sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Nile: Simplesmente Avassalador



Não poderia fechar o ano sem falar de um dos discos mais impressionantes de 2012, estou falando de “At the Gates of Sethu”, novo petardo dos americanos do Nile, que se não superaram seu lançamento anterior, conseguiram manter o mesmo nível, em seu Death Metal brutal e cada vez mais técnico, sem contar os elementos egípcios adicionados a sua sonoridade, que deixam o som da banda cada vez mais característico.

A diversificação musical encontrada neste novo álbum é de cair o queixo, climas obscuros, passagens intrincadas e mais do que velozes, mas tudo na medida certa, fazendo até mesmo quem não é fã de Death Metal ficar com uma pontinha de curiosidade para ouvir, pois a banda mostra um leque de variações, seja em partes mais cadenciadas, ou nas mais velozes, sendo que os elementos egípcios fazem parte da sonoridade do grupo, trazendo esta parte mística, que encanta os ouvidos, pois são colocados de uma forma cativante e homogênea.


Com uma qualidade sonora ainda mais cristalina e polida, Karl Sanders e Dallas Toler dão um show a parte com riffs extremamente técnicos e cativantes, sem contar a variação rítmica encontrada. As vociferações são outro ponto de destaque, ainda mais brutais e sombrias, e falar do mestre George Kollias é chover no molhado, o cara mostra mais uma vez porque é considerado o melhor baterista de Metal extremo da atualidade, sendo quase impossível pensar que um ser humano consegue ser tão rápido, harmônico, técnico e criativo, mas acreditem, este monstro consegue.

Faixas como “Enduring the Eternal Molestation of Flame” e “The Fiends Who Come to Steal the Magick of the Deceased” (com um refrão fantástico) mostram a banda no seu auge técnico e criativo, com passagens tão brutais que deixará você assustado. Já no lado mais cadenciado temos "Tribunal of the Dead" e "The Chaining of the Iniquitous" que mesmo com o pé no freio mostra muita brutalidade, além das melodias abordadas, mostrando essa diversificação que só enriquece o som do grupo.


Vale ressaltar a parte gráfica do material, muito caprichada com uma capa fantástica e um encarte completíssimo, sendo que o álbum contem 11 faixas e a versão digibook contem 13. Sem dúvidas o Nile é uma das melhores bandas de Death Metal dos últimos 10 anos, além de ter todos os elementos do estilo, mostra esta paixão por temas egípcios. 

Sem medo de ousar acrescentam em seu som algo próprio, que ao ouvir qualquer acorde você diz “é NILE”.


Texto e edição: Renato Sanson
Fotos: Divulgação


Ficha Técnica
Banda: Nile
Álbum: At the Gates of Sethu 
Ano: 2012
Tipo: Death Metal
País: EUA
Gravadora: Nuclear Blast

Formação:
Karl Sanders (Guitarra, Vocal)
Dallas Toler-Wade (Guitarra, Vocal)
George Kollias (Bateria)





Track List:
01 Enduring the Eternal Molestation of Flame
02 The Fiends Who Come to Steal the Magick of the Deceased
03 The Inevitable Degradation of Flesh
04 When My Wrath is Done
05 Slaves of Xul
06 The Gods Who Light Up the Sky at the Gate of Sethu
07 Natural Liberation of Fear Through the Ritual Deception of Death
08 Ethno-Musicological Cannibalisms
09 Tribunal of the Dead
10 Supreme Humanism of Megalomania
11 The Chaining of the Iniquitous
12 Enduring the Eternal Molestation of Flame (Instrumental) (DIGI bonustrack)
13 The Inevitable Degradation of Flesh (Instrumental) (DIGI bonustrack)



Acesse e conheça mais a banda:

Nenhum comentário: