terça-feira, 6 de novembro de 2012

Devin Townsend Project - "Epicloud": Direto, Melódico e Acessível (!?)



Desde que ouvi pela primeira vez o vocalista, multi-instrumentista, produtor e compositor Devin Townsend, no álbum "Sex & Religion" do guitarrista Steve Vai, onde este veio numa fase mais "banda", inclusive com o álbum levando a alcunha V.A.I., segui acompanhando o trabalho sempre surpreendente deste canadense, que a cada álbum seu, seja em seus álbuns solo ou no Strapping Young Lad, ou ainda nos álbuns do DTP, sempre causa expectativa e provoca vários sentimentos, e posso dizer que nem tudo que ele produz me agrada, mas é inegável que sempre é interessante ouvir seus trabalhos.

O Devin Townsend Project talvez seja a faceta mais "acessível" deste criativo músico, e também estão os trabalhos dele que mais me agradam, por, ao meu ver, possuírem mais harmonia e melodia.


Para passar uma ideia do que podemos encontrar em  "Epicloud", posso definí-lo como um apanhado de canções "Hard/Heavy" e "Hard/Pop" e "Power Ballads", apostando em músicas com arranjos mais diretos, sem abuso de partes intrincadas e complicadas, passeando sem pudor por diversas influências e estilos, onde podemos encontrar elementos de Ambient e New Age, Jazz, Hard/Heavy, Pop, corais gospel, sendo que algumas partes me lembraram coisas que o Queen fazia.

As músicas possuem muitas melodias e refrãos cativantes, onde até encontramos nuances da pop music dos anos 80, lembrando grupos como Tears For Fears ou A-Ha, como na faixa "Save Our Now", que é uma candidata a hit, destacando também os fabulosos vocais de Anneke Van Giersbergen, que novamente faz parceria com Devin, trazendo ainda mais brilho ao álbum.


Como falei anteriormente, as músicas são mais diretas, mais acessíveis, mas de maneira alguma entenda que a sonoridade possa estar "simplória", longe disso, pois as músicas soam grandiosas e densas com uma produção cristalina, onde as camadas de guitarras, teclados e corais trazem o brilho necessário para o álbum ter essa aura épica. Resumindo, não há nada de muito novo ou intrincado, mas é essa a essência do álbum e seu grande acerto.

Devin comentou que estava inspirado a escrever uma outra Epic Space Opera, com uma sonoridade bem dark, porém tudo que escrevia soava "hard/poppy", então compreendeu que esse álbum queria "sair pra fora" antes de qualquer outra coisa que ele quisesse fazer!


Epicloud possui muitas canções que vão cativar de imediato, sendo bem dinâmico. Abre com "Effervescent!", que serve como abertura, trazendo um coral gospel (diga-se de passagem, não é sample, é coral mesmo), que aparece em outras partes do álbum também, seguida por "True North", com a linda voz de Anneke já dando o tom nesta canção que já mostra bem o que é o trabalho, ou seja, melodias e refrãos fáceis e cativantes, passeando pelo Hard/Heavy e POP.

"Lucky Animals" é mais pesada, mas sem abrir mão dos refrãos e dos coros, além de várias texturas de teclados e guitarras e teclados, que deixam a música bem densa, sendo que "Liberation" segue um linha semelhante; "Where We Belong", começa mais acústica, uma "power ballad" que traz um momento de mais calmaria após as duas anteriores; "Save Our Now", que já comentei antes é uma das candidatas a hit, tendo refrão e melodias bem 80's pop e uma levada pegajosa e cativante, além, claro, da sempre excelente e eclética Anneke, aliás, não poderia ser a parceira melhor para o multi-facetado Devin;


A regravação de "Kingdom", do álbum "Physicist", também é um dos destaques, com uma versão superior a original, principalmente pela melhor produção.
"Divine" é mais um momento de calmaria, com ênfase no teclado e voz; "Hold On", é outra semi-balada melodiosa, crescendo no refrão grandioso e pegajoso;

"Angel" soa grandiosa e densa, destacando mais uma vez a linda voz de Anneke e os corais gospel num final "a la Queen". Resumindo, um álbum agradável, descomplicado e cativante, com ênfase nas melodias, mesmo nas partes mais densas e pesada. As vezes é tão simples fazer música boa, mas é certo que alguns fãs mais radicais vão torcer o nariz, ainda assim aposto que agradará a maioria. Méritos para Devin, que faz sua música sem medo, isso é o que diferencia os artistas de exceção dos comuns!

Nas versões em vinil e deluxe, podem ser encontradas faixas extras, sendo que a deluxe é dupla, com várias versões demo, e no iTunes também há duas músicas mais.

Texto: Carlos Garcia
Edição: Ziltoid
Fotos: Divulgação


Ficha Técnica:

Ficha Técnica
Banda: Devin Townsend Project
Álbum: "Epic Cloud"
Ano: 2012 
País: Canada
Produção: Devin Townsend
Tipo: Hard/Heavy, Progressive, experimental
Gravadora: HeavyDeavy/ InsideOut


Formação:
Devin Townsend – guitars, vocals, keyboards
Anneke Van Giersbergen – vocals
Ryan Van Poederooyen – drums
Brian Waddell – bass
Dave Young - guitars, additional keyboards


Tracklist

01 – Effervescent!
02 – True North
03 – Lucky Animals
04 – Liberation
05 – Where We Belong
06 – Save Our Now
07 – Kingdom
08 – Divine
09 – Grace
10 – More!
11 – Lessons
12 – Hold On
13 – Angel


         VEJA O VÍDEO DA LISTENING PARTY COM COMENTÁRIOS DE DEVIN

Nenhum comentário: