quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

“Fallen”: Burzum Mais Atmosférico, Mas Sem Perder a Agressividade


Como diria minha avó: “Quem é rei, nunca perde sua majestade” e no Metal, com raras exceções (alguém ai pensou Metallica), essa regra se aplica. Pois bem, todo esse momento de filosofia foi inspirado para comentar o álbum “Fallen” do Burzum.

Para quem, assim como eu, é um fã de Black Metal, conhece bem a história da banda do Inner Circle e porque Vikernes foi preso. Pois bem, 2010 foi a volta da banda com o pomposo e enfadonho álbum “Bellus”. É um bom álbum, mas nós, fãs das antigas, queríamos o peso da época do “Askes”. Então, “Fallen” atende esse desejo, porém mais atmosférico, ou seja, mais uma vez Vikernes surpreende.

Primeiramente, vale lembrar que o álbum oficialmente sai em março mas a net deu uma antecipada. Porém, uma visita no site oficial você encontra apenas algumas informações como o nome traduzido das letras, que estão ai em baixo.

Título em norueguês – Título traduzido

Fra Verdenstreet - From The World Tree [Da árvore do mundo]
Jeg Faller - I Am Falling [Estou caindo]
Valen - Fallen [Caído]
Vanvidd - Madness [Loucura]
Enhver Til Sitt - Each Man To His Own, que significa “Cada um recebe o que merece"
Budstikken - The Message [A Mensagem]

Til Hel Og Tilbake Igjen - To Hel And Back Again [Ir até o inferno e voltar].

Mas, enfim, o que você vai encontrar no cd:

No total são 7 faixas extremamente longas, mas que em nenhum momento se tornam cansativas, com exceção de “Til Hel Og Tilbake Igjen”, que fixa uma batida minimalista repetitiva que dá vontade de voltar para “Fra Verdenstreet”, ou “Jeg Faller”, já que a primeira é uma introdução (mas que cria o clima para a seguinte).

Os riffs continuam sendo hipnóticos, roucos, repetitivos até, um pouco fáceis, só que para surpresa geral aparecem dedilhados e momentos mais intricados (para o padrão Burzum, é claro). Ouça a faixa “Valen” para comprovar o mesmo.

Já a cozinha continua na mesma desde... desde sempre, afinal, Burzum é uma “one man band” e vamos combinar que por mais que você seja um “True Black Metaller From Hell” nunca poderia afirmar que Varg é um ótimo baterista ou baixista, então as levadas são simples e meio preguiçosas, por assim dizer.

E os vocais, se antes eles lembravam o Corvo do programa do Mion há muitos anos atrás (alguém lembra?), hoje eles estão bem mais trabalhados e vocais limpos e muito bonitos. Escute “Fra Verdenstreet” para comprovar.

Resumindo. “Fallen” é Burzum na sua melhor essência. Vale muita a pena ouvir esse CD e em março comprar o original, porque você estará ouvindo um dos melhores álbum de 2011.


Texto: Harley

Revisão do texto: EddieHead

Fotos: Divulgação


Varg Vikernes quando estava preso

Confira a visão do próprio Varg Vikernes sobre o álbum:

“Musicalmente falando, "Fallen" é como uma mistura de "Belus" e de algo novo, inspirado mais pelo álbum de estreia e por "Det Som Engang Var", do que por "Hvis Lyset Tar Oss" ou "Filosofem". O som é mais dinâmico – fizemos a masterização do álbum como se fosse de música clássica – e fiz um som mais experimental do que em “Belus”, em todos os aspectos. Em termos de letras, é similar ao álbum de estreia, no sentido de ser mais pessoal e enfatizar questões existenciais. Porém, o tom mitológico de “Belus” ainda se faz presente. Eu também incluí algumas faixas de música ambiente – uma introdução curta e uma conclusão mais longa.

A figura na capa de "Fallen" é parte de uma pintura, "Élégie" ("Elegia"), de William Adolphe Bouguereau.

PS. Sim, tanto "Fallen" e "Valen" são traduzidos para o inglês como "Fallen" [“Caído”].

"Fallen" será lançado mundialmente pela Byelobog Productions, em 7 de março de 2011.

Janeiro de 2011”.

Nenhum comentário: