quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Scar For Life: Grandeza Sonora Lusitana

Promissor grupo português lançará álbum em setembro

Regularmente nos deparamos, neste incessante trabalho de divulgação do Metal mundial, com bandas que desconhecíamos, mas que já na primeira audição, passam a impressão (verdadeira!) de que há muito, mas muito mais Metal de qualidade além daquilo que conhecemos.

E é de Portugal a banda Scar For Life que tem tirado meu sono. Afinal, um disco da qualidade que é “3 Minutes Silence” (2012) tem feito com que só escute ele e nada mais. A explicação é simples: 11 faixas que nos remetem ao que temos de melhor da sonoridade pesada, ou seja, riffs marcantes, solos eficientes, vocais de altíssima qualidade, bateria e baixo dando ritmo e quebrando-os, e muito mais, que só numa audição realmente para termos a dimensão total do trabalho da Scar For Life, banda/projeto do já conhecido músico Alexandre Santos (guitarrista).

Surgido em 2008, Scar For Life chega ao 3º disco com nova formação

O álbum ainda não saiu (previsão para setembro), mas a banda e sua assessoria (a Infektion) tem divulgado nas principais mídias mundiais o disco que, temos certeza, agradará fãs da boa música, não apenas do Metal, mas sobretudo estes que gostam de peso e melodia.

Rotular fica difícil, mas correndo o risco de ser injusto, podemos dizer que a banda toca Metal Progressivo. Mas não espere firulas, embora as composições limpas e cristalinas nos remeta aos trabalhos de bandas como Dream Theater e Circus Maximus. Mas o que se sobressai é o chamado Melodic Rock, nos moldes do que a banda brasileira Mindflow também faz por aqui.

A verdade é que o grupo caminha inclusive pelo Death Metal melódico, com levadas Metalcore. Mas antes que você pare de ler, fica aqui o alerta: estará perdendo de ouvir um dos melhores álbuns do ano e, quiçá, da história portuguesa.

Tudo isso porque a banda não apenas capricha no peso, como em “Last Crow” (que abre o disco de forma barulhenta e enérgica), como destaca, sobretudo, a melodia. E que melodias! Deixar o ouvinte experiente arrepiado com a beleza musical de várias canções não é para qualquer banda.

Grande presença de D'Almeida
Há várias passagens acústicas, incluindo a completa “Interlude 1948” e a destaque do disco, a belíssima balada “One More Day” que, além de ótima composição e um show do novo vocalista Leonel Silva, conta com a violinista Anne Vitorino D'Almeida (há também a versão instrumental). Aliás, ela é um show a parte e grande responsável pelos arrepios atrás da nuca que você sentirá ouvindo esta e o single do álbum, “Old Man”, cujo belo, simples e triste vídeo mostrará o quilate da Scar For Life que, definitivamente, encontrou seu chão, sobressaindo em relação à muitas outras bandas que tentam, mas não alcançam este nível de ternura sonora.

Outro grande destaque são os vocais de apoio de Jane Castro que, aqui e acolá (como na já citada “One More Day” e na faixa-título), contribui para embelezar ainda mais “3 Minutes Silence”.

Espero que você, após ler esta matéria e assistir ao vídeo abaixo, possa também apreciar esta banda que tem tudo para despontar mundialmente com este trabalho. 

Stay on the Road

Edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Scar For Life
Álbum: 3 Minutes Silence
Ano: 2012 
País: Portugal
Tipo: Metal progressivo/Heavy Metal/Melodic Rock

Formação

Leonel Silva (Vocal)
Alexandre Santos (Guitarras e Baixo)
João Colaço (Bateria)

Participação especiais
Sérgio Faria (Guitarra)
Nelson Raposo (Piano)
Anne Vitorino D'Almeida (Violinos)
Kari Vähäkuopus (Vocal em “Before the Storm”)
Jane Castro (Vocais de Apoio)
Dinho (Screams)
Ged Rylands (Teclados)



Tracklist
01. Last Crow
02. Metabolic
03. White Shades
04. Interlude 1948
05. Burn It All
06. Before the Storm
07. One More Day
08. 3 Minute Silence
09. The Journey
10. Old Man
11. Brave Enough
12. One More Day – Instrumental

Assista ao video “Old Man”
Acesse e conheça mais sobre a banda

Nenhum comentário: