terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Ralf Scheepers em Álbum Solo: Muito de Primal Fear, Muito de Heavy Metal

Vocalista tem uma das vozes mais potentes da atualidade

Um dos grandes vocalistas do Metal resolveu lançar seu primeiro disco solo em paralelo com a sua banda. Ralf Scheepers, vocalista e fundador há mais de 13 anos da banda alemã Primal Fear, esteve envolvido nos últimos meses na composição e gravação de eu primeiro disco solo.

Simplesmente chamado “Scheepers” (2011), o álbum saiu este mês de fevereiro via Frontiers e tem agradado aos fãs da banda Primal Fear.

Para quem não conhece, Ralf Scheepers começou gravando com a banda Tyran’ Pace (foram três discos) nos anos 80, passando a integrar o Gamma Ray quando Kai Hansen (recém saído do Helloween) montou a banda no final dos anos 80, período em que o vocalista passou a ter um grande reconhecimento com sua voz potente e aguda, nos moldes dos vocais de Rob Halford.

Curiosamente, o vocalista era o mais cotado para substituir Halford no Judas Priest (quando teve sua saída anunciada na primeira metade dos anos 90), mas ficou a ver navios, levando-o a montar o Primal Fear para não ficar parado quando deixou o Gamma Ray (alegava que Kai estava começando a cantar como vocalista principal em várias músicas do grupo).

A proposta do Primal Fear ficava entre um Heavy Metal e o Power alemão, fazendo seus primeiros discos soarem mais “crus” e rápidos, ao passo que nos últimos lançamentos, aumentara o peso e incluíra elementos novos, como grandes sinfonias e alguns hits comerciais.

O vocalista detonando em show do Primal Fear

“Scheepers” foi produzido pelo colega de banda Matt Sinner (também da banda Sinner) e, além deste tocar baixo no disco, há a presença do guitarrista do Primal Fear Magnus Karlsson, que também assina algumas passagens de baixo, teclados e até banjo (!). Além de Alex Beyrodt (Silent Force, Sinner), que também já passou pelo Primal Fear.

Com isso, aliado ao vocal já característico, o que temos é um disco com muito de Primal Fear. Geralmente os músicos começam a trabalhar em discos solos para mudar a sonoridade que praticam (ou praticavam) na sua principal banda (vide o próprio Halford e Bruce Dickinson, por exemplo). Mas isso não acontece aqui.

O álbum, em suas 12 faixas, traz uma sonoridade mais Metal, embora com os sempre presentes bumbos-duplos do Power Metal, aqui comandados por ninguém menos que Snowy Shawn (Therion, Mercyful Fate, Dream Evil, Dimmu Borgir, dentre muitos outros).

Lembra mais os primeiros discos do Primal Fear, como “Nuclear Fire” (2001) e “Black Sun” (2002), já que foca em ótimos riffs de guitarra bem Heavy Metal, executados também por grandes nomes que dão o ar da graça no álbum, como Metal Mike (Halford), Sander Gommans (After Forever), Victor Smolski (Rage) e o ex-colega Kai Hansen (Helloween, Gamma Ray).

Mas uma das principais participações é do vocalista Tim “Ripper” Owens (Beyond Fear, Iced Earth, Charred Walls of the Damned. outros). Ironicamente ou não, Owens foi o escolhido para novo frontman do Judas Priest naquela história que comentei acima.

Scheepers e Owens em bate papo

A verdade é que se estabeleceu uma amizade de Owens com toda a banda e nada mais natural que dois dos maiores vocalistas da atualidade se juntassem para “se divertir” num mesmo álbum.

Dessa parceria saiu “Remission of Sin”, uma das melhores do disco, por apresentar principalmente um dueto dos vocalistas. Ambos cantando agressivamente, poderia até ser um “tributo” à Rob Halford (clara influência de ambos). Grande canção.

Há outros destaques, como “The Pain of the Accused”, mescla de balada e que vai mais ao encontro à sonoridade atual da sua banda. A faixa inicial “Locked in the Dungeon” e “Play With Fire” são composições pesadas e, especialmente essa última, parecem ter vindo do inicio do Primal Fear, assim como “Sain of Rock” lembra o inicio do Gamma Ray (prometo que aqui acabam as comparações).

Confesso que nas primeiras audições, gostei do resultado, mas esperava ouvir um disco mais pesado, que é o que costumamos ver nos discos solos de vocalistas do Metal. Mas a verdade é que Ralf Scheepers não precisa moer nossa cabeça para fazer um disco de Heavy Metal.

Ele provou que, mesmo sem podendo se livrar de suas bandas anteriores na influência das músicas, fez um grande álbum solo em pleno ano de 2011 sem soar repetitivo ou mera cópia.

Mesmo assim, quem sabe no próximo (e sem gente do Primal Fear no meio) possa trazer um álbum ainda mais interessante. Indicado aos fãs de Heavy e Power Metal!

Stay on the Road


Texto: EddieHead

Fotos: Divulgação e Myspace do vocalista


Ficha Técnica

Banda: Scheepers (solo)

Álbum: Scheepers

Ano: 2011

País: Alemanha

Tipo: Heavy Metal/Power Metal


Formação

Ralf Scheepers (Vocal)

Snowy Shawn (Bateria)

Magnus Karlsson (Guitarra, Banjo, Baixo, Teclados)

Matt Sinner (Baixo e Teclados)


Participações especiais

Tim Owens (Vocais em “Remission of Sin”)

Kai Hansen (Guitarra líder)

Victor Smolski (Guitarra líder)

Alex Beyrodt (Guitarra líder)

Sander Gommans (Guitarra e Guitarra líder)

”Metal” Mike Chlasciak (Guitarra líder)



Tracklist

01 Locked in the Dungeon
02 Remission of Sin
03 Cyberfreak
04 The Fall
05 Doomsday
06 Saint of Rock
07 Before the Dawn
08 Back in the Track
09 Dynasty
10 The Pain of the Accused
11 Play With Fire
12 Compassion

Para mais fotos do vocalista, veja seu Myspace

Confira o site oficial do Primal Fear e da sua ex-banda Gamma Ray

Nenhum comentário: