terça-feira, 7 de agosto de 2012

Scelerata: Disco Certeiro Eleva a Banda à Novo Patamar

Banda de Porto Alegre/RS, Brasil, lança seu 3º álbum

A espera valeu a pena. Foram cerca de 4 anos desde o lançamento de “Skeletons Domination” (2008), mudanças na formação e 3 turnês de muito sucesso (e mais de 40 shows) como banda suporte de Paul Di’anno (ex-Iron Maiden), até a banda chegar, com “The Sniper”, à um novo patamar.

Scelerata alcança novo patamar
Não que a banda já não tivesse um trabalho consistente, mas definitivamente este terceiro disco é um divisor de águas, pois o som aqui está mais encorpado, desenvolvendo o seu Power Metal característico mas sem soar tão melódico o tempo todo, como nos discos anteriores, e caprichando mais no peso e riffs de guitarras, num trabalho primoroso da dupla Renato Osório e Magnus Wichmann.

Mas não apenas as guitarras, como também a bateria de Francis Cassol e o baixo singular (dificilmente você encontrará algum baixista com esse timbre e presença de palco) de Gustavo Strapazon, que inclusive foi um dos nossos primeiros entrevistados anos atrás.

A novidade está à cargo dos vocais, agora com a escolha mais que acertada de Fabio Juan que já faz parte da banda há um certo tempo, mas mostra aqui, pela primeira vz, seu registro de inéditas em estúdio, num trabalho que o coloca entre os melhores da atualidade (e ao vivo o cara segura a onda perfeitamente também).
Ao longo do disco o grupo vai ora fugindo um pouco do lado mais rápido e melódico, ora voltando em cheio ao estilo que, hoje, poucas bandas são capazes de fazer sem soar tediosas. E a Scelerata mostra, em canções como “Unmasking Lies” e “Breaking the Chains”, que há ainda muito espaço para a melodia bem feita dentro do Metal. Esta última, inclusive, remete inclusive ao Journey, especialmente seu clima Hard Rock!

Da esq. p/ dir.: Magnus, Renato, Fabio, Gustavo e Francis

Não dá para não comentar faixas como “Rising Sun”, que abre o disco e é também o primeiro single/vídeo do álbum (confira matéria sobre aqui), “Drowned in Madness”, e seu clímax final com um show dos agudos de Fabio Juan; vale mencionar, a título de ser cruficicado caso não o fizesse, a música “Welcome Home”, lembrando sua parte inicial até algo de Hibria, outra importante banda da mesma cidade e que conta com o guitarrista Renato Osório também. “’Til the Day We Die” tem sua grande beleza na parte final, com uma melodia muito linda, e “Money Painted Red” poderia maneirar nos teclados iniciais, o que é compensado pelos grandes momentos seguintes da canção.

“The Sniper” não acaba nisso. Na verdade, dois pontos interessantíssimos são “In My Blood”, música com a participação de Paul Di’anno, claro, como não podia deixar de ser. O ex-Iron Maiden detonou, cantando com a sua forma agressiva habitual, dando um “quê” a mais de peso para a banda. E, claro, “Must Be Dreaming”, canção composta por ninguém menos que Andi Deris (Helloween), que também a canta em dueto com Juan, na canção mais viciante do disco e que já se tornou um hit do grupo (quem a viu ao vivo sabe da força dessa balada).
Vale, para terminar, elogiar a produção sonora que ficou a cargo, novamente, do mestre Charlie Bauerfeind (na Alemanha) e da arte e temática do álbum (tratando de algo que conhecemos muito bem: corrupção), com um encarte e capa de alto nível, afinal, com “The Sniper” a Scelerata alcança um novo patamar e, daqui para frente, inaugura uma fase de grande ascensão. É o trabalho bem feito reconhecido. Agora é você correr atrás sem medo e ouvir este disco que se tornará um clássico do gênero.
Stay on the Road

Edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Scelerata
Álbum: The Sniper
Ano: 2012 
País: Brasil
Tipo: Power Metal
Selo: Voice Music

Formação
Fabio Juan (Vocal)
Magnus Wichmann (Guitarra)
Renato Osorio (Guitarra)
Gustavo Strapazon (Baixo)
Francis Cassol (Bateria)



Tracklist
01 – Rising Sun (part. especial: Paul Di’Anno)
02 – In My Blood (part. especial: Paul Di’Anno)
03 – Road Of Death
04 – Breaking The Chains
05 – Unmasking Lies
06 – Must Be Dreaming (part. especial: Andi Deris)
07 – Drowned in Madness
08 – Welcome Home
09 – ‘Til The Day We Die
10 – Money Painted Red
11 – The Sniper

Conheça mais sobre a banda

Assista ao vídeo clipe oficial “Rising Sun”
Ao vivo tocando a nova "In My Blood" em Porto Alegre/RS

Nenhum comentário: