segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Clássicos Brasil: "Blemished Redemption" - Um Divisor de Águas no Death Metal Nacional

Álbum é um marco no Death Metal nacional

Já fazem quase 7 anos que o Metal extremo nacional ganhou uma obra prima gravada pela horda gaúcha Mental Horror. “Blemished Redemption” não é apenas um CD de Death Metal e sim um divisor de águas, isso porque em poucos casos é possível ver uma banda sendo extrema, mas incorporando elementos do Metal tradicional,:riffs brutais e memoráveis, um trabalho que a cada audição é imperativo o rótulo de clássico.

Atente primeiramente a capa e ao encarte. A arte de Marcos Miller é um primor. O uso das cores, os detalhes da cidade sendo destruída são impressionantes. Já ganha o respeito dos bangers pela capa e já te prepara para o apocalipse que vai comer solto.

A formação da banda na época contava com Adriano Martini (guitarra e  vocal, ou melhor dizendo, urros), Marcos Seixas (guitarras),  César China (baixo) e Sandro Moreira (bateria). Aqui vale um adendo: acompanho a carreira do Mental Horror há algum tempo e na época fiquei meio receoso com a saída de Robles Dresh, pois a velocidade que ele colocava na batera da banda era impressionante, porém após o anúncio da entrada de Sandro fiquei mais tranquilo, pois conhecia bem o trabalho desse monstro das baquetas, afinal de contas, ele tocou no não menos bestial Rebaelliun.

Banda é uma das atrações da nona edição do Obscure Faith Festival em Santa Maria/RS (12/01/13)

Time completo, é hora de gravar e, como disse acima, já acompanhava a obra do Mental através de trabalhos como “Abyss of Hypocrisy” e “Proclaiming Vengeance”, mas o que eles fizeram aqui é um absurdo. Poucas vezes pudemos conferir a evolução de uma banda de forma tão gradativa.

Claro que o que você encontra aqui é Death Metal com influências de Nile, Morbid Angel, Krisiun, mas o mais legal são os riffs vindos diretamente do Metal Tradicional, bem naquela veia anos 80, lado a lado de blast beats bem encaixados, ou seja, um massacre.

A arte externa completa; imagens refletem o massacre sonoro do álbum

É até uma heresia apontar destaques, mas “Observe the Martyr”, com um toque de Slayer nas suas guitarras, “Setra Achra", que já tem uma pegada de Metal tradicional no meio da música e depois desaba para a brutalidade, assim como a desgraçada “Haunted” e “God of the Pest and Flies", que tem  a participação de Sebastian Suarez (ex-Karkadam). Além das presenças de Leonardo Schneider (ex-vocalista da Decimator) na faixa “Denying the Scars".

Ao final temos a faixa “Outro” com uma viagem na guitarra que cria uma calmaria após a tempestade. Assim, é logo tempo de correr para colocar o CD para repetir e preparar o pescoço. 

Sem dúvida um marco que ao lado de álbuns como “Ageless Venomous” (Krisiun) coloca o Brasil no pódio de bandas do Death Metal mundial.

Texto: Harley
Edição/revisão: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda:  Mental Horror
Álbum: Blemished Redemption
Ano: 2006
País: Brasil
Tipo: Death Metal

Formação
Adriano Martini (Vocal/Guitarra)
Marcos Seixas (Guitarras)
Cesar Meireles (Baixo)
Sandro Moreira (Bateria)

Tracklist
1. Observe the Martyr
2. Denying the Scars
3. Haunted
4. Tears of God
5. Sentenced to Believe
6. God of the Pest and Flies
7. Setra Achra
8. I Walk for Eternity
9. Corrupting the Immaculate
10. Enuma Elish
11. Outro

Acesse e conheça mais sobre a banda


Evento conta com apoio Road to Metal

Nenhum comentário: