quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Silent Cell: Sem Intenção de Soar Datada

Banda paulista lança disco de qualdiade para quem quer energia e ousadia


Que o Heavy Metal básico de sempre é muito bom, não tem como negar, afinal, é ele que nos move dia a dia por aqui. Mas, com certeza, sempre é bom expandir um pouco os horizontes musicais com bandas que ousam mesclar o peso do estilo com outras sonoridades, ditas mais “modernas”, muitas vezes sinônimo de baixa qualidade, para alguns mais radicais. Assim, sempre é bom conferir bandas como a Silent Cell.

Oriunda de Bragança Paulista/SP e com integrantes que já tocavam há alguns anos juntos estilos não tão atrativos aos headbangers, como o Pop Rock, a Silent Cell pode oferecer, no seu disco de estreia, um trabalho diferenciado.

O baterista Marco "Horror" De Sordi, responsável por todas as letras da banda

Isso porque “The Absence of Hope” (2012), álbum que saiu de forma independente e que foi gravado nos estúdios Pires, na cidade natal do quarteto, traz em suas 10 faixas a ousadia de mesclar elementos do Metalcore, Metal Alternativo e até certas levadas Thrash Metal, à sonoridade mais atual, com efeitos eletrônicos, presentes em várias das faixas, além de um clima bastante urbano e enérgico.

Banda está em processo de divulgação de seu álbum de estreia

Já na abertura do disco com “Devoted” (confira o vídeo clipe ao final da matéria) percebemos que sobra energia e talento para Michael Matt (vocal), Marco De Sordi (bateria e vocais), Marcelo Leme (guitarra) e Adonai Teixeira (baixo), numa composição que não fica presa ao mais do mesmo e tem tudo para se tornar o primeiro clássico do jovem grupo.

Baixista Adonai Teixeira
Mas as coisas só melhoraram ao passar do tempo, já que “Addicted”, a primeira que traz alguns elementos mais ousados, assim como “Broken Mir”, são grandes destaques do álbum. Esta última, certamente, merece ser o 2º vídeo clipe do álbum, caso a banda venha a gravar outro. Te pega na primeira audição.

Como um quarteto competente, nenhum dos integrantes revoluciona ou se destaca individualmente, já que Silent Cell possui uma enorme coesão grupal, o que torna o grupo não uma soma de integrantes, mas uma unidade única, aliada à ótima produção e bela arte de capa e encarte, assim como o estilo moderno da rapaziada.

O vocalista Michael Matt
Há espaço para canções mais calmas e, à exemplo das demais faixas, não são medidos esforços em termos de talento, como é o caso de “All That You Left Behind”, que merece uma audição mais atenciosa.

Embora o que prevaleça em 90% da sonoridade é o Metal alternativo, a mescla com a música eletrônica dá um diferencial ao disco, especialmente em “What's On Your Mind (Pure Energy)” (cover do grupo de Synthpop dos anos 80, Information Society), realmente pura energia, mas que não deve agradar aos mais puristas, certamente, porém mostra os caminhos que o Metal pode tomar sem medo, agradando muito mais que a versão original.

Silent Cell começa muito bem, já abarracando muitos fãs no underground paulista e, munidos de “The Absence of Hope”, tem tudo para despontar em 2013 se conseguirem trabalhar bem a questão de shows e marketing, pois ousadia e qualidade o quarteto tem sobrando.

Texto e edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Silent Cell
Álbum: The Absence of Hope
Ano: 2012 
País: Brasil
Tipo: Metal Alternativo/Metalcore
Selo: Independente
Assessoria: MS Metal Press

Formação
Michael Matt (Vocal)
Marco De Sordi (Bateria e Vocais)
Marcelo Leme (Guitarra)
Adonai Teixeira (Baixo)




Tracklist
1. Devoted
2. Addicted
3. Broken Mir
4. All That You Left Behind
5. In The Absence Of Hope
6. This Burden
7. 2000 Miles Deep
8. Stronger Alone
9. What's On Your Mind (Pure Energy) (Information Society cover)
10. The Lazenby Effect

Acesse e conheça mais a banda

Assista ao vídeo clipe oficial “Devoted”

Ouça "What's On Your Mund (Pure Energy)"

Nenhum comentário: