sábado, 26 de fevereiro de 2011

Luto Total no Grindcore: Morre Phil Vane

A despedida da banda em seu site
É com extremo pesar que eu escrevo as linhas abaixo. Sabe aqueles boatos de internet que você quer que não seja verdade, mas quando a fonte é oficial uma mistura de tristeza e luto toma o ambiente, pois foi esse o clima que todos os fãs de Grindcore passaram nessa ultima terça e quarta feira (22 e 23 de fevereiro).

Sendo um dos membros da formação clássica do Extreme Noise Terror, dividindo os vocais com Dean Jones, podemos afirmar que eles foram um dos grandes responsáveis pela consolidação do Grindcore ao lado do Napalm Death, sendo muito freqüente a troca de músicos entre ambos, como o baterista Nick Harris.

A banda em seu auge

Com uma sonoridade inicial que se baseava no Punk, mas a banda acabou vendo que seu som era muito mais extremo e sujo, sendo logo associado aos grupos mais extremos de Crust, no seu lançamento “Peel Sessions” do ano de 1985 e um dos grandes responsáveis por essa agressividade, eram os vocais duo de Dean e Phil.

A formação mais clássica e característica ficou junta até 1995, com uma carreira ascendente e participando até mesmo do “Britsh Awards” em 1992, onde provocam um grande frenesi coletivo ao simularem que metralhavam a platéia, causando forte comoção após a atribuição dos prêmios.

Sofrendo alterações para o lançamento do álbum “Damage 381”, ainda pela gravadora Earache Records, contavam com Was (ex: Cradle Of Filth) na bateria e Barney Greenway (Napalm Death/ex-Benediction) nas vozes. Novamente a banda troca de formação em 1999 e em 2001 sai o álbum “Being And Nothing”. Com um direcionamento mais influenciado pelo Death Metal, a banda agora contava com o ex-Cradle Of Filth, Gian Pyres.

Entretanto, Phil continuava a participar de algumas turnês com a banda, sendo que a mesma roloy no Brasil em 2010.

A noticia do seu falecimento, primeiramente, apareceu no Twitter do João Gordo (grande admirador da banda), sendo que logo depois foi confirmada pelos membros da banda que postaram uma mensagem no seu site oficial.

Dean e Phil em show recente

Ainda não foi dado mais detalhes acerca das causas da morte, porém, fontes afirmam que foi um AVC (acidente vascular cerebral) que acometeu o vocalista enquanto dormia, entretanto a banda não deu mais declarações do assunto, pedindo um momento de privacidade, sendo que nem mesmo foi afirmado se eles continuarão na ativa.

Para os fãs, só resta agradecer pela agressividade que recebemos de presente em todos esses anos.

Texto: Harley

Revisão do texto: EddieHead

Fotos: Divulgação

Ouça a banda em http://www.myspace.com/extremenoiseterroruk

Nenhum comentário: