quinta-feira, 7 de março de 2013

Fortress: Acreditando na Evolução




Uma das mais proeminentes bandas da nova geração do Metal da região sul, a Fortress, lançou em fevereiro 3 canções inéditas que compuseram seu EP chamado “América”, gravado em dezembro em Florianópolis, Santa Catarina.

Mas a novidade não é apenas um novo lançamento. A banda trouxe letras em português, com o senso crítico já conhecido do grupo, além de uma sonoridade que se aproximou ainda mais do Metalcore feito pela nova geração nacional, além do novo baterista William Guedes que estreia na banda em estúdio.

"Com seu progresso veio retrocesso/consumiram nossos conhos!"


Antes que os desavisados pensem que o rótulo limita a qualidade do grupo, engana-se, pois a banda formada por Marcelo Zibetti (vocal), Marcelo Rosa (guitarra), Pierre Buchmann (baixo e backing vocals), Alvim Ferreira (guitarra) e William Guedes (bateria), mostra que é possível unir força, energia, peso e técnica em faixas certeiras, com solos de guitarra e refrãos grudentos.

O EP começa com a faixa “América”, trazendo dedilhado de violão, com narração de Felipe Pacheco, além da gaita de Marcos “Gaitero” Tottene, que fez um trabalho primoroso, que finaliza a faixa como a melhor do EP. Tem tudo para figurar nos shows do grupo como uma das mais esperadas, pois ao vivo deve ficar ainda melhor.

(Da esq. p/dir.): Buchmann, Guedes, Zibetti, Rosa e Ferreira

Em seguida, ouve-se “Vidas Vazias”, que começa com muito peso, trazendo os vocais de Dijjy Rodrigues, da banda Ponto Nulo no Céu, que reforçou os elementos dessa sonoridade atual da banda, com a mescla da melodia com os vocais fortes e letras acusatórias. 

Fechando essa trinca de novas canções, “Dogma” traz grandes riffs de guitarra, sendo essa a faixa que menos estranhamento poderá causar. Os elementos da banda estão bem presentes e, à exemplo das canções anteriores, mostra que a Fortress tem capacidade de criar ótimas composições sem soar datada ou “mais uma” nessa cena já abarrotada de grupos fazendo um som mais moderno, mas que esquecem a importância de bons riffs e solos, além de letras que contribuam para a reflexão, e isso a Fortress sempre soube fazer. A prova, para quem não entende inglês, está neste EP.

Se dependesse de mim, a banda seguiria nesta proposta em português, com letras revolucionárias e uma pegada mais moderna (mantendo esta ótima produção de Adair Daufembach). Agora é esperar e ver o que o grupo prepara para o futuro e ir curtindo o EP (que você pode baixar legalmente pelo site da banda logo abaixo).

Stay on the Road

Texto e edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Fortress
EP: América 
Ano: 2013 
País: Brasil
Tipo: Prog Metal/Metalcore
Selo: Independente

Formação
Marcelo Zibetti (Vocal)
Marcelo Rosa (Guitarra)
Pierre Buchmann (Baixo)
Alvim Ferreira (Guitarra)
William Guedes (Bateria)



Tracklist
01 – América
02 – Vidas Vazias
03 – Dogma

Acesse e conheça mais sobre a banda
Hotsite (para fazer download)
Facebook

Ouça "América"



Nenhum comentário: