sábado, 8 de dezembro de 2012

Entrevista: Leviaethan - Mais Vivos do Que Nunca


Formado em 1983, o Leviaethan é uma dessas bandas que marcou seu nome na história do Metal gaúcho e brasileiro, tendo como primeiro registro a faixa "Guerreiros das Ruas" na coletânea "Rock Garagem", que reuniu bandas de diversos estilos, do Rock & Roll ao Metal (Astaroth e Valhala também fizeram parte da coletânea), mostrando várias bandas que construíam a cena gaúcha na época, muitas delas ficando pelo caminho.

O Leviaethan, porém, atravessou todas essas fases, modismos e dificuldades que o cenário musical apresentou através dos anos, e, na figura de Flávio Soares, se transformou numa verdadeira lenda do Metal sulista, fiel às suas raízes e convicções, a banda, que depois de um breve hiato entre 98 e 2002, retornou para escrever ainda muitos capítulos da história do Metal gaúcho e nacional, história a qual faz parte importante, nos enchendo de orgulho!

Aproveitando o relançamento do álbum "Smile", tendo sua edição agora em CD, fechando um excelente ano para a banda, conversamos com Flávio, que falou sobre esse lançamento, os 30 anos do grupo, e mais. Confira a seguir!


RtM: Primeiramente gostaria de agradecer pela entrevista, pois entrevistar um dos ícones do Metal nacional, não é sempre que acontece.

F.S.: Opaaaa... Que é isso...

RtM: O Leviaethan está há quase 30 anos na ativa, mas só agora resolveu lançar seu 1° álbum "Smile" em CD, por que esta demora?

F.S.: Não sei a razão... Sei que o Leviaethan nunca se preocupou com prazos... Fazemos tudo ao nosso tempo... Nunca corremos atrás de sucesso, de prazos determinados... Com o Leviaethan, fazemos aquilo que mais gostamos, nos divertimos... E é isso o que realmente importa...



Capa do clássico "Smile", confira resenha aqui.

RtM: Vocês foram confirmados como uma das atrações do Zoombie Ritual 2012. O que podemos esperar da banda neste festival?

F. S.: Pois é... Fazia um tempo que queríamos tocar no Zoombie Ritual, que hoje é o maior festival de Metal do país... Já tocamos no festival de Indaial duas vezes, mas nunca fomos pro Zoombie... Com certeza, entraremos no palco pra dar tudo da gente... Muita garra, muito Thrash Metal!

Coletânea clássica, onde a banda participou com a música "Guerreiros das Ruas"!Encontre o Flavião na capa!

RtM: No último show da Leviaethan, que foi ao lado do Krisiun e da Distraught no Bar Opinião, vocês anunciaram que iriam tocar no "Matanza Fest", para um show especial referente ao 2° álbum da banda "Disturbed Mind" (originalmente lançado em LP em 1992). Poderia nos contar como foi este show e a sensação de ter a formação que gravou o álbum em cima do palco?

F.S.: Buenas, este show foi muito importante para nós, pois foi histórico... Conseguimos comemorar os 20 anos do lançamento do álbum Disturbed Mind bem do jeito que imaginei, com as duas formações no palco, a que gravou o disco comigo (Carlos Lots e Danilo Pizzato) e a formação atual... Duas baterias, três guitarras, baixo e vocal... foi A-NI-MAL!


RtM: O Leviaethan irá abrir dois shows da banda grega Suicidal Angels aqui no Brasil. O primeiro será dia 09/01 aqui em POA/RS, e o outro será dia 12/01 em SP. Como surgiu este convite?

F.S.: Na verdade, o show de São Paulo já estava certo que seria o Bywar e o Genocidio... Mas este último não pode tocar, e surgiu o convite pra gente fazer, visto que voltamos à ficar em evidência com o relançamento do "Smile", com o convite pra tocar no Zoombie Ritual e com o Matanza Fest... O de Porto Alegre, foi uma consequência...

RtM: Qual a expectativa da banda em relação a estes shows, pois o Leviaethan tem 29 anos de banda, e o Suicidal Angels é uma banda bem mais nova na cena...

F.S.: Eu não me preocupo muito com tempo de banda... acho o Suicidal Angels uma puta banda, e estávamos procurando uma oportunidade de voltar à tocar em São Paulo em condições... Tem tudo pra ser um puta show pra gente!



RtM: Sendo uma das maiores bandas do Metal gaúcho, vocês acreditam que a cena da região sul, pode ser comparada a outras de vital importância como a cena mineira e paulista?

F.S.: Acho que sim... Mas não que uma cena seja melhor, pior, maior ou menor que a outra... Todas tiveram e tem importância para a difusão do nosso estilo musical preferido, o Heavy Metal!

RtM: Falando dos lançamentos do Leviaethan, quais as diferenças que vocês apontariam entre "Smile" e “Disturbed Mind”?

F.S.: O “Smile” foi praticamente composto por mim, muitas das músicas já estavam prontas quando a dupla de guitarristas Carlos Lots e Alexandre Colletti entrou na banda... Já o “Disturbed Mind” foi criado pelos quatro integrantes, a salada de influências é bem maior... E também o momento já era outro, tínhamos mais acesso à informação... Mas acho que na sua essência, é a mesma coisa, tem a cara da gente, a cara do Leviaethan!

"Disturbed Mind", 2° álbum da banda, comemorando 20 anos em 2012

RtM: O Hangar recentemente fez uma apresentação com membros da formação original... Sabemos que o Leviaethan teve algumas formações na década de oitenta, vocês já pensaram em fazer algum show com convidados especiais?

F.S.: É, são idéias... Talvez para comemorarmos os 30 anos de banda agora em 2013... Depois que consegui reunir duas formações no palco, já não duvido de mais nada...


RtM: Em relação a bandas de abertura, você acha que as produtoras locais estão fazendo boas escolhas da nossa cena, ou ainda falta valorizarem mais as bandas locais?

F.S.: Não sei muito o critério de cada produtor pra convidar esta ou aquela banda... Acho que teria que ser por critérios técnicos de quem ajuda mais a divulgar o evento... E o Leviaethan não medirá esforços pra divulgar todo e qualquer evento que a gente venha à participar!

Para comemorar os 20 anos do álbum "Disturbed Mind" a antiga e a nova formação do Leviaethan dividem o palco para show especial

RtM: Existe pouco material em vídeo da banda com essa nova formação. A banda teria planos para algum vídeo clipe ou até mesmo um DVD de alguma apresentação ao vivo?

F.S.: Planos sempre temos... O que falta é uma disponibilidade maior de recursos financeiros (risos)... Falta grana mesmo pra gente investir nisso.

RtM: Para finalizar, gostaria de agradecer pela entrevista e deixo o espaço final para vocês.

F.S.: Opa, eu que agradeço o espaço... E gostaria de convidar à todos pra verem a gente ao vivo... Tocaremos no Zoombie Ritual agora em dezembro, e já começaremos 2013 com os dois pés na jaca, fazendo dois shows com a banda grega Suicidal Angels... Aqui em Porto Alegre no dia 9 de janeiro e em São Paulo no sábado dia 12 de janeiro! Será uma ótima oportunidade para o pessoal rever a gente em São Paulo, pois já faz muitos anos que não passamos por lá. Além disso, quem quiser adquirir o “Smile”, é só entrar em contato. E aguardem o “Disturbed Mind” e o novo trampo... E não se esqueçam, o Leviaethan lançou, há questão de um mês, a sua cerveja... Éééé, temos uma cerveja! Ela é artesanal, é uma cerveja Red (que pra nós ficou uma Blood Ale) e tem 6,7 % de teor alcoólico... portanto, uma paulada nos cornos... Eu convido à todos para experimentarem...

Sendo assim, um grande abraço à todos e “LET US THRASH YOUR FUCKING BRAINS!!!”


Entrevista: Renato Sanson / Luiz Harley
Intro: Carlos Garcia (The Butcher)
Edição/revisão: Renato Sanson e Eduardo Cadore


Acesse e conheça mais a banda:



Confira o vídeo clipe de "Drinkin' Death"



Nenhum comentário: