domingo, 9 de dezembro de 2012

Lince: Complexidade à Serviço da Boa Música




Metal Progressivo que não se limita apenas à firulas, mas traz elementos sonoros outros como Jazz, Fusion e Bossa Nova. Essa é uma parcial definição do som que a banda de Florianópolis/SC, Lince, faz em “Zero” (2012), primeiro registro do grupo e que foi lançado em setembro via MS Metal Records.

Com uma história que remonta ao ano 2000, o grupo fixa-se no Metal Progressivo e, diante da competência evidente de cada um dos integrantes, oferece-nos um álbum digno dos mais amplos elogios, pois “Zero” obtém sucesso nessa mescla interessante.

Quinteto lançou "Zero" em setembro via MS Metal Records

Um álbum com muita variação, cujas canções, 10 no total, exploram várias sonoridades, sempre amparadas pela habilidade de Daniel Carelli na guitarra, Arthur Roscato no baixo, Filipe Maliska na bateria, Reny Perucchi no piano e Alírio Netto nos vocais. 

Sim, Alírio Netto, destacado vocalista da nova geração de grandes nomes da cena nacional, empresta sua voz à banda, além de ser vocalista do grupo Age of Artemis e estar preparando álbum solo, contando com Carelli também como violinista.

Grande interpretação de Alírio Netto com a banda Lince: talento encontrando talentos

E o resultado não podia ser outro. Mesmo que tenha feito um grande trabalho no álbum da Age of Artemis, em “Zero” que a estrela de Netto brilha e arrisco dizer que é seu melhor trabalho, uma referência em termos de vocalizações.

Banda gravando vídeo clipe para "Natural"

Mas estaria sendo injusto com os demais integrantes que não poupam altas dosagens de velocidade, técnica, mas também pegada Rock/Metal, sempre acompanhados de letras inteligentes, que falam de sentimentos, sermos quem somos e não o que se espera que sejamos, enfim, vão fundo na experiência humana, já retratada na própria capa e nas imagens surreais do encarte, numa linda versão digipak e com produção impecável de Adair Daufembach, já uma referência no assunto no Brasil.

Canções como “Natural” (cujo vídeo clipe já fora gravado e aguarda lançamento) e “Neuronal Link” trazem elementos do Jazz e Bossa Nova muito evidentes, o que pode soar estranho aos desacostumados, mas também denuncia a bagagem instrumental desse quinteto.

Outros destaques ficam para “One the Move”, faixa que abre o álbum e que foi single em 2011, além da beleza de “Lost Forever”, num show de piano de Perucchi e Carelli no violão (aliás, composição completa do guitarrista) e a sensibilidade sensacional de Netto, que encaixou perfeitamente com a banda. Quem não ficar emocionado com esta canção, precisa rever seus conceitos de humanidade. 

Embora ao CD de modo geral possa parecer muito leve para quem espera peso, de uma maneira geral as composições se completam e há passagens mais pesadas, como em “Sell%”, “Empire” e “Echoes”, que fecha o disco.

Uma estreia de alto nível, obrigatória aos apreciadores de muita técnica e quebra de ritmos, ingredientes essenciais a qualquer álbum de Metal Progressivo que se preze. E não à toa o grupo já tem uma série de seguidores pelo Brasil e fora dele. Ainda poderemos ouvir falar bastante do grupo, caso ele se mantenha com essa formação e esse foco.

Stay on the Road

Texto e edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação
Assessoria: MS Metal Press

Lince é uma banda da MS Metal Press
Ficha Técnica
Banda: Lince
Álbum: Zero
Ano: 2012 
País: Brasil
Tipo: Metal Progressivo
Selo: MS Metal Records
Distribuição: Voice Music

Formação
Alírio Netto (Vocal)
Daniel Carelli (Guitarra)
Arthur Boscato (Baixo)
Reny Perucchi (Piano e Teclados)
Filipe Maliska (Bateria)


Tracklist
01. On The Move
02. Frenzy
03. Natural
04. The Puppet Song
05. Empire
06. Neuronial Link
07. Lost Forever
08. Sell
09. Jammed
10. Echoes

Acesse e conheça amis sobre a banda

Confira "On the Move" (áudio)

Ouça "Neuronal Link"

Nenhum comentário: