quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Resenha de Show: Dream Theater - 24/08/2012, Pepsi On Stage - Porto Alegre/RS

Dream Theater volta à Porto Alegre/RS em show surpreendente 
Passado dois anos de sua primeira apresentação na capital gaúcha, os americanos do Dream Theater retornam a Porto Alegre/RS e, como na outra vez, o show foi realizado na excelente casa de shows Pepsi On Stage, onde trouxe um grande público, para presenciar sua nova turnê que promove o novo álbum “A Dramatic Turn of Events” (2011) e também para apresentar o seu novo baterista Mike Mangini.

Era notável a apreensão entre os fãs, pois não estaríamos presenciando o Dream Theater com Mike Portnoy (seu criador), mas sim com outro baterista, e ao mesmo tempo rolava muita expectativa com ele por trás das baquetas, pois quem acompanha a carreira de Mangini sabe o quão talentoso é.

John Myung (baixo) e Jordan Rudess (teclados)

Por volta das 21h, subia ao palco a dupla Gustavo Strapazon e Magnus Wichmann (baixista e guitarrista da banda Scelerata, respectivamente), para uma breve apresentação instrumental, muitos não sabiam que haveria show de abertura, mas ao iniciar a curta apresentação, caíram nas graças do público.

Pois talento estes dois tem de sobra e a presença de palco de Gustavo empolga até o mais desanimado, com uma apresentação onde executaram músicas instrumentais técnicas e coesas e ao final um medley com grandes clássicos do Rock, encerrando em alto nível o show.

Logo em seguida o palco que receberia o Dream Theater que estava tendo seus últimos detalhes ajustados e realmente podemos notar muitos detalhes no palco, além da bateria monstruosa de Mangini que estava no meio do mesmo.

Um pouco antes de iniciar o show, recebemos a notícia que não poderíamos tirar fotos com flash, devido a uma solicitação da própria banda, o que gerou uma certa dúvida de como ficaria as fotos, mas por volta das 21h40 após a intro “Dream is Collapsing”, o Dream Theater adentrou o palco com “Bridges in the Sky” de seu mais novo álbum e “These Walls” do controverso "Octavarium" (2005), e o que presenciamos nesse início foi uma banda arrasadora, muito a vontade no palco, que contava com uma produção de encher os olhos, sem contar a iluminação rica em detalhes que dava um clima mais do que especial para o show.

Petrucci estava mais comunicativo com o público nesta segunda passagem por POA/RS
Apesar do setlist ter sido baseado mais no novo disco (das 11 músicas que estão em  “A Dramatic Turn of Events”, foram executadas 8 faixas), John Petrucci (guitarra), James LaBrie (vocal), Jordan Rudess (teclados), John Myung (baixo) e o novato Mike Mangini (bateria), mostraram um espetáculo grandioso, onde passou fácil das 2h30min de duração.

"Caught in a Web", primeiro clássico da noite a ser executado, mostrou como Mangini está entrosado com a banda, executando-a fielmente além de emendar as novas e complexas "This is the Life" e "Lost Not Forgotten" mostrando que o material novo da banda é muito bem recebido pelos fãs.

Tivemos uma das grandes surpresas da noite que foi a execução de "A Fortune in Lies" do primeiro álbum, cantada pela grande maioria dos presentes, e logo em seguida o solo de bateria de Mike Mangini, onde deixaria todos impressionados com tamanha técnica e precisão que este monstro tira de seu kit.

Com uma presença de palco fantástica, LaBrie interage com o público e dá um show de simpatia, e em um dos momentos mais especiais do show, onde contava somente o vocalista e o tecladista Jordan Rudess, “Wait for Sleep” é executada e LaBrie dá um show de interpretação, mostrando sua faceta mais teatral, deixando todos fascinados com sua performance.

Estreia de Mangini na capital gaúcha, mostrando porque foi escolhido entre tantos outros
Outro ponto de destaque que vale mencionar, foi o carisma de Petrucci neste show, interagindo muito com o público e se sentindo a vontade, destilando seus solos altamente técnicos e performáticos.

Dando sequência, tivemos a excelente "Surrounded" de seu álbum de maior sucesso “Images and Words” (1992), a resposta dos fãs ao inicio dela foi imediata, mostrando o carinho que os gaúchos tem por esta fase da banda.

Como falei anteriormente, muitas músicas do novo álbum foram tocadas, dividas com clássicos da banda, porém está mescla mostra como o material novo se encaixa com suas composições mais antigas, pois além de mostrar um Dream Theater inspirado como não ouvíamos há algum tempo, a parte técnica e sentimental da está em alta, sendo impossível ficar olhando para um músico em especifico.

Um dos momentos mais especiais do show que levantou a galera literalmente foi a dobradinha tirada do álbum “Six Degrees of Inner Turbulence” (2002) com as músicas “War Inside My Head” e  “The Test that Stumped Them All” que foram executadas perfeitamente, com destaque a Myung e Petrucci que deram um show nos seus instrumentos.

Após mais um solo, desta vez do guitarrista John Petrucci, a bela "The Spirit Carries On" entra em cena, e emociona os presentes, pois seu refrão é realmente grandioso, ainda mais cantado por algumas mil vozes que estavam no Pepsi On Stage, um momento mágico tomado pela emoção e precisão que a banda esbanja.

James surpreendeu até quem já estava acostumado com sua performance
Antes do bis, o Dream Theater executa mais uma de seu recente trabalho, a extensa “Breaking All Illusions” que encantou os presentes, além de mostrar o grande maestro que é o tecladista Jordan Rudess, com partes sinfônicas fantásticas, além do instrumental intrincado e complexo que possui.

Para o bis todos esperavam “Metropolis Pt. 1: The Miracle and the Sleeper”, porém em Porto Alegre/RS foi diferente e tivemos como bis sua música de maior sucesso, estou falando da genial "Pull Me Under" que também pertence ao álbum  “Images and Words” (1992), uma grata surpresa, que levou os fãs a loucura, cantando a mesma do inicio ao fim, deixando o grupo mais do que satisfeito com a recepção calorosa que teve mais uma vez dos gaúchos.

Cobertura: Renato Sanson
Revisão & Edição: Eduardo Cadore
Fotos: Maicon Leite (War Gods Press, Hell Divine & Roadie Crew)

Agradecemos ao nosso amigo Maicon Leite por conceder as fotos! Valeu brother, estamos juntos! o/

Setlist Dream Theater

01 Dream is Collapsing
02 Bridges in the Sky
03 These Walls
04 Build Me Up, Break Me Down
05 Caught in a Web
06 This is the Life
07 Lost Not Forgotten
08 A Fortune in Lies
09 Wait for Sleep
10 Far from Heaven
11 Outcry
12 Surrounded
13 On the Backs of Angels
14 War Inside My Head
15 The Test that Stumped Them All
16 The Spirit Carries On
17 Breaking All Illusions

Bis:
18 Pull Me Under

Nenhum comentário: