quinta-feira, 21 de março de 2013

Dyingbreed: Invadindo a Cena Extrema com os Dois Pés

Grupo de São Leopoldo/RS esbanja técnica e força em EP de estreia

Trago no título a palavra “monstruosa”, não de forma pejorativa, mas sim para tentar, não sem risco de interpretação equivocada, definir o trabalho da jovem banda Dyingbreed (São Leopoldo/RS) em seu primeiro registro de estúdio.

Lançado há algumas semanas, “Killing the Image of Your God” (2013) é um EP com 4 faixas e pouco menos de 15 minutos, mas que faz um estrago que poucas vezes vi em um álbum inteiro.

Os méritos vão para esse quinteto responsável por um Death Metal trabalhado e agressivo, formado por Leonardo Schneider (vocal), Felipe Nienow e Rafael Woyciekowski (guitarras), Diego Pereira (bateria) e Lucas Cabral (baixo).


Registro inicial em estúdio mostra a que veio a banda

Abrindo o disco com a mais incisiva e rápida das faixas, “Sentenced to Death” tem tudo para se tornar um clássico do grupo (ouvindo-a fiquei pensando em como essa deve ser a faixa de trabalho para as rádios especializadas do Brasil e do mundo). “Psychotic” também não fica para trás. Crua e com riffs que lembram Krisiun, percebe-se que a dupla de guitarristas não quer saber de conversa e desfila notas rápidas e carregadas.

De modo geral, Schneider mostra que é um vocal diferenciado da maioria das bandas de Death Metal do país. Isso porque possui uma postura mais Thrash Metal, alternando vocais guturais com alguns mais gritados, mas tudo muito dosado, e o melhor, caprichando na pronúncia e permitindo que você acompanhe as letras sem problema nenhum (algo que muitas bandas negligenciam, apenas querendo soar agressivas a qualquer custo).

A atual formação da bada tem se apresentado ao vivo trazendo Ariel Boesing no posto de Rafael

“Crazy Human Experiments” segue a qualidade. Aqui, merece menção a versatilidade, velocidade e eficiência da bateria do Diego Pereira, sempre auxiliando e sendo auxiliada pelo baixo cavalar de Cabral.

Com um título desses, não podia faltar uma faixa representando-o e é com “killing the Image of Your God” que a banda gaúcha encerra seu massacre, não sem antes oferecer uma canção que junta toda a raiva possível em pouco mais de 4 minutos, música mais longa do disco. Sensacional, como todas as demais.

Embora isto não seja determinante, obviamente a banda fez uma ótima escolha em gravar seu primeiro registro no Estúdio Hurricane, em Porto Alegre/RS, à cargo de Sebastian Carsin, que fez jus à qualidade das composições. A banda acertou em não lançar um material qualquer e, mesmo o disco não sendo prensado, teve o cuidado com uma arte básica, mas macabra e encarte com as letras das músicas.

Dyingbreed está apenas iniciando sua história (embora alguns de seus membros tenham tido experiências em outras bandas), mas começa batendo no peito e invadindo a cena ao chute dizendo: “Viemos para ficar!”. Eu que não vou ficar na frente...

Stay on the Road

Texto e edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: DyingBreed
Álbum: Killing the Image of Your God (EP)
Ano: 2013
País: Brasil
Tipo: Death/Thrash Metal
Selos: Blasphemic Art/Rock Animal/Cianeto Discos

Formação (gravação)
Leonardo Schneider (Vocal)
Felipe Noenow (Guitarra)
Rafael Woyciekowski (Guitarra)
Diego Pereira (Bateria)
Lucas Cabral (Baixo)



Tracklist
01 – Sentenced to Death
02 – Psychotic
03 – Crazy Human Experiments
04 – Killing the Image of Your God

Acesse e conheça mais a banda
Soundcloud (ouça duas faixas do EP)

Nenhum comentário: