sexta-feira, 15 de março de 2013

Helloween: Equilíbrio Certeiro


16º álbum da lendária banda alemã acerta os ponteiros

Muitas dúvidas pairavam sobre o novo lançamento dos alemães do Helloween, pois desde que iniciou esta "nova fase" mais pesada e agressiva, apesar de termos bons lançamentos, ainda faltava alguma coisa para emplacar. Desde "Rabbit Don't Come Easy" (2003), a banda deixou um pouco de lado suas melodias grudentas e cativantes que levaram o grupo ao topo no final dos anos 80 e começo dos 90, para ter uma abordagem mais direta e agressiva.

Antes do lançamento de "Straight Out of Hell" (2013), tivemos o single "Burning Sun" que deixou até mesmo o fã mais otimista decepcionado, pois as músicas escolhidas para está prévia são no minimo fracas (será que era apenas um golpe de marketing?).

Então a expectativa sobre "Straight Out of Hell" era de álbum mediado ou péssimo, porém posso dizer que mordemos a língua, quem sabe as músicas fracas escolhidas para o single foram realmente de propósito, já que o novo trabalho se mostra revigorado, grandioso e com bons toques de modernidade e o melhor: com muitas melodias cativantes e grudentas.

Cerca de uma década com formação estável

Fazia tempo que não ouvia um álbum do Helloween tão cativante e empolgante, seja nos riffs menos pesados e mais melódicos, aos solos com duetos maravilhosos e melodias que encantam na primeira ouvida. Outro ponto que contribuiu para o álbum foi o baterista Dani Loeble ter pisado um pouco no freio, ter diminuído a velocidade e estar mais harmonioso, com levadas mais simples e diretas.

Claro que o álbum continua com o peso excessivo, porém com as composições mais equilibradas, lembrando em vários momentos o Helloween dos anos 90. Andi Deris é um destaque a parte, sua voz está em plena forma, sendo uma das melhores performances do vocalista desde que ingressou na banda.

A trinca inicial do álbum com "Nabataea", "World of War" e "Live Now!" é de tirar o folego, riffs cavalgados, belas melodias, bumbos incansáveis e linhas vocais excelentes, sem contar os refrões que fazem você sair cantando junto.

Andi Deris (centro) apresenta uma de suas melhores performance em estúdio

Outros destaques ficam por conta da a faixa titulo, bem na linha Power Metal alemão com suas melodias clichês e refrão mais do que grudento (ao vivo deve funcionar muito bem),  e a moderna e pesadíssima "Asshole", sendo diferente de todo trabalho.

Ainda temos os momentos menos empolgantes do álbum, como a desnecessária "Wanna Be God" e a fraca "Burning Sun" (ambas do single "Burning Sun"), que não tiram o brilho do álbum, mas que também não somam em nada.

O Helloween inicia 2013 com tudo, depois de longos anos conseguiu lançar novamente um álbum relevante a sua gloriosa carreira, está longe de ser um dos melhores trabalhos dos alemães, porém mostra que o Helloween ainda tem muita lenha para queimar.


Texto e edição: Renato Sanson
Revisão: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Helloween
Álbum: Straight Out of Hell
Ano: 2013
País: Alemanha
Tipo: Power Metal

Formação
Michael Weikath (Guitarra)
Andi Deris (Vocal)
Markus Grosskopf (Baixo)
Sascha Gerstner (Guitarra) 
Dani Loeble (Bateria)



Tracklist
01. Nabataea 
02. World of War
03. Live Now! 
04. Far from the Stars
05. Burning Sun 
06. Waiting for the Thunder
07. Hold Me in Your Arms
08. Wanna Be God
09. Straight Out of Hell
10. Asshole
11. Years 
12. Make Fire Catch the Fly
13. Church Breaks Down
14. Another Shot Of Life (Bonus Track)
15. Burning Sun (Hammond Version) (Bonus Track)

Acesse e conheça mais a banda


Assista ao vídeo clipe oficial "Nabataea"

Nenhum comentário: