terça-feira, 13 de novembro de 2012

Terceiro Álbum, Terceiro Clássico: Black Country Communion Segue o Grande Trabalho



"Afterglow" segue a onde de grandes álbuns da superbanda
 
Quando do anúncio do supergrupo Black Country Communion aconteceu, muita expectativa se girou em torno do disco de estreia da banda com ninguém menos que Glenn Hughes (vocal e baixo), Joe Bonamassa (guitarra), Jason Bonham (bateria) e Derek Sherinian (teclados), afinal, há muitos anos de história e maestria em cada um desses músicos, remetendo à nomes como Black Sabbath, Deep Purple, Led Zeppelin, Dream Theater, Alice Cooper, Yngwie Malmsteen, dentre outras.

Até agora, tínhamos dois grandes álbuns, “Black Country” (2010) e “2” (2011), que comprovaram aquilo que todos esperavam: que temos uma grande banda com pegada clássica, fazendo a mescla entre o Hard Rock, o Rock progressivo, o Blues e Jazz, assim como o peso do Heavy Metal setentista.

Com um ritmo de um disco por ano, o quarteto soltou em outubro o novo “Afterglow” (2012), e, como não poderia ser, nos deixa mal acostumados, pois é, à exemplo de seus antecessores, mais um disco com a denotação de “clássico”.

Está tudo ali, os elementos que caracterizam o Black Country Communion como, provavelmente, o melhor supergrupo na ativa, que produz bastante, mesmo com seus músicos com outras atividades (por exemplo, Hughes tem sua carreira solo, assim como Bonamassa).

Muito talento num palco só

Falar desses músicos é chover no molhado. Quem não conhece Glenn Hughes e seu trabalho seja lá nos no Trapeze e Deep Purple, bem como sua passagem pelo Black Sabbath ou algum das suas dezenas de participações em bandas e projetos, além, claro, de sua carreira solo de sucesso? Pois, como o vinho que tende a melhorar com os anos, Hughes segue com sua característica voz, caprichando nos agudos, mostrando muito fôlego para um cara de mais de 60 anos de idade!

Glenn e Joe
Mas não é apenas sua estrela que brilha, já que Bonamassa tem arrancado elogios da crítica e dos fãs da guitarra não só de dentro do Rock, como fora, como um dos grandes nomes da atual cena Blues norte-americana, o que, por si só, dispensa mais comentários (basta ouvir seus trabalhos solo para ver que, além de grande guitarrista, é um compositor de mão cheia).

Jason há muito mostrou que não é “apenas” o filho de John Bonham (Led Zeppelin), detona com muita propriedade, sabendo como poucos a utilizar o melhor da bateria (chimbau sensacional), assim como Derek está fazendo um trabalho com os teclados à nível, tendo mais destaque ainda neste álbum, especialmente na melhor faixa do disco, a fenomenal “Midnight Sun”.

E falando nas músicas, as 11 faixas fazem jus aos seus criadores, além de que “Afterglow” conta pela 3º vez com a produção do mais que renomado Kevin “Caveman” Shirley (Iron Maiden, Led Zeppelin, Journey, Rush, Dream Theater, dentre muitas outras), que também está habituado a compor com a banda.

Músicas como “Big Train”, que abre o álbum com energia, a já citada “Midnight Sun”, além de “Cry Freedom” e a faixa-título, são apenas algumas que impressionam pela inteligência e, o melhor, o feeling, algo que poucos grupos conseguem fazer, ainda mais quando correm o risco de sofrer com o tal “egos infladus”, que vemos em muitas dessas uniões. 

O mestre Kevin Shirley com os Mrs Hughes e Bonamassa em estúdio

Quem já conhece, ouve na certeza de mais um grande disco. Quem ainda não deu atenção à este quarteto, deve correr para não perder o trem, já que são três ótimos discos que mostram que o Rock nesta década tem tudo para erguer-se ainda mais.

Texto e edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Black Country Communion
Álbum: Afterglow
Ano: 2012 
País: EUA/Inglaterra
Tipo: Hard Rock/Classic Rock
Selo: Mascot Music

Formação
Glenn Hughes (Vocal e Baixo)
Joe Bonamassa (Guitarrista e Vocalista)
Jason Bonham (Bateria)
Derek Sherinian (Teclados)



Tracklist
1. Big Train
2. This Is Your Time
3. Midnight Sun
4. Confessor
5. Cry Freedom
6. Afterglow
7. Dandelion
8. The Circle
9. Common Man
10. The Giver
11. Crawl

Acesse e conheça a banda

Assista ao teaser do álbum

Nenhum comentário: