domingo, 11 de novembro de 2012

Blüe Barrel: Promissora Banda Nacional Detona em Álbum de Estreia


Banda paulista lançou "The Oversize Load"

Um disco que é um divisor de águas na história do Metal nacional. Exagero? Vamos ver o que o tempo fará com “The Oversize Load” (2012), debut álbum da banda paulista Blüe Barrel que sai pela MS Metal Records.

Acontece que a banda, formada em 2008 em Campinas/SP, faz uma mistura mais que empolgante e enérgica do Southern Rock (com um dos exponentes máximo sendo o Lynyrd Skynyrd) com o Stoner Metal, mas lembrando bastante Pantera (aliás, a banda toca covers do grupo texano). O que podia ser uma mistura intragável, se mostrou ousado e original dentro do Metal, especialmente o brasileiro.

Blüe Barrel mostra ousadia e originalidade dentro da cena nacional

Com uma arte de capa à caráter e com a versão digipak com as letras na própria, “The Oversize Load” começa com violões, violinos, viola, gaita de boca e tudo o mais que dá o clima para o som do sul dos Estados Unidos, empolgando desde o início, estourando com “A Lethal Dose of Meaning”, que mostra o poderio do grupo.

De cara, a banda prima pelo peso não gratuito. Cada riff, vocalização e virada na batera estão encaixados de forma que, faixa a faixa, você tem impressão de estar diante de um álbum de uma banda experiente (e quem disse que experiência tem a ver com a idade?).

Grande show do vocalista Vitor Maldonado, que com um timbre muito semelhante à Phil Anselmo (Pantera, Down), sendo que Vitor também escreveu todas as letras. Assim como o grande vocalista citado, o brasileiro também detona na “balada” do disco, “Set to Perish”, que ensaia deixar o ritmo cair, para explodir com tudo em “The Waterhouse”, uma das melhores do álbum. Falando em baladas, também temos a legal “Somewhere Between Nowhere”.

De modo geral, o trabalho de guitarra de Rafael Bazzanella merece atenção. Cria da linha Dimebag Darrel (Pantera), sabe fazer o som soar pesado e com energia. Seus riffs nos faemz querer bangear sem parar.

A cozinha também não fica para trás, com um trabalho grave de Lucas Descio que desce (desculpem o trocadilho) a mão no baixo, não sendo mero coadjuvante na banda, bem como a bateria insana e criativa de Miguel Renzulli, mostrando que há uma coesão grupal e musical importante nesta banda.

Banda ao vivo também mostra pegada

Vale mencionar como outros destaques faixas como “Double-Cross”, “I Am Exile” (com o baixo de Descio comandando) e “Until Horizon Runs Dry”, que fecha o álbum com rapidez e velocidade.

Blüe Barrel é, certamente, uma grata surpresa da cena nacional e, com certeza, com tal sonoridade, não apenas se destaca das demais bandas brasileiras, como tem tudo para, com shows pelo Brasil e um novo álbum, descambar até mundialmente.

Stay on the Road

Texto e edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Blüe Barrel
Álbum: The Oversize Load
Ano: 2012 
País: Brasil
Tipo: Southern Metal/Stoner Metal
Selo: MS Metal Records
Assessoria: MS Metal Press

Formação
Vitor Maldonado (Vocal)
Lucas Descio (Baixo)
Rafael Bazzanella (Guitarra)
Miguel Renzulli (Bateria)



Tracklist
01. Awake the Tempest
02. A Lethal Dose of Meaning
03. Mud
04. At the Silence's Black
05. Set to Perish
06. The Waterhouse
07. Fusedeliver
08. Double-Cross
09. Somewhere Between Nowhere
10. I am Exile
11. Until Horizon Runs Dry

Acesse e conheça mais sobre a banda

Assista a banda ao vivo e em estúdio


Nenhum comentário: