domingo, 24 de março de 2013

Resenha de Shows: Urânio Metal Fest (Porto Alegre/RS)



O domingo de 17/03/2013 marcava o primeiro Urânio Metal Festival, que trazia as bandas Rotting Christ, Tierramystica e Turisas, além da abertura do grupo gaúcho de Black Metal Sinfônico Frost Despair. O Festival foi realizado na tradicional casa de show Bar Opinião, e ao chegar no local já erá visível uma imensa fila, que indicava que teríamos um bom público para esta noite.

Algo que chamava bastante atenção na fila, era os fãs da banda Turisas, que estavam caracterizados como os membros da banda, com pinturas de guerra nos rostos. Com um pequeno atraso os portões se abrem por volta das 19h, e após alguns minutos, a banda Frost Despair terminava de passar o som para iniciar sua apresentação.

Ainda divulgando o EP "The God Delusion" a banda entra em cena com seu Symphonic Black Metal, apesar de ser bem executado, a banda não empolgou o quanto deveria, com uma presença de palco apática. É notável que a banda precisa de mais experiência ao vivo, além de também apresentarem pouco entrosamento, o que prejudicou a apresentação em certos momentos. Além das músicas do EP "The God Delusion", a Frost Despair tocou algumas composições novas que sairão no seu primeiro full lenght e encerrou sua apresentação com o cover de "Her Ghost In The Fog" do Cradle Of Filth.



Após uma rápida troca de palco, era hora de uma das atrações principais entrarem em cena, e não demora muito para Sakis Tolis (guitarra/vocal), Themis Tolis (bateria), George Emmanuel (guitarra) e Vaggelis Karzis (baixo), adentrarem ao palco com uma recepção mais do que calorosa, era visível a felicidade dos fãs em ver os gregos do Rotting Chirst pela segunda vez na capital gaúcha.

E após uma pequena intro, a banda despeja logo de cara "The Forest of N'Gai" (que pertence ao EP "Passage to Arcturo", de 1989) e um de seus clássicos atuais "Athanati Este" que faz parte do álbum "Sanctus Diavolos" de 2004. O grupo estava completamente a vontade no palco, com Sakis interagindo bastante com os presentes, além da banda toda ter uma presença de palco animal.



Dando continuidade ao show, tivemos a faixa que dá nome ao seu novo álbum "Kata ton Demona Eautou" que apesar de recente soou muito bem ao vivo e agitou a galera que já conhecia a música. Ainda tivemos uma trinca de tirar o folego com "King of a Stellar War", "The Sign of Evil Existence" e "Transform All Suffering Into Plagues" que transformou o Opinião em um verdadeiro caldeirão, com os bangers cantando a plenos pulmões.

Se aproximando do final da apresentação tivemos "Societas Satanas" (cover de Thou Art Lord), a mais do que clássica "No Serviam" e para fechar o show (que foi curto, diga-se de passagem) "Noctis Era" que pertence ao seu penúltimo álbum "Aealo" (10).



Uma apresentação curta, mas mais do que competente e eficaz, provando mais uma vez que o Rotting Christ que é uma das melhores bandas de Metal ao vivo, sem contar que é uma das melhores que a cena Black Metal já teve, além, é claro, da humildade desses grandes músicos que ganharam ainda mais meu respeito e admiração.



Mais uma rápida mudança de palco e os gaúchos do Tierramystica iniciam sua apresentação já com o público ganho, pois muitos presentes estavam ali somente para vê-los e que trazia uma novidade a estreia do novo baterista Rafael Dachary (vencedor do Hangar Day 2011 e ex-baterista das bandas Drunk Vision, Fortress e Matricidium). E após a "Intro (When a New Dawn Arrives)" (que pertence ao CD novo da banda), a clássica "New Eldorado" abre os trabalhos, com todos os presentes cantando junto, deixando visível a satisfação do grupo pela recepção.

Vale destacar a produção de palco do show, que contava com um belo telão de led ao fundo, deixando a apresentação ainda mais grandiosa. Dando sequência tivemos duas faixas inéditas que sairão no próximo álbum, "Vision of the Condor" e "Myths of Creation" que agradaram em cheio, mostrando que mais um excelente trabalho está por vir.



Tivemos ainda o cover de "Fear of The Dar" (Iron Maiden) e "Spiritual Song" que fechou a apresentação em grande estilo, deixando os presentes mais do que satisfeitos, com a banda mostrando muita competência na execução de seu Power Metal com elementos latinos.



Então era chegada a hora dos finlandeses do Turisas realizarem sua primeira apresentação em solo gaúcho, com a casa fervendo e os fãs da banda assumindo a grade, tivemos uma longa demora que gerou um certo atraso, mas que aumentava a expectativa dos bangers, pois todos estavam ansiosos pelo show de uma das maiores bandas de Folk Metal da atualidade.

E após está grande demora, o Turisas entra em cena, e impressiona pelo seu visual, seja pelas caras pintadas como guerreiros ou por suas vestimentas medievais e rústicas, deixando uma impressão visual incrível. O show abre com "The March of the Varangian Guard" e "Take the Day", com todos acompanhando a banda, cantando junto em seus refrões épicos e grudentos.



A presença de palco dos músicos também era algo impressionante, se entregando de corpo e alma ao show, com performances e interpretações fantásticas e teatrais, o que deixava o público cada vez mais empolgado e quando o clássico "One More" foi executado, foi aí que o Opinião estremeceu de vez, com todos cantando seu refrão como se fosse um chamado para guerra, com certeza um dos momentos mais marcantes da apresentação.

Com o público na mão e que gritava o nome da banda a todo instante, tivemos a bela "Miklagard Overture", a épica e empolgante "Stand Up and Fight" e o clássico absoluto "Battle Metal" com seu refrão cantado com os punhos no ar.



E para fechar a apresentação "Rasputin" (cover de Boney M.), que fez todo o Opinião cantar junto com a banda em clima de descontração. 

Assim, mais uma noite de Heavy Metal chega ao seu fim em Porto Alegre. Fica agradecimentos a Produtora Urânio, que nos recebeu imensamente bem e nos deu todo o suporte necessário para cobertura.

Agora nos resta aguardar a 2° edição.


Texto e edição: Renato Sanson
Revisão: Eduardo Cadore
Fotos: Aline Jechow

Nenhum comentário: