segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Entrevista: Sastras – Comemorando Conquistas em 2012

Banda prepara lançamento de EP e apresentação ao lado da banda holandesa Epica


A banda Sastras, da cidade interiorana de Butiá, no Rio Grande do Sul, está na luta do underground e, como não poderia deixar de ser, enfrentou e segue enfrentando as dificuldades inerentes à cena nacional.

Porém, para esta segunda metade de 2012, a banda tem, pelo menos, duas grandes conquistas a comemorar: o lançamento de seu primeiro EP e a abertura para a banda holandesa Epica em Porto Alegre no dia 30 de setembro (confira mais informações sobre este evento da Abstratti Produtora ao fim da matéria)!

A banda aposta numa proposta sonora calcada no Heavy Metal mais tradicional e melódico, garantindo na entrevista abaixo, que seguirá dentro dos clichês do estilo, mas apostando em inovações, como o incremento de instrumentos tradicionalistas gaúchos, o que será, no mínimo, interessante.

Confira o bate papo com o quinteto formado pela vocalista Nathy Pfütze, pelos guitarristas Rudy Moraes e Renan Quintana, o baixista Marcus Guimarães e o batera Thiago Batistti.


Banda deve anunciar novos shows em breve

Road to Metal: Olá. Agradecemos a disponibilidade da banda, pois sabemos que o grupo está em processo de gravação de seu primeiro EP e nos preparativos para uma grande apresentação, que é a abertura para o Epica em Porto Alegre/RS em setembro. Podemos dizer que esse será o maior show da banda até então? 

Sastras: Primeiramente, nós que agradecemos a oportunidade de poder falar um pouco a respeito do nosso trabalho para o Road to Metal. Sem dúvidas, podemos afirmar que este show é o mais importante da Sastras, pela banda Epica ser uma banda do porte que é.

RtM: Como a banda recebeu a confirmação de sua participação, sabendo que há a grande responsabilidade de anteceder no palco uma banda do porte da Epica?

Sastras: Com a confirmação da Sastras na abertura da banda Epica, foi um misto de felicidade com o peso dessa responsabilidade de estar dividindo o mesmo palco com uma grande banda e poder desta forma representar bem o Metal gaúcho.



RtM: Ainda sobre esse show, o que vocês podem nos adiantar sobre ele? 

Sastras: O show da Sastras sempre ousou valorizar seu trabalho autoral que ao longo desses quase oito anos garantiu um show de muita energia e empolgação do público. Nestes últimos meses, estamos direto dentro do estúdio trabalhando na produção do nosso primeiro EP e com isto acumulando energia com a expectativa de oferecer um grande espetáculo.

RtM: A Sastras está em estúdio gravando seu 1° EP.  O que podemos esperar deste lançamento? Qual está sendo o direcionamento musical das novas composições?

Sastras: Sem dúvidas, o público vai se deparar com um trabalho inovador no cenário Metal gaúcho. Este EP vai contar com todos os clichês de uma banda de Metal, porém com um diferencial inédito: elementos gaúchos, tais como ritmos e instrumentos e inclusive, as letras contam a história da saga de um gaúcho em meados do século XIX que guiado pelo espírito de um Índio, da tribo dos Minuanos, seu antepassado, vai ao encontro de um destino de solidão e batalhas. O EP contará com quatro músicas e cada uma conta um capítulo dessa estória criada pela banda. A partir deste EP tanto a continuação dessa saga pode surgir em novo trabalho e também temos a pretensão de transformar este trabalho em um curta metragem. 

Novo EP promete trazer elementos da música/cultura gaúcha

RtM: Em 2010 vocês lançaram o vídeo/single "Escrituras Reveladas", que mostra o potencial da banda, porém ao ouvi-lo parece que a banda poderia ter se dedicado um pouco mais a composição. Vocês pretendem mantê-la no álbum, ou haverá apenas material inédito? (Assista clicando aqui).

Sastras: O vídeo clip da música "Escrituras Revelada"s foi gravado através de um projeto da Revista da Web Chave do Som, chamado Turbo Rock de SP e foi na realidade, uma grande aventura da Sastras. Por quê? Porque gravamos o áudio em apenas um dia, melhor dizendo numa madrugada, num home estúdio improvisado. O vídeo foi captado num outro dia, aqui no município de Butiá mesmo, nas ruínas de antigas minas de carvão e o produtor veio de Guarulhos/SP para a gravação, contando até mesmo com intervenção policial por causa da altura do som nas gravações (coisas de interior). Com a qualidade comprometida, o clip foi uma vitrine falsa em relação ao potencial da banda ao vivo. Mas não descartamos que de alguma forma também serviu como um veículo de divulgação onde pelo menos parte da proposta pode ser apresentada ao público.

"Escrituras Reveladas" é uma música poderosa, principalmente no palco, porém por não fazer parte da proposta e temática do EP, não estará disponível neste. Futuramente em CD, provavelmente ela estará gravada em alta qualidade. 


RtM: A aposta em cantar em português é louvável, sobretudo quando há uma total predominância de bandas que cantam em inglês. A proposta seguirá ou o grupo pretende lançar músicas em outras línguas? O que representa cantar em português?

Sastras: Nunca descartamos a hipótese de “globalizar” nossas músicas, podendo ter versões das mesmas em outras línguas. Entretanto, valorizamos e acreditamos no potencial da língua portuguesa, que nos proporciona grande riqueza de vocabulário.  A Sastras se orgulha e valoriza suas origens como banda de interior, como banda gaúcha e principalmente, como uma banda brasileira, que interpreta e se comunica cantando na mesma língua que fala.

RtM: Quais são as inspirações para os temas das composições? Sabemos, por exemplo, que a Nathy é Psicóloga. Quem compõe as letras e se a banda terá uma temática específica, qual será?

Sastras: As músicas da banda foram todas compostas pelo Rudy Moraes, guitarrista e um dos fundadores desta. Suas canções foram compostas no violão baseadas nos seus sentimentos. Ao longo dos anos as músicas foram ganhando os temperos individuais de cada músico e se transformando até chegarem a ser o que hoje são. 

RtM: Quais serão os próximos passos da banda? Para quando teremos o EP e o que podemos esperar da Sastras dos próximos meses?

Sastras: A previsão de lançamento do EP é lançar ainda este ano. Para os próximos meses já possuímos alguns convites para shows em aberto e pretendemos fazer o lançamento do EP, também em São Paulo. O site oficial da Sastras está em processo de criação, provavelmente sendo ativado até a data do show do Epica, junto à disponibilização de  produtos tais como camisetas e algumas surpresas. 

RtM: Para finalizar, podem usar este espaço final, ele é de vocês!

Sastras: A banda Sastras, mais uma vez agradece este espaço e oportunidade de estar compartilhando dos seus projetos, da sua história e trajetória. Muitas pessoas são importantes na realização desse sonho que hoje é uma realidade chamada Sastras. Essas pessoas parecem invisíveis quando se vê a atuação da banda, porém imprescindíveis e fundamentais, para a existência, permanência e sucesso desta banda. Não há como deixar de agradecer essa equipe invisível que é composta pelos nossos familiares, alguns amigos, em especial o Eduardo Matuzevski (Seu), Rodrigo Marques e Armando; profissionais, tais como o nosso produtor do EP e amigo Mateus Borges do Estúdio AudioFarm, Sarrafo produtor de vídeo e muitas outras pessoas que já nos abriram oportunidades e foram parceiras em cada conquista nesta longa caminhada.

Agora é só esperar o dia 30 para conferir de perto o nosso trabalho e esperar o EP e grandes surpresas que virão junto a ele. Obrigada a equipe do Road to Metal e sucesso pra todos nós! Sastras.

Entrevista: Eduardo Cadore/Renato Sanson
Edição: Eduardo Cadore/Renato Sanson
Fotos: Divulgação

Acesse e conheça mais sobre a banda:
Myspace



Saiba mais sobre o show de abertura para a banda Epica (30/09) clicando aqui.

Nenhum comentário: