quinta-feira, 7 de março de 2013

Iced Earth: DVD Gravado no Chipre Promete Trazer Banda na Sua Melhor Fase

“Live In Ancient Kourion” já tem data de lançamento. Foto: show de gravação do DVD

Mesmo que pareça clichê, o Iced Earth, sobretudo o líder e dono da banda Jon Schaffer (guitarra e vocais de apoio), está sorrindo a toa com o sucesso dessa nova fase.

Para quem não conhece, Iced Earth é uma banda norte-americana que ficou mundialmente conhecida com clássicos do Thrash/Heavy Metal (mais especialmente neste último) na voz de Matthew Barlow, vocalista que gravou 5 álbuns entre os anos de 1995 e 2001, para depois deixar a banda, sendo substituído por ninguém menos que o ex-vocalista do Judas Priest, Tim Owens.

Embora com um nome muito cogitado para outras bandas, mesmo com a qualidade e potência de Owens, a verdade é que os fãs mais tradicionais sempre afirmaram: Barlow é a voz do Iced Earth, e mesmo dois bons álbuns (“The Glorious Burden”, de 2003, foi o maior sucesso comercial da banda e “Framing Armageddon” foi citado por muitos como um dos melhores discos de 2007), a volta de Barlow estava anunciada, seguindo-se uma turnê europeia e norte-americana, para lançarem já em 2008 “The Crucible of Man (Something Wicked Part II)” que, talvez pela primeira vez, pode ter decepcionado os fãs do vocalista. A voz de Barlow estava lá, mas faltou maior inspiração às composições, o que não tira o mérito da banda, mas definitivamente o álbum não foi aquilo tudo que esperávamos.

Mas, problemas pessoais e o interesse em não se envolver tão seriamente com a banda (um dos motivos da sua primeira saída), fizeram com que Barlow decidisse abandonar a banda (e agora definitivamente) e esta, após o histórico e derradeiro show no Wacken Open Air 2011 (assista ele completo clicando aqui), se viu mais uma vez em busca do substituto para o insubstituível.

Atual formação da banda: durante a tour mundial, o baixista Luke Appleton entrou no grupo

Mas a espera acabou com o anúncio de Stu Block, então vocalista da banda mediana Into Eternity (embora estivesse a cada lançamento aumentando sua evidência), e a chegada de “Dystopia” em 2011, aclamado álbum pela crítica e, diferentemente do que aconteceu em 2003, também pelo público, que gostou tanto da postura do jovem frontman, quanto da qualidade de sua voz, que impressionou por se encaixar tanto nos graves de Barlow quanto nos agudos de Owens, salvo as devidas proporções, é claro.

A verdade é que “Dystopia” figurou nas principais listas de melhores discos de 2011 e o sucesso comercial levou a banda a locais jamais visitados antes, incluindo uma turnê um pouco maior no Brasil (e a capital gaúcha teve sua primeira oportunidade de assistir Schaffer e cia em ação, cuja matéria você confere aqui).

Novo DVD (1º como headliner) é aguardado ansiosamente pelos fãs

E como ousadia pouca é bobagem, escolheram a apresentação na ilha de Chipre em 19 de agosto de 2012,  para gravar seu novo DVD, este prometendo duas horas e meia de canções, dentre clássicos de todas as fases, assim como o set list do novo álbum.

A data para lançamento de “Live In Ancient Kourion” será 15 de abril de 2013 e será uma novidade para a própria Century Media, já que é o primeiro Blu-Ray a sair pela gravadora.

Para ter um gostinho do que podemos esperar desse show histórico, você acompanha no trailer oficial abaixo. 

Texto e edição: Eduardo Cadore
Revisão: Renato Sanson
Fotos: Divulgação




O provável setlist está relacionado abaixo:

01 - Dystopia
02 - Burning times
03 - Angel's Holocaust
04 - Slave To The Dark
05 - V
06 - When The Night Falls
07 - I Died For You
08 - Invasion (Intro)
09 - Motivation Of Man
10 - Setian Massacre
11 - Stormrider
12 - Pure Evil
13 - Wolf
14 - Dark City
15 - End Of Innocence
16 - Dracula
17 - Ten Thousand Strong
18 - Anthem
19 - Declaration Day
20 - Days of Rage
21 - Melancholy (Holy Martyr)
22 - In Sacred Flames (Intro)
23 - Boiling Point
24 - Damien
25 - Watching Over Me
26 - Dante's Inferno
27 - Iced Earth
28 - The Hunter

Nenhum comentário: