quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

The Cage: Um Projeto Que Dá Certo

Projeto The Cage chega ao 3º trabalho e corresponde às expectativas


Para muitos, Tony Martin foi “apenas” um dos inúmeros vocalistas do Black Sabbath, sendo pouco louvado pelos fãs mais xiitas, que só consideram de qualidade outras fases Sabáticas.

Da mesma forma, poucos são os que conhecem Dario Mollo, este grande guitarrista italiano que antes de trabalhar neste projeto The Cage, já fizera história ao lado de outra entidade do Rock, Glenn Hughes (ex-Deep Purple), no Voodoo Hill.

Mas, histórias a parte, Dario e Tony chegaram, em 2012, ao 3º trabalho conjunto, obviamente denominado de “The Third Cage” (2012).

Neste terceiro disco, a proposta segue uma linha mais pesada que a dos discos anteriores, lançados em 1999 (“The Cage”) e 2002 (“The Cage 2”), embora siga caminhando com um pé no Hard Rock, outro no Heavy Metal tradicional, o que faz desse projeto um trabalho gostoso e empolgante de se ouvir.

Tony Martin (ex-Black Sabbath) segue fazendo shows e gravando álbuns

A prova de que o peso está em evidência é a própria faixa de abertura, “Wicked World”, primeira a ser liberada e single do álbum, cujo vídeo clipe é um dos mais interessantes da carreira de Tony (que compôs as letras do disco todo), mostrando-o, para quem ainda não havia visto, careca e mais “agressivo” que nos idos dos anos 80/90 no Sabbath. Disparada, é a melhor canção dentre as 10 que compõem o álbum.

“Cirque Du Freak” vem mais cadenciada, com riffs imponentes de Mollo, para na seguinte entrarmos na bela e triste “Oh My Soul”, numa interpretação de emocionar de Tony, bem como da melodia arrancada da guitarra de Mollo. Um dos destaques do disco.

Dario Mollo (esq.) e Tony Martin
Sobra talento em canções como “One of the Few”, puro clássico Hard oitentista, um hit radiofônico, que agrada na primeira audição, aquela clássica música que começa com o refrão. Também dignas de nota faixas como “Don’t Know What It Is About You” (outra pegajosa e com grande melodia) e “Violet Moon”, calma e melódica canção, que encerra o álbum magistralmente e nos remete ao disco “Cross Purposes” (Black Sabbath).

Um disco que passou meio despercebido este ano (causou algum furor logo após o lançamento, somente), mas uma obra de qualidade ímpar que, se não revolucionará a forma de se fazer Hard/Heavy (e nem era essa a intenção, certamente), pelo menos mostra que Tony Martin e Dario Mollo são artistas da boa música, acima de tudo, cuja parceria rendeu agora a banda Headless Cross, onde ambos tem tocado juntos ao vivo. Podemos esperar um “The Fourth Cage” deste projeto em breve? Esperamos que sim.

Texto e Edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: The Cage
Álbum: The Third Cage
Ano: 2012 
Tipo: Hard Rock/Heavy Metal
Gravadora: Frontiers Records

Formação
Tony Martin (Vocal)
Dario Mollo (Guitarra)
Fulvio Gaslini (Baixo)
Roberto Gualdi (Bateria)
Dario Patti (Teclados)
Brian War (Teclados)



Tracklist
1. Wicked World
2. Cirque Du freak
3. Oh My Soul
4. One of the Few
5. Still in Love With You
6. Can't Stay Here
7. Wardance
8. Don't Know What It Is About You
9. Blind fury
10. Violet Moon

Assista ao vídeo clipe de “Wicked World”


Nenhum comentário: