sábado, 25 de agosto de 2012

Omfalos: Pioneirismo em Prol da Obscura Arte

Dupla/banda do Distrito Federal experimentando no Black Metal

A simples menção do nome Miasthenia já é sinônimo de qualidade em música extrema no Brasil, afinal de contas, a horda está na batalha há muito tempo e sempre lançando verdadeiros  artefatos que honram a tradição do Metal negro. 

Foi com bastante empolgação que fui encarar o trabalho do duo Omfalos,  que é composto por Thormianak (guitarras, baixo e teclados) e Le Misanthrope (vozes e samplers), acompanhados de Dale Nixon na bateria e, nesse primeiro lançamento “Idiots Savants” (2012), os caras conseguem fazer um som complicadíssimo de classificar, mas que deixa qualquer fã de extremismo de boca aberta ao transitar entre as raízes do estilo, passando por flertes com o Grind e Death,  elementos eletrônicos e até mesmo atmosféricos. O que poderia ser um verdadeiro sacrilégio torna-se um surpreendente trabalho.

Tudo se inicia com a enigmática intro  “Que Bonito Es Un Entierro” que logo dá espaço para a massacrante “Drain The Air Out Of My Lungs”, extrema, veloz e destrutiva  com uma grande melodia de fundo,  lembrando os bons (antigos) momentos do Dimmu Borgir, porém mais extremo que os noruegueses.

Omfalos buscando transpassar os limites do Black Metal

“The Naked Lunch” é um ode ao Metal da escuridão, lembrando que aqui tem músicos de Black Metal. A aura que essa música desperta no ambiente é gélida com alguns vogais mais rasgados aproximando a banda do Doom Metal, o que é uma referência positiva.

Por outro lado, “Bipolar Affective Disorder Suite” apresenta um grande número de variações e até mesmo uma inclusão de elementos eletrônicos, mas sem abrir mão da agressividade, casando perfeitamente com a temática da banda: toda a agonia e perturbações que vivem a mente humana.

“Idiots Savants” não é um álbum fácil, mas dê uma chance a si mesmo, ouça esse artefato e amplie sua visão acerca do que venha a ser música extrema.

Revisão/edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Omfalos
Álbum: Idiots Savants
Ano: 2012
País: Brasil
Tipo: Experimental Black Metal

Formação
Thormianak (Guitarra, Baixo e Teclados) 
Le Misanthrope (Vozes)
Dale Nixon (Bateria)

Track List
1 - Que Bonito és un Entierro
2 - Drain The Air Out Of My Lungs
3 - Sleep State Misperception
4 - The Naked Lunch
5 - Anonymous Hate Manifesto
6 - Bipolar Affective Disorder Suite
7 - A Funeral Dirge For My Sanity
8 - The Desperate Ballad Of The Motherless Child
9 - A Failed Experiment in Fitting Into This World

Acesse e conheça mais sobre a banda

Nenhum comentário: