quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Resenha de Shows: Hangar, Draco e Zerodoze Celebram a Cena Porto Alegrense



Mesmo que com um público abaixo do desejado, o Bar Opinião, em Porto Alegre/RS recebeu no domingo de 25 de novembro uma noite muito especial e o público presente (que deve ter ocupado nem 30% da capacidade do local), saiu com satisfação garantida.

Aquecendo as turbinas, Zerodoze mostra que é uma das melhores bandas Rcok & Roll do estado

Isso porque às 21 horas em ponto subia ao palco a Zerodoze, capitaneada pelo guitarrista/vocalista Cristiano Wortmann, que fecharia a noite tocando com seus ex-colegas do Hangar.

Com um show enérgico, mas com um público que ainda chegava ao Bar, o grupo tocou algumas músicas do vindouro álbum, além das já conhecidas “Black and Gray” (que Cristiano dedicou a quem gosta de tattoo) e “Da Onde Veio”, ambas do ótimo “O Peso que Corrói”, de 2011. 

Cristiano voltaria ao palco com o Hangar no fim da noite
Aquecendo muito bem o público, o set list ainda contou com músicas como “Nossa História”, “O Gole” e “O Fantoche”, esta contando com Igor Assunção da banda Cartel da Cevada. Houve espaço para os cover de “Symphony of Destruction” (Megadeth)  e “Children of the Grave” (Black Sabbath), que levantou o público.

O grupo fez um set de tirar o fôlego, sem tanta conversa, mas sobrando Rock & Roll. Foi gratificante poder conferir, pela primeira vez, o grupo ao vivo. Detonaram.

Draco já é um tradicional escolha para aberturas de shows internacionais em Porto Alegre

Com o público já esquentado e se refrescando com cerveja, a banda Draco se apresentou, ainda no “embalo” da abertura na sexta-feira anterior do show da banda Black Label Society, nesse mesmo local. À exemplo da antecessora, a banda, que também é um trio, desfilou força e peso nas composições, sendo perceptível a aceitação do público porto-alegrense com a banda. 

Músicas como “O Inferno é Aqui”, “Nunca Vou Desistir” e “Dentro de um Pesadelo” animaram. Coube ainda a execução de “Black Night”, clássico do Deep Purple, que exaltou quem gosta de um bom clássico da música pesada, contando com a participação de Luciano Scheneider, para fechar o show com “Highway to Hell” (AC/DC).

Show enérgico trouxe, além de músicas próprias, covers do Deep Purple e AC/DC

A sempre proeminente bateria de Aquiles Priester revelava a banda Hangar que entrou em cena como principal atração da noite, ainda na turnê de divulgação dos dois recentes álbuns “Infallible” (2009) e “Acoustic But Plugged In!” (2011).

Banda dividiu show em dois momentos: 1º ato - clássicos dos dois primeiros discos


Mas o show era especial, pois, além de contar com a participação dos membros originais Michael Polchowicz (vocal, atual Venus Attack) e Cristiano Wortmann (guitarrista da citada Zerodoze), apresentava, pela segunda vez (e primeira na região sul), o jovem de apenas 21 anos Pedro Campos que, ao contrário do que tem sido falado nas redes sociais, não foi oficializado como novo vocalista, sendo “apenas” considerado como um “amigo da banda”. Para quem não conhece, Pedro Campos foi um dos grandes destaques do último CD do Soulspell Metal Opera, cantando ao lado de nomes como Blaze Bayley (ex-Iron Maiden) e Tim Owens (ex-Judas Priest).

Para os fãs da antiga, Michael e Cristiano foram a principal atração, membros originais e que gravaram “Last Time” (1999) e “Inside Your Soul (2001), executando 4 canções do primeiro e os principais clássicos do segundo, como as unânimes faixa-título e “To Tame a Land”, que levaram o público à loucura.

Nesse primeiro ato, sobrou carisma de Mike e o público assistia empolgado à banda com duas guitarras (Cristiano e Eduardo Martinez), o que ofereceu um peso absurdo ao vivo, que aliado à bateria de Aquiles, o baixo de Nando Mello, e os teclados de Marcelo Rodrigues, que a banda fez questão de agradecer a participação, já que Fábio Laguna se encontrava impossibilitado de se apresentar por questões de saúde, não deixaram a desejar.

Mike Polchowicz tem se apresentado novamente com a banda para comemorar 15 anos de Hangar

Não há muito o que falar de um show do Hangar, que sempre preza a técnica e o profissionalismo, não oferecendo nada menos que um grande show.

Nando, Aquiles e Cristiano: trio de 15 anos atrás
Na segunda parte do show, conhecemos Pedro Campos, jovem vocalista que interpretou canções da fase mais atual da banda, como as clássicas “Infallible Emperor 1956”, que abriu este set, bem como “Some Light to Find My Way”, que ficou ótima com duas guitarras (ao vivo apenas com o Martinez eram usados samplers para “compensar” a outra guitarra na parte inicial).

Fiquei impressionado com a presença de palco do jovem vocalista, ainda mais quando executam “When The Darkness Takes You”, canção que não havia visto ao vivo nos shows da banda e, de longe, uma das minhas favoritas do álbum “The Reason of Your Conviction” (2007). Aliás, desse álbum, nunca podem faltar as clássicas “One More Chance” (levantando a galera) e a faixa-título, que literalmente faz o público ficar louco. 

Da fase com André Leite, recentemente saído da banda com certa polêmica, tivemos a única composição original da fase, a balada hit “Haunted By Your Ghosts” que empolgou, mas não tanto quantos os clássicos.

Pedro Campos (centro) cantou competentemente na segunda parte do show,

Para fechar, dois covers já tradicionais nas últimas apresentações da banda: “Master of Puppets” (Metallica) com os vocais de Cristiano, que fez tremer ainda mais o Bar e, claro, “Eagle Fly Free” (Helloween), que contou com Pedro e Mike nos vocais, fechando a apoteótica noite do Metal gaúcho.

Parabéns a iniciativa da Senhor F. em realizar esse evento e ao público participante das mais diversas cidades do estado (e tinha gente de fora dele). Viajar 1000 KM (foi o percurso que fizemos, ida e volta) para assistir tamanha qualidade em palco, vale sempre a pena.

Fotos: Road to Metal (obrigado Dafne Endres pelas fotos e cia : D)
Obs: pedimos a gentileza que credite as fotos ao Road to Metal caso as compartilhe. Obrigado.

Set List Hangar
1- Intro - The secrets of the Sea
2 - Like a Wind in the Sky
3 - Voices
4 - Angel of the Stereo
5 - Last Time
6 - Falling in Disgrace
7 - To Tame a Land
8 - Savior
9 - Intro - The Soul Collector
10 - Inside Your Soul
2º Ato
11- Infallible Emperor 1956
12- Some Light to Find My Way
13 - When The Darkness Takes You
14 - One More Chance
15 - Haunted By Your Ghosts
16 - The Reason of your Conviction
3º Ato
17 - Master Of Puppets (Metallica)
18 - Eagle Fly Free (Helloween)

Set List Draco
1 - O Inferno é Aqui
2 - Nunca Vou Desistir
3 - Dentro de um Pesadelo
4 - Black Night - participação Luciano Schneider
5 - Contrato com o Diabo
6 - Selva de Pedra
7 - Louco da Estrada
8 - Highway to Hell (com Luciano Schneider)

Set List Zerodoze
1- Ninguém 
2 - Esperança e Redenção 
3- Essa Mulher 
4 -  Symphony of Destruction (Megadeth)
5- Nossa História 
6- O Gole 
7- Children of The Grave (Black Sabbath)
8- Black and Gray 
9- Fantoche (com  Igor Assunção da Cartel de Cevada) 
10- Pequenos Jogos 
11- Da Onde Veio

Nenhum comentário: