quinta-feira, 14 de março de 2013

Optical Faze: Disparando Um dos Melhores Álbuns de 2013


Banda de Brasília abre 2013 com grande lançamento

O conceito de algo bom tende a ser relativo. Gosto não se discute, costumam dizer. Mas a verdade é que para quem respira Metal, é inevitável não exaltar esse tipo de música e ao ver uma pancada de bandas com o Metal  batendo no peito, especialmente no Brasil, faz você ter certeza de que há uma cena de qualidade inquestionável.

Destas bandas que conheci nos últimos meses, provavelmente a Optical Faze é uma das mais surpreendentes. Não que o som apresentado em “The Pendulum Burns”, que foi lançado este ano via Ms Metal Records numa edição digipak muito completa (arte impressionante de Michal Karcz), seja revolucionário, mas, em termos de Brasil, a sonoridade calcada num Thrash/Death “melódico”/Heavy moderno, mais ou menos nos moldes do som feito por bandas suecas como In Flames e Soilwork, assim como o chamado Tharsh Metal “Moderno”, colocam a Optical Faze num patamar de destaque.

É nítido o cuidado em fazer composições fortes, sem grandes firulas, mas com boas variações de clima, grande mérito para os teclados de Pedro Gabriel, diferenciados, com certeza. Além disso, ajudou bastante ter um produtor do gabarito de Rhys Fulber, que assina trabalhos de bandas como Fear Factory e Paradise Lost, com este disco tendo sido gravado em Los Angeles, Estados Unidos.

As guitarras, elemento muito importante e que saltam aos ouvidos já de cara, são méritos de Jorge Rabelo e Marcelo Araújo, este último sendo responsável por ótimos vocais, fortes e com fôlego, nos moldes de grandes nomes da cena mundial como Björn “Speed” Strid (Soilwork) e Robb Flynn (Machine Head).

Quinteto afiado em composições que trazem uma veia pulsante moderna

A cozinha da banda merece mais do que o adjetivo “eficiente”, pois mostra uma dupla coesa. Renato de Souza mostra toda sua habilidade em viradas rápidas, bumbos cadenciados, tudo dosado para ir de encontro à melodia e peso da banda, assim como Vicente Júnior, que com seu baixo traz mais peso ao grupo.

Músicas que impressionam pela qualidade logo de cara incluem a faixa de abertura “Trail of Boold” (assista o vídeo clipe abaixo), “One Way Path”, “Lie to Protect” (chega a nos remeter à fase áurea do Fear Factory). Mas são as faixas mais longas, como “Mindcage” (trazendo um som mais arrastado) e “Moment of Nothing” (minha preferida) que mostra a grandeza dessa banda que já possui anos de trajetória.

Se depender do que a Optical Faze apresenta em “The Pendulum Burns”, podemos ter certeza que já conhecemos um dos melhores lançamentos do ano (figurará nas melhores listas da mídia especializada) e que a banda irá “incomodar” muito na cena. Fique de olho e ouvidos bem abertos!

Stay on the Road

Texto e edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação e Alessandro Dantas




Ficha Técnica
Banda: Optical Faze
Álbum: The Pendulum Burns
Ano: 2013
País: Brasil
Tipo: Thrash Metal Moderno
Lançamento: Ms Metal Records
Distribuição: Voice Music
Assessoria: Ms Metal Press

Formação
Mateus Araújo (Vocal e Guitarras)
Jorge Rabelo (Guitarras)
Vicente Júnior (Baixo)
Renato de Souza (Bateria)
Pedro Gabriel (Teclados)



Tracklist
1. Trail of Blood
2. Pressure
3. Moment of Nothing
4. One Way Path
5. Lie to Protect
6. Mindcage
7. Carved
8. Red Sun
9. The Collapse
10. Ghost Planet
11. Never Let me Down Again
12. Tiede

Acesse e conheça mais sobre a banda

Assista ao vídeo clipe official “Trail of Blood”


Nenhum comentário: