domingo, 31 de março de 2013

Entrevista: Vandroya - Separando Sonhos de Expectativas



Nascida em 2001, na cidade de Bariri (SP), a Vandroya começou como tantas outras bandas, ou seja, apenas alguns "moleques" fãs de Heavy Metal, que formaram um grupo para tocar covers de seus ídolos. (TO READ ENGLISH VERSION, CLICK HERE)

Com o tempo passando, logo sentiram a necessidade de criar suas próprias músicas, lançando o EP "Within the Shadows", em 2005. Porém, devido a indefinições, trocas na formação, falta de condições de investir na banda e outras dificuldades, fizeram o grupo quase desistir. Porém, para o bem da cena Metálica, felizmente as coisas começaram a tomar novo rumo, e com uma formação reformulada, e também graças a boa visibilidade que a talentosa Daísa Munhoz ganhou com seu trabalho junto a Soulspell  Metal Opera, de Heleno Vale, mais olhos se voltaram ao potencial e talento da Vandroya.

Finalmente dado mais um grande passo, que foi o lançamento do debut  "One", distribuído no exterior pelas gravadores Inner Wound Recordings e Spiritual Beast, e no Brasil pela Hellion Records, a banda vem colhendo os frutos, sempre, como Marco comenta nesta entrevista, mantendo os pés no chão e celebrando cada conquista, tendo excelentes resenhas e notas na mídia especializada. Conversamos com Daísa Munhoz e Marco Lambert para falar um pouco mais a respeito desse momento, e, claro, sobre o álbum "One".


RtM: Gostaria que vocês descrevessem o sentimento de,  finalmente, ter o seu “debut”  lançado. Lembro que a Daísa, em entrevista para o Road em 2010, chegou a dizer que era o “Chinese Democracy” de vocês, fazendo uma brincadeira, um tipo de paralelo, com o álbum dos Guns, que ficou tempos naquele sai –não-sai!
Marco Lambert: Essa analogia foi perfeita (risos). Hoje mais do que nunca eu acredito que as coisas aconteceram no momento certo. Quando lançamos nosso Ep “Within Shadows” em 2005, não estávamos preparados para gravar um disco inteiro. Nós já conversamos muito sobre esse assunto e chegamos à conclusão que se tivéssemos lançado um disco em 2007 ou 2008, é bem provável que ele seria apenas mais um disco de Metal mal gravado e mal produzido.

É evidente que 11 anos é muito tempo para lançar um álbum, mas esse tempo foi fundamental pra adquirirmos maturidade musical e pessoal. Estamos muito contentes com o resultado que “ONE” tem alcançado, tanto no Brasil quanto no exterior. Sinceramente, não esperávamos tudo que está acontecendo, pois temos os pés no chão e sabemos que é um mercado muito difícil.


RtM: O álbum vem recebendo muitos elogios, sendo que foi lançado no Japão primeiramente, e já temos agora a edição nacional. Contem pra gente como foram surgindo essas oportunidades e o interesse dos selos do exterior.
Daísa Munhoz: Posso dizer que tudo começou a partir do momento que meu nome ganhou mais visibilidade, é claro. Nossos vídeos começaram a ser mais acessados e a Inner Wound, mesma gravadora da Soulspell, entrou em contato. Eles sabiam que estávamos em estúdio e pediram pra ouvir o material. Eles gostaram tanto que batalharam por um selo na Ásia também. 

Acabamos assinando com a Spiritual Beast do Japão, que fez a melhor proposta. Isso tudo foi uma enorme surpresa pra gente, e comemoramos cada conquista. Já quanto ao selo brasileiro, o contato aconteceu enquanto mixávamos o disco em São Paulo.


RtM: E ainda quanto esta excelente receptividade, como vocês estão vendo? Está tendo o retorno que vocês esperavam?
Marco Lambert: Sem dúvida é muito gratificante ler as resenhas positivas, com ótimas notas, vindas de todas as partes do mundo, ver que os fãs estão gostando de "ONE", e que a espera por esse disco valeu a pena. Mas como eu já disse, não esperávamos absolutamente nada, está tudo sendo novidade pra gente. Hoje em dia a cena do Metal vive uma realidade muito diferente da cena vivida nos anos 80 e 90, existem muitas bandas, muitos lançamentos e o mercado de hoje é extremamente exigente.

Preferimos trabalhar sem criar expectativas com relação a nada dentro da Vandroya, queremos nos surpreender com cada coisa que possa acontecer, a cada dia. Nós conseguimos separar expectativas de sonhos. Eu acredito que sonhar faz você trabalhar muito em prol de algo que você deseja, mostra diversos caminhos pra você tentar realizar seus objetivos. Mas quando você confunde sonhos com expectativas, só existe um caminho, o da frustração.



RtM: A banda esteve parada por um tempo, mas depois foi reunindo forças e está aí com um grande álbum nas mãos. Gostaria que vocês falassem sobre os momentos difíceis, e de como a banda foi buscando forças para retornar a cena até chegar no momento atual.
Daísa Munhoz: ficamos parados por um bom tempo. Basicamente, nosso maior problema foi a entrada e saída de integrantes, pois cada vez que se muda a formação é como se você estivesse começando do zero. Éramos moleques, muitos sem saber ainda se ia pra faculdade, se não ia, o que queriam fazer da vida, outros se casando e desistindo da cena, essas coisas. Fora a falta de dinheiro pra injetar na banda. Também acredito que a falta de maturidade pra lidar com esses problemas afetou nossa decisão de dar um tempo com as atividades da Vandroya, mas como o Marco disse, ainda bem que aconteceu dessa forma, pois tenho certeza que essa mesma falta de maturidade ia contribuir e muito para o lançamento de um péssimo disco.


RtM: Sobre as composições em “One”, vocês poderiam falar a respeito de como foi a escolha das músicas para o álbum? Pois, a banda iniciou as atividades em 2001, teve o EP “Within The Shadows”, então, provavelmente vocês já tinham também outras ideias e composições, muitas devem ter sido descartadas, outras rearranjadas e algumas novas compostas. E ficou algum material já para um próximo lançamento?
Marco Lambert: Essa foi uma tarefa bem difícil, pois quando decidimos que gravaríamos “ONE”, nós tínhamos apenas quatro músicas prontas, sendo que duas delas faziam parte do EP de 2005. Também tínhamos muitos fragmentos. Eu gosto muito de compor dessa forma, ir anotando tudo e depois avaliando as ideias. 

Decidimos então regravar as músicas do EP, com pequenas mudanças, principalmente nos teclados. A partir daí a missão foi juntar os fragmentos e transformar tudo aquilo em música. Vamos começar a trabalhar no novo álbum em breve, mas não temos nada de concreto ainda, apenas algumas coisas que sobraram, e que precisam passar por uma nova avaliação.


RtM: E sobre a faixa “Change the Tide”, que aparece também no “Hollow’s Gathering”, do Soulspell. Ela teve a letra reescrita para encaixar na história desse álbum (Hollow’s)? E teve algum estranhamento por parte dos fãs por essa música ter sido lançada nos dois álbuns, e num espaço de tempo bem curto entre eles?
Daísa Munhoz: Essa música é de Daniel Manso, nosso ex-guitarrista , e sim, ela tinha outra letra, uma letra minha. Gravamos e engavetamos, pois naquele momento não tínhamos intenção de lançar um disco. Acontece que Heleno Vale se interessou pela música e na época das gravações de Hollow’s Gathering ele propôs usar a música no disco da Soulspell mudando a letra para que esta se encaixasse na história, de modo que a musica passaria a ser de ambas as bandas. 

Somente os vocais foram regravados (N. do R.: na versão de que está no "One", há a participação de Leandro Caçoilo), o instrumental é o mesmo nos dois discos. Os fãs gostaram, eles só talvez ainda não saibam o porquê disso (risos). Por causa de tramites de gravadoras e outros empecilhos, que são normais, ambos os discos sofreram alterações em suas datas de lançamento, por isso a proximidade.


RtM: E sobre esse time maravilhoso de músicos que compõem a Banda? Como vocês foram se reunindo através destes anos? Influências que acabam compondo a personalidade e sonoridade do Vandroya certamente!
Daísa Munhoz: Esta banda começou com um grupo de moleques que se reunia no domingo pra tocar Metal, pra praticarmos, sem a menor intenção de ir além disso. Porém, as coisas foram mudando, a vontade de compor apareceu, muitos acabaram saindo, voltando, saindo de novo, e dos fundadores da banda, só sobramos Marco, Rodolfo e eu. Mas tivemos a grande sorte de achar em uma cidade vizinha um baita baterista que conhecia um baita baixista, e que estavam muito a fim de levar a banda a sério. O Otávio é muito importante nessa banda. Quando tudo estava desmoronando, anos atrás, ele não esmoreceu e nos deu muita força pra reerguermos a banda e também é meu parceiro em algumas letras. O Giovanni também é um cara sensacional. Somos todos muito amigos e os nossos encontros são sempre muito divertidos.

A Vandroya em tempos idos.
RtM: Temos visto vários lançamentos de bandas brasileiras por selos estrangeiros, selos que também têm investido em novos lançamentos, com bandas novas e bandas clássicas, como é o caso da Nuclear Blast, Napalm Records, Frontiers... inclusive com edições em vinil e edições especiais. Temos visto mais reportagens na tv falando de Metal, inclusive mais programas de TV e mais espaço para o estilo, temos grandes festivais pelo mundo. Vocês acreditam que vivemos novamente um momento favorável para o Hard/Metal, claro, talvez não chegará a tanto, mas poderá chegar perto novamente num momento como foi nos anos 80? Como vocês veem o futuro do estilo?
Marco Lambert: Tudo isso que está acontecendo com o Metal, principalmente quando atinge a mídia que não é especializada no assunto, é de extrema importância, mas ainda é muito pouco para resolver o problema. Eu acho que hoje em dia, existe muito mais público de Metal, muito mais bandas, festivais e facilidade em adquirir produtos e informações sobre as bandas, coisas que faltavam nos anos 80. A cena nunca foi fácil, mas atualmente temos que suar mais ainda a camisa pra conseguir alguma coisa, principalmente as bandas brasileiras. 



O Brasil hoje é rota obrigatória em turnês das bandas de fora, ou seja, mercado existe. Mas é claro, não adianta ficar reclamando e não fazer nada. As bandas brasileiras precisam fazer sua parte, que é gravar um material com qualidade, e trabalhar intensamente para fazer shows com a mesma qualidade do disco. Obviamente, o público tem que apoiar cada vez mais o Metal nacional, e os produtores organizarem shows em que haja respeito com as bandas e principalmente com o público.

RtM: Marco, conte um pouco pra gente sobre como começou a tocar, suas influências como guitarrista.
Marco Lambert: Comecei a tocar com 17 anos, e iniciei meus estudos sozinho, nunca tive aulas de guitarra ou violão. Pouco tempo depois montei uma banda com uns amigos. Isso já faz um bom tempo rsrsrsrrsrs. Passei por diversas bandas, e toquei diversos estilos musicais antes de entrar de cabeça no Metal, apesar de sempre ter sido fã no estilo.



Em 2001 formamos a Vandroya, e foi um grande desafio pra mim, pois nunca havia tocado Heavy Metal com uma banda. Em 2010 fui convidado a fazer parte da Soulspell Metal Opera. Sobre minhas influencias, os guitarristas que eu mais gosto de ouvir tocar são John Petrucci (Dream Theater), Paul Gilbert (Mr. Big), Nuno Bettencourt (Extreme), Edu Ardanuy (Dr. Sin), Yngwie Malmsteen e Zakk Wylde.

RtM: Para a Daísa, a gente já perguntou em uma entrevista anterior (leia AQUI) a respeito das suas influências, então vou querer saber quais vocalistas da nova geração você admira, e com quem gostaria de dividir os vocais num próximo álbum, seja do Vandroya ou Soulspell?
Daísa Munhoz: Você sabe que eu só ouço velharia, né? Meus heróis estão todos no passado e eu quase nunca sei o que está rolando de novo para falar que eu admiro.  Mas sei que tem muita coisa boa acontecendo e eu destacaria a Fernanda Lira, da Nervosa. Ela tem muita técnica, vocês precisam ouvi-la cantar outros estilos que não só Thrash Metal.

A própria Fernanda também me apresentou uma banda chamada Fire Strike, que tem uma vocalista com um alcance absurdo. É um som bem oitentista; eu ficaria de olho neles. Mas quanto a dividir os vocais numa possível gravação, os nomes continuam os mesmos desde a minha primeira entrevista para o RtM: Anne Wilson e Russell Allen.

RtM: Lembro também que a Daísa estava treinando boxe. Como estão os treinamentos? Continua ainda praticando? E Você Marco? Tem treinado algo para o caso de ter de se defender? Heheheeheh!
Marco Lambert: Eu sempre tive muita vontade de praticar alguma luta, mas o tempo foi passando e eu nunca fui atrás. Admiro muito o Aikido e o Jiu Jitsu, mas infelizmente não tem como eu entrar para uma academia, acho que é um tanto quanto arriscado se contundir e ter que ficar parado sem tocar!!
Daísa Munhoz: Sim, eu continuo treinando e muito mais pesado agora (risos). Já incorporei o boxe na minha vida e não dá mais pra viver sem.

RtM: Obrigado a vocês pela entrevista, com certeza ainda virão muitas conquistas pela frente! Fica o espaço para sua mensagem final!
Marco Lambert: Agradecemos a vocês pelo espaço e aos amigos e fãs pelo apoio e receptividade ao nosso trabalho, estamos agendando vários shows e preparando também o clipe para a música "Why Should We Say Goodbye", que começara a ser gravado início de abril. Acompanhem os canais oficiais para novidades. Nos vemos na estrada!





Entrevista: Carlos "Caco" Garcia
Edição: Carlos Garcia
Revisão: Sir Allen
Fotos: Divulgação




Visite os canais oficiais da banda:
Site Oficial
Facebook








PROMOÇÃO EXCLUSIVA VANDROYA E ROAD TO METAL
Quer ganhar o álbum "One" autografado pela banda?
Curta a fanpage da Vandroya e do Road e acesse o álbum da promoção NESTE LINK e responda nos comentários: Qual o nome do primeiro EP do Vandroya? É Muito Fácil!
Sorteio dia 30/04/2013.


Adquira o álbum "One":
No site da banda
Na Diehard






Nenhum comentário: