segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Clássicos Brasil: “Beyond the Tomorrow” da Extinta Thoten


Quando se fala de Heavy Metal no Brasil, o que vem a cabeça primeiro? Uma cena sem apoio, mas adorada fora do país.

Neste caso, temos uma situação diferente com está grande banda nacional, o Thoten, que só conseguiu gravar seu primeiro álbum “Beyond The Tomorrow” com o grande apoio da cena nacional de Heavy Metal, que naquela época não passava por uma grande fase.

Pois bem, eis que surge o Thoten. Formada em fevereiro de 1997, nesta mesma época a banda já grava uma fita demo intitulada de “Belief Of A New Word”. Já demonstrava grande aceitação do público brasileiro, chegando a abrir o show da banda Savatage em 1998 no Rio de Janeiro. No entanto, devido a muitos problemas com um contrato empresarial de uma gravadora, que na época queria patrocinar a banda, o Thoten foi obrigado a ficar parado por dois anos.

Formação da banda na época

Sem poderem tocar, a banda quase chega ao seu fim, mas é ai que a cena nacional entrou em jogo, devido a muitos pedidos de fãs, incentivo de amigos e uma boa proposta da gravadora Metal Gallery, o Thoten ressurge ao cenário metálico.

Tendo como vocalista enato Tribuzy, a banda entrou em estúdio. Renato Tribuzy já era reconhecido, sendo que ficou entre os três vocalistas mais votados para substituir André Matos no Angra, além de ser conhecido mundialmente pelo seu trabalho solo Tribuzy anos mais tarde. A banda contava ainda com Frank Shieber (Guitarra, que mais tarde entraria em estúdio novamente com Tribuzy para gravar o primeiro álbum solo do vocalista), Marcos Barzo (Bateria), Sidney Sohn (Teclado) e Itho Cruz (Baixo).

Para produção do álbum foi chamado o grande guitarrista Kiko Loureiro (Angra), que por sinal, fez um trabalho excelente no disco.

O álbum abre com “Ashes In The Abyss”, onde podemos perceber nitidamente as influências do grupo que faz um Heavy clássico com nítidas influências de Progressivo. Temos uma composição bem variada com toques mais agressivos, mas sem perder a melodia, com um grande refrão que gruda na cabeça desde a primeira audição.

“Keeping Silence” no seu melhor estilo progressivo, com uma bateria bem trabalhada, com um riff bem pegajoso e Tribuzy mostrando suas grandes qualidades vocais, variando dos tons mais agudos aos mais rasgados.

“Above The Law”, sem dúvida a melhor música do play, mostrando um Heavy clássico, rápido, melódico e altamente técnico. Destaque para os solos de Frank Shieber e o vocal de Tribuzy, que nas partes agudas chega a lembrar o Metal God Halford (Judas Priest).

“Altar Of Freedom” mantendo o grande nível do álbum, com grandes riffs e uma estrutura de teclado de deixar qualquer um de queixo caído.

“Christened By Flame”, a única balada do álbum. Fazer uma balada sem soar repetitivo é algo bem difícil, mas apesar de não ser diferente de outras, não é uma música cansativa, apresentando um belo violão de inicio com grande interpretação vocal, que ao decorrer da música vai ganhando peso e um bom refrão.

“Lady Of The Lake”, com muitos riffs e teclados bem bolados, é uma grande composição que mescla o estilo da banda entre o Heavy clássico ao Progressivo, tendo bastante quebradas de ritmos e vocais nos tons mais altos no melhor estilo Tribuzy, aos mais suáveis, com grande interpretação.

“Wild Of Life”, com inicio mais calmo, com teclados ao fundo e um vocal quase sussurrado, temos uma explosão incrível com um grande agudo levando a música ao peso das guitarras e o grande equilíbrio do baixo, lembrando muito os grandes momentos da banda americana Queensryche.

Cartaz de divulgação do lançamento do álbum na Alemanha

“Beyond The Tomorrow” fecha o álbum com mais dez minutos, sendo a música mais trabalhada do grupo, mas devido a grandes variações e quebras de ritmos alucinantes, não deixa a faixa soar cansativa, pelo contrário, um dos grandes momentos do álbum mostrando uma banda altamente competente e com um senso de composição incrível.

Após o lançamento do álbum em 2001, o Thoten foi considerado a grande promessa do Metal nacional, tendo grande venda do disco no Brasil e logo após “Beyond The Tomorrow” foi lançado na Europa e na America Latina, mas devido a desentendimentos musicais da banda na turnê internacional de divulgação do álbum, após retornarem para o Brasil, infelizmente o Thoten anunciou o fim de suas atividades, que em 2003 a banda anuncia sua volta, mas contando com uma nova formação e um novo lançamento, mas isso é outra história...


Texto: Renato Sanson

Revisão do texto: EddieHead

Fotos: Divulgação, Metal Revolution e Novo Metal


Formação

Renato Tribuzy (Vocal)

Frank Shieber (Guitarra)

Marcos Barzo (Bateria)

Sidney Sohn (Teclado)

Itho Cruz (Baixo)


Tracklist

1. Ashes In The Abyss
2. Keeping The Silence
3. Above The Law
4. Wicked Soul
5. Christened By Flame
6. Altar Of Freedom
7. Wild Life
8. Lady Of The Lake
9. Open Fire
10. Beyond The Tomorrow

Nenhum comentário: