sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Barilari: A Voz do Metal Argentino a Todo Vapor


Quarto disco solo do vocalista da Rata Blanca

Não bastasse ser considerado o maior vocalista de Heavy Metal da Argentina, liderando os microfones da lendária banda Rata Blanca, Adrián Barilari alcançou seu ápice em sua carreira solo, que chegou ao quarto disco este ano, simplesmente chamado “4”.

Embora reconhecido pela sua veia puramente tradicional do Heavy Metal oitentista, neste mais novo registro Barilari buscou alguns elementos novos, deixando a sonoridade mais moderna, com produção dentro dos padrões mundiais de qualidade, o que causa uma impressão bastante positiva já de cara.

Vocalista fez história em bandas como Alianza e segue à frente da Rata Blanca

São 12 faixas, todas cantadas em espanhol, claro, que mostram a maestria do vocalista e da banda que o acompanha, a saber, o guitarrista Julian Barrett (que já trabalhou inclusive com Tarja Turunen), o baixista Piter Barrett e o baterista Nicolas Polo, embora algumas participações especiais aconteçam ao longo do álbum.

Os elementos mais modernos já são exaltados nas faixas iniciais, como a introdução “Carpe Diem”, “Hoy Por Hoy” (bastante peso e uma das melhores do disco, ótima pegada e ao vivo deve soar matadora) e “Corazon Homicida”, que mantem o nível lá em cima, para dar caminho ao primeiro candidato à hit comercial do disco: “Sin Mirar Atras”.

Como já mostrou em seus outros discos, Barilari é mestre em compor letras marcantes, românticas, além de grandes melodias que ficam na sua cabeça horas após ter ouvido pela primeira vez. Falo, por exemplo, da bela “Siempre”, primeira balada do disco, que baixa um pouco o ritmo do álbum, que se eleva em seguida com a música de trabalho (confira o vídeo abaixo) “Nunca Es Tarde”, o grande hit do disco e que deve estar sendo a canção do álbum mais esperada ao vivo.

Shows no Brasil? Atenção produtores!
Para além da grande voz de Barilari, temos uma parte instrumental primorosa, denunciando a qualidade dos seus colegas de banda, que não mediram esforços para acompanhar as ideias do vocalista.

A partir da metade do disco, mais baladas irão agradar aos mais românticos, como “Caminar A Tu Lado” e “Tan Lejos”, fechando com a pesada “Jugar Con Fuego” que fecha o álbum como este começou: a união do Metal tradicional com a sonoridade atual.

Barilari, embora não precisasse comprovar mais nada, afinal, são mais de 50 anos de carreira musical (já quando criança se apresentava), mostra o alto gabarito em “4”, facilmente um dos grandes lançamentos do ano de 2012. A grande dúvida é: quando os produtores brasileiros contratarão essa lenda para uma turnê do álbum aqui?

Texto e edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Barilari
Álbum: 4 
Ano: 2012 
País: Argentina
Tipo: Heavy Metal

Formação
Adrián Barilari (Vocal)
Julian Barrett (Guitarra)
Piter Barrett (Baixo)
Nicolas Polo (Bateria)



Tracklist
01. Carpe Diem (intro)
02. Caminar A Tu Lado
03. Cenizas En El Viento
04. Corazón Homicida
05. Gracias
06. Hoy Por Hoy
07. Jugar Con Fuego
08. Nunca Es Tarde 
09. Siempre... (Vas A Estar)
10. Sin Mirar Atrás
11. Tan Lejos
12. Tu Abismo

Leia entrevista exclusiva com o vocalista clicando aqui.

Acesse e conheça mais sobre o vocalista

Assista ao vídeo clipe oficial de “Nunca Es Tarde”


Nenhum comentário: