sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Hammerfall: DVD de Aniversário Revisita 15 Anos de História

15 anos são comemorados com clássicos de todos os discos e participações especiais

Embora hoje em dia não esteja mais tão em evidência, a banda sueca Hammerfall, inevitavelmente, é um dos grandes nomes do Power Metal mundial, emplacando desde o primeiro álbum “Glory to the Brave” (1997) clássicos como "Steel Meets Steel" e "Glory to the Brave".

E para comemorar os 15 anos de carreira, em 28 de julho de 2012, a banda se apresentou em seu país natal, na cidade de Dalhalla, em uma arena diferente, com um “lago” envolvendo o palco, fazendo um show especial que, além de trazer todos os clássicos de todos os discos, ofereceu a oportunidade de reencontro entre ex-integrantes, como Mikael Stanne (atual Dark Tranquility), que canta em “Steel Meets Steel” (vale lembrar que ele nem chegou a gravar com a banda em estúdio), bem como do guitarrista Stefan Elmgren, último a deixar a banda, em 2008.

Foram 26 músicas e mais de duas horas de duração que deram luz à “Gates of Dalhalla”, lançado em 30 de novembro em formato DVD/CD duplo, o que oportunizou aos fãs conferirem clássicos como “Heeding The Call”, “Riders Of The Storm”, “Crimson Thunder”, sempre presentes nas turnês da banda, assim como músicas da fase mais recente da banda, como “Any Means Necessary” e “Last Man Standing”.

Palco inusitado trouxe clima diferenciado ao DVD da banda

Muitos fãs que já assistiram o DVD (que saiu também em Blu-Ray) estão considerando-o, finalmente, o trabalho ao vivo à altura da carreira da banda, ideia esta que faço coro, afinal, sempre parecia ficar faltando algo a mais, o que foi oferecido em “Gates of Dalhalla”, sem tirar nem por.

15 anos de história muito bem representadas em set list especial

Anders
O único “porém” é a participação do público. Embora o local seja singular e deu um clima bonito (especialmente em “Always Will Be”, que ficou mais linda ao anoitecer e com as tochas), há um longo espaço entre a banda e o público, o que deixou a plateia tímida a maior parte do set, apenas com alguns mais exaltados. Quebrou o clima de um show real da banda, o que não chega a comprometer demais o resultado final. Ainda no DVD, temos um curto “por trás da cena”, que poderia ser um pouco mais extenso (dura menos de 10 minutos) .

Oscar
Como a noite mostrou-se festiva, não poderia faltar a participação de Jesper Strömblad (ex-In Flames, Sinergy), importante integrante da história da banda e um dos membros fundadores, que toca em “The Dragon Lies Bleeding”, desta vez como guitarrista, já que quando fazia parte do Hammerfall seu instrumento era a bateria. 

A participação mais “curiosa” e inesperada é de Roger Pontare, músico tradicional da Suécia que, ao lado de Joacim Cans (vocal), executam “När Vindarna Viskar Mitt Namn”, música deste artista, criando um dos momentos mais curiosos, já que a banda fez uma releitura Metal do som e que casou legal com o vocal do artista, bastante aclamado na Suécia. Finalizando as participações, um coral nas três últimas faixas trouxeram mais elementos sinfônicos ao som da banda.

Joacim Cans, vocalista da banda desde o primeiro álbum há 15 anos

Mas, e a atuação dos integrantes atuais? Não é preciso dizer que Cans está cantando como nunca e com leveza, embora esteja longe de ser um dos grandes da cena mundial. Oscar Dronjak (guitarra) mostra que é mais um líder do que propriamente um grande guitarrista, já que sempre se focou nas bases, agora tendo em Pontus Norgren o responsável pelos solos. Na bateria, o já veterano Anders Johansson chega até a fazer um solo interessante, mas nada genial, assim como o baixista Fredrik Larsson que é eficiente e faz seu trabalho sem grandes exaltações.

Para a clássica "Hearts on Fire", a participação de todos os convidados e equipe

Hammerfall não está no seu auge, mas com imagem abalada com os fãs mais tradicionais desde os últimos dois discos de estúdio. A verdade é que “Gates of Dalhalla” veio bem a calhar, já que a banda pretende apenas oferecer material inédito em 2014, deixando, até lá, um ótimo DVD, que vai agradar a todos os fãs, para, quem sabe dessa reunião, recarregar as baterias e voltar a oferecer grandes álbuns de Power Metal, como o fez na década de 90 e inicio dos anos 2000.

Texto e edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Hammerfall
Álbum: Gates of Dalhalla (DVD/CD)
Ano: 2012
País: Suécia
Tipo: Power Metal/Heavy Metal
Gravadora: Nuclear Blast

Formação
Joacim Cans (Vocal)
Oscar Dronjak (Guitarra e Vocais de Apoio)
Pontus Norgren (Guitarra)
Anders Johansson (Bateria)
Fredrik Larsson (Baixo)



Tracklist do DVD (em CD, é duplo)
01. Patient Zero
02. Heeding The Call
03. Any Means Necessary
04. B.Y.H.
05. Riders Of The Storm
06. Let's Get It On
07. Crimson Thunder
08. Renegade
09. Blood Bound (com Stefan Elmgren)
10. Last Man Standing (com Stefan Elmgren)
11. Fury Of The Wild (com Stefan Elmgren)
12. Drum Solo: Anders Johansson
13. Always Will Be
14. Dia De Los Muertos
15. Steel Meets Steel (com Mikael Stanne)
16. Threshold
17. The Dragon Lies Bleeding (com Jesper Strömblad)
18. Let The Hammer Fall
19. När Vindarna Viskar Mitt Namn (com Roger Pontare)
20. Something For The Ages
21. The Templar Flame
22. Oh Fortuna (com Team Cans)
23. Glory To The Brave (com Team Cans)
24. One More Time (com Team Cans)
25. Hammerfall
26. Hearts On Fire (com todos os convidados)

Acesse e conheça mais sobre a banda

Assista ao trailer do DVD


Veja “Threshold”


Nenhum comentário: