terça-feira, 26 de março de 2013

Os Reis Que Não Perdem a Majestade: Saxon e o Espírito Vivo da NWOBHM

Grande nome da NWOBHM lança álbum candidato a clássico


Não é nossa pretensão ministrar uma aula de história, mas é inevitável, ao se falar de Saxon, não dizer que o grupo, desde o início dos anos 80, foi um dos pilares da chamada New Wave of British Heavy Metal (NWOBHM), que mundialmente conhecida ficou pelo sucesso comercial de outra banda, Iron Maiden.

De lá para cá, muitas dessas bandas acabaram, outras estão voltando, outras seguem mantendo-se fiéis ao estilo de Heavy Metal britânico. Dessas, Saxon é a mais significativa e que não abandonou suas raízes.

Vídeo clipe de "Sacrifice" é um dos melhores de toda carreira da banda

Com “Sacrifice” (2013), o grupo de Biff Byford (vocal) e cia, que vinha fazendo jus ao seu legado nos últimos lançamentos, conseguiu, mais uma vez, mostrar que experiência e maturidade fazem, sim, a diferença entre se ter um disco com composições fracas ou canções aspirantes a clássicos.

Lançado em 1º de março, o álbum traz 10 canções inéditas e embora apresente uma introdução desnecessária (talvez o único erro do álbum, mas que não compromete em nada o resultado final, claro), traz de cara a faixa-título que, além de ser o carro-chefe do álbum, também é a música de trabalho, com um vídeo clipe digno da história dos britânicos (assista abaixo).

“Made in Belfast”, “Warriors of the Road” (esta uma homenagem à Ayrton Senna, como revelou a banda), “Stand Up an Fight” e “Walking the Steel” são algumas que merecem atenção e deverão estar fazendo parte dos shows da banda. Fechando o disco, a veia Rock & Roll pulsa mais forte com a excitante “Standing In A Queue”.

O trabalho de guitarras, aqueles riffs clássicos, estão todos aqui, com méritos para a dupla das cinco cordas Paul Quinn e Doug Scarratt, pouco citados entre os melhores guitarristas do Metal mundial, colocam emoção nas dedilhadas. De forma semelhante, o baterista Nigel Glockler e o baixista Nibbs Carter estão exatamente aonde nasceram para estar: fazendo uma cozinha que transborda feeling.

Biff Byford, provavelmente o membro mais reconhecido da banda, em ótima fase

Byford, sem comentários excessivos, pois é a figura mais representativa da banda e, mesmo que você não saiba o nome de nenhum dos demais integrantes, já ouviu falar desse simpático velhinho que, mais de 30 anos depois, ainda mantém a força dos shows iniciais e dá um show com sua voz única (inclusive participando do novo álbum do Avantasia). 

A produção dividida entre Byford e Andy Sneap (produziu trabalhos de bandas como Accept, Megadeth, Nevermore, etc) deram ao disco um véu mais contemporâneo que, ao lado do Heavy Metal clássico do quinteto, deixam “Sacrifice” ser um forte candidato a ser lembrado nas principais listas de melhores de 2013 ao fim deste ano. 

Ainda temos que comentar que o álbum traz um CD bônus, com o grande atrativo de trazer a clássica “Crusader” numa releitura com orquestra (nenhuma novidade, mas ficou bastante interessante), além de releituras acústicas, sendo que “Requiem (We Will Remember)” ficou ainda mais linda nessa roupagem.

Saxon, pode não lotar arenas em todos os shows, tampouco ser lembrado por todos os headbangers, mas certamente não decepciona o fã álbum a álbum e isso já é mérito para entrar para a eternidade.

Texto e edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Saxon
Álbum: Sacrifice
Ano: 2013 
País: Inglaterra
Tipo: Heavy Metal “Tradicional”
Gravadora: UDR Music

Formação 
Biff Byford (Vocal)
Paul Quinn (Guitarra)
Doug Scarratt (Guitarra)
Nibbs Carter (Baixo)
Nigel Glockler (Drums)



Tracklist
01. Procession
02. Sacrifice
03. Made In Belfast
04. Warriors of the Road
05. Guardians of the Tomb
06. Stand Up and Fight
07. Walking the Steel
08. Night of the Wolf
09. Wheels of Terror
10. Standing In A Queue

Assista ao video clipe de “Sacrifice”


Confira “Crusader” em roupagem orquestrada

Nenhum comentário: