domingo, 24 de março de 2013

Eutanos: Viva el Metal Negro de América del Sul




Confesso que por total ignorância da minha parte não conhecia o trabalho da horda equatoriana Eutanos, mas foi na última edição do festival Zoombie Ritual que eu presenciei a pancadaria e a força que o Black Metal latino apresenta, tanto é que ao final do show adquiri esse material, e recomendo para qualquer headbanger fã do estilo mais extremo.

"Majesta Sancta Frigoriis Exterminum" (2011) é impressionante em muitos aspectos, primeiramente sua arte gráfica que consegue ser sarcástica e ao mesmo tempo provocativa, atentando também ao material utilizado, uma espécie de papel cartão dobrado em três partes e ainda com a letra das músicas, uma ideia simples, mas muito legal que devia ser adotada aqui no país.

Vale dizer que o Black Metal feito pela Eutanos não lembra em nada a famigerada cena norueguesa, pois o que se encontra aqui são blasfêmias declaradas com vocais gritadíssimos (lembrando os melhores momentos do Dani Filth nas antigas), aliados a grandes doses de Death Metal e até alguns momentos de Hardcore e música regionalista, mas sem abrir mão do peso um segundo sequer, e tudo em espanhol o que dá um ar original para a obra. Não posso deixar de citar a produção feita pelo vocalista da banda James Peterson, pois ela não é 100% cristalina e aí está a grande sacada, pois não abriu mão da brutalidade da coisa toda.


Então coloque o CD pra rodar e tenha sua casa invadida pelos demônios latinos americanos, que após uma hilária intro abre espaço para "Pecador", um massacre que é interrompida por "Sensaciones Neuromusculoesqueléticas". Nessas duas você já arrebentou sua cabeça na parede e tem a impressão que o vocal esta possuído, além de uma cozinha que dá uma levada precisa e violenta e uma dupla de guitarras super em sintonia, e só estamos nas duas primeiras músicas.

Disparado "Cristi ANO" é minha favorita, sua letra é um deboche e a batera destrói no pedal duplo, sendo  que o que vem depois é ainda mais nocivo para ouvidos não iniciados "Drogas Armagedon Sexo y Alkohol" (um hino) e "Venganza", uma das mais desgraçadas.

"Cielo... Infierno" vem com andamentos mais cadenciados e bem trabalhado, ao final uma faixa escondida para quem manja de espanhol, vale ouvir bem atento, pois o que os caras fazem aqui é de uma heresia tamanha.

Ao ouvir esse trabalho tive a mesma sensação pós show do Zoombie Ritual. Ouça, pois aqui é Metal de verdade, não importa o continente e sim a essência e o culto ao Metal negro.


Texto: Luiz Harley 
Edição/revisão: Renato Sanson/Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação


Ficha Técnica
Banda: Eutanos
Álbum: Majesta Sancta Frigoriis Exterminum
Ano: 2011
País: Equador
Tipo: Black Metal


Formação:
James Peterson (Vocal)
David Armas (Guitarra)
Oycangi Rayosfrio (Guitarra)
Efrain Granizo (Baixo)
Nicolas Breilh (Bateria)




Tracklist:
01. Pecador
02. Sensaciones Neuromusculoesqueléticas
03. Cristi ANO
04. Preludio a la Nemesis Humana (Danza Bajo la Sangre de los que Cuelgan)
05. Drogas Armagedon Sexo y Alkohol
06. Maniaco
07. Venganza
08. Maquina de Matanza
09. Cielo... Infierno
10. Perra Loba Zorra Puta Bastarda Golfa Iglesia Fishfica Creencia

Acesse e conheça mais a banda

Nenhum comentário: