4º álbum da banda capricha no peso |
Quando resenhei o disco “Audio Secrecy” (2010) fiquei impressionado pela qualidade da sonoridade do Stone Sour, que estava mostrando que tinha muita lenha pra queimar, especialmente com a “pausa” do Slipknot, a banda mainstream de Corey Taylor (vocal).
Álbum traz mais peso que apelos comerciais, mas ainda assim mantém a melodia característica |
Depois a banda se apresentou no Brasil, na última edição do Rock in Rio em 2012 (inclusive tendo como batera o Mike Portnoy, ex-Dream Theater) e, aos poucos, foi mostrando que é muito mais que apenas “a outra” banda do vocalista dos mascarados (amados e odiados) de Iowa.
Acontece que a Stone Sour lançou este ano “House of Gold & Bones Part 1”, 4º álbum do grupo e, de longe, o mais pesado e agradável de todos.
Tudo bem que há bastante elementos comerciais, mas não estaria dedicando horas de audição num álbum se ele não fosse, no mínimo, empolgante. E essa é a palavra-chave disto aqui: energia!
Faixas como “Gone Sovereign” e “Absolute Zero” iniciam com muita força e energia, sem esquecer a melodia que a voz de Taylor consegue obter. Mas engana-se quem imagina que ele é o único destaque. As guitarras de James Root (outro do Slipknot e um dos membros fundadores da banda) e Josh Rand estão inspiradíssimas, além de caprichar em riffs acentuados, demonstram grande habilidade e criatividade nos vários solos curtos e diretos ao longo do álbum.
Outros grandes destaques que fazem você bater cabeça são “Last Of The Real”, que fecha o disco como este começou; “My Name is Allen”, ótimos riffs arrastados; “A Rumor of Skin” traz o Stoner Metal do grupo em evidência, com peso extra na cozinha de Roy Mayorga (baterista que tem grande reconhecimento entre os fãs do gênero) e Rachel Bolan no baixo, que atuou como convidado e tem seu nome ligado ao Skid Row.
Stone Sour segue firme e forte a despeito do sucesso do Slipknot |
Há espaços para baladas que, embora nem todas possam agradar, mostram a faceta mais romântica do álbum, como na boa “Taciturn”, assim como em “The Travelers (Pt. 1)”, que antecipa a ótima “Tired” que chega a trazer até passagens sinfônicas.
Se esta primeira parte não merecer um grande destaque como um dos ótimos álbuns do ano, a parte 2, que deverá sair apenas em maio de 2013, promete manter o nível. Assim, teremos pelo menos dois discos desta banda dignos de figurar dentro do Heavy Metal.
Texto e edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação
Ficha Técnica
Banda: Stone Sour
Álbum: House of Gold & Bones Part 1
Ano: 2012
País: EUA
Tipo: Stoner Metal/Metal Alternativo
Gravadora: Roadrunner Records
Formação
Corey Taylor (Vocal e piano)
James Root (Guitarra)
Josh Rand (Guitarra)
Roy MAyorga (Bateria)
Rachel Bolan (Baixo – participação especial)
Tracklist
1. Gone Sovereign
2. Absolute Zero
3. A Rumor of Skin
4. The Travelers (Pt. 1)
5. Tired
6. RU486
7. My Name Is Allen
8. Taciturn
9. Influence of a Drowsy God
10. The Travelers (Pt. 2)
11. Last of the Real
Acesse e conheça mais sobre a banda
Assista aos dois vídeos clipes (juntos) do álbum
Nenhum comentário:
Postar um comentário