas Às outras, alguns momentos abusando de teclados (parece o disco do Kiske com a Amanda Sommervile).

Mas há momentos marcantes, afinal, essa trupe dificilmente faria um disco cheio de canções ruins. E aqui, posso citar “Power of Music” como um bom momento (bem melhor que a música de trabalho “Talk to Me”); também cativa “It Cant Rain Forever” (só eu que senti o “espirito Van Halen” nela?), “Fragile Ground”, certamente a mais bela e grande destaque do disco (essa me fez eriçar meus pelos) e “Maybe Tomorrow” (que linda voz Kiske nos brinda!). Ainda merece menção “My Heart is Dying” (remete um pouco ao Unisonic, a atual banda de Michael Kiske) e “Breakout”, que remete aos bons momentos dos álbuns anteriores.

Sempre o foco das atenções, Kiske não consegue cantar mal, mas álbum como um todo não empolga

Saudosista, eu? Sim, pois aguardava com grande ansiedade o vindouro disco deste projeto que, desde que o conheci há quase dez anos atrás, se tornou um dos meus favoritos. Quem sabe, o álbum tenha demorado muito para sair, talvez a carreira no Unisonic e no Pink Cream 69 tenha tirado parte da inspiração, pois em “Thunder in the Distance”, temos um bom disco, mas apenas isso. Longe dos seus anteriores, e ainda mais longe da capacidade que os músicos do projeto podem criar (vide o incrível novo disco do Pink Cream 69). Quantos outros anos a esperar por um novo “Place Vendome”?

Texto/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Place Vendome
Álbum: Thunder in the Distance
Ano: 2013
País: Alemanha
Tipo: AOR/Hard Rock

Formação
Michael Kiske (Vocal)
Dennis Ward (Baixo/Guitarra/Vocal)
Dirk Bruineberg (Bateria)
Gunter Werno (Teclado)
Uwe Reitenauer (Guitarra)




Tracklist
01. Talk To Me
02. Power of Music
03. Broken Wings
04. Lost in Paradise
05. It Can’t Rain Forever
06. Fragile Ground
07. Hold Your Love
08. Never Too Late
09. Heaven Lost
10. My Heart is Dying
11. Breakout
12. Maybe Tomorrow
13. Thunder in the Distance

Assista ao vídeo clipe oficial “Talk to Me”

Samplers do álbum


Acesse e conheça mais sobre a banda
Facebook

Um comentário:

Anônimo disse...

Amigo, concordo com voce, também esperava ansioso por esse album do place vendome. E o achei chato e repetitivo, sem um grande destaque, uma musica que ouve, e ja quer ouvir de novo, só boa musica sem inspiração. Faltaram musicas de entendimento facil e rapido, como Cross the line, right here right now, set me free, dancer e believer. Vamos esperar se ainda sai algo mais em alguns anos, que esse album me decepicionou. Robson