segunda-feira, 4 de março de 2013

Black, Thrash e Punk: Não Existem Fronteiras Para o Darkthrone

Novo álbum caminha por sonoridades diversas ao Black Metal

Existe um seleto grupo de bandas que não precisam provar mais nada para ninguém, pois elas chegaram a um nível de profissionalismo e de interação com seus fãs e com sua música que, na realidade, a cada CD nasce uma grande expectativa sobre o que está por vir.

Não é exagero algum encaixar a dupla composta por Fenriz e Nocturno Culto nesse grupo, afinal de contas, eles são um dos grandes pilares da chamada Segunda Onda do Black Metal ao lado de nomes seminais como Mayhem, Emperor, Immortal, Burzum (todos noruegueses). 

Ao longo de sua carreira sempre foi comum à banda Darkthrone flertar com vários estilos, tendo uma raiz bem Black Metal cru, indo de encontro ao NWOBHM e ao Punk, sem dúvida perdendo alguns fãs, mas ganhando muitos outros.

Então em 2013 é lançado "The Underground Resistance", gravado no já famoso estúdio Necrohell 2 na Noruega. O trabalho em si tem uma característica bem interessante de apresentar seis faixas aonde três músicas vão para a conta de Fenriz e três para Nocturno Culto, que, juntos, criaram um trabalho bastante diversificado nas composições, mas muito homogêneo na sua qualidade.

"Dead Early" abre o CD com aquele espírito de Black Metal na linha Venom, lembrando sempre a proposta do Darkthrone em fazer um Metal negro e muito sujo. O que temos depois é uma obra que atende pelo nome de "Valkyrie": desde sua introdução mais melancólica, abrindo espaços para uma faixa épica de incrível beleza, uma melodia marcante onde Fenriz aplica um efeito muito interessante nos vocais, e um final devastador. Clássica, para dizer o mínimo. Depois da calmaria, tome porrada com "Lesse Men" que tem um andamento para bater cabeça e uma sessão de riffs que empolga fácil. Impossível ouvir o comecinho de "The Ones You Left Behind" e não lembrar de Motörhead, mas logo depois vem um efeito de coral que assustadoramente casa bem com a proposta da música. Impossível mesmo é não sair cantando o seu refrão por aí.

"Come Warfare the Entire Doom" impressiona pela sua duração (8: 37) e pela sua gama de influências desde aquela base repetida ao longo da música (bem ao estilo Burzum) até mesmo para solos mais complexos. 

Acredito que nem o fã mais mente aberta estaria pronto para "Leave No Cruz Unturned": seu começo é tipicamente Speed Metal (sim, você não leu errado), e com seus 13:49 ela vai apresentando todos os elementos dessa nova fase do Darkthone, com direito a alguns grunhidos de ódio no meio da faixa e uma bateria marcando bem o tempo da canção, acelerando tudo lá para os oitos minutos da faixa. Detalhe mórbido: 1349 é o ano que a peste negra fazia uma "limpa" na Europa, matando mais da metade de sua população.

A Resistência Undeground! Um título forte para um trabalho digno dos mais rasgados elogios. Se você ouvir esse trabalho esperando um novo "Transilvanian Hunger", esqueça, os tempos são outros, mas a genialidade da dupla continua intacta, para mim um forte candidato a álbum do ano e olha que estamos em fevereiro. 

Revisão/edição: Eduardo Cadore/Renato Sanson
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Darkthone
Álbum: The Underground Resistance
Ano: 2013 
Pais: Noruega 
Tipo: Black Metal

Formação
Fenriz (Bateria, Vocal, Guitarra. Baixo, Teclados e Sintetizador)  
Nocturno Culto (Guitarra, Baixo e Vocal)  



Tracklist
1. Dead Early 
2. Valkyrie 
3. Lesser Men 
4. The Ones You Left Behind 
5. Come Warfare, the Entire Doom 
6. Leave No Cross Unturned

Acesse e conheça a banda

Ouça "Leave No Cross Unturned"

Ouça "The Ones You Left Behind"

Nenhum comentário: