terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

EP Especial do Candlemass no Show de Comemoração aos 25 Anos de Doom Metal


O mais recente lançamento da grande banda de Doom Metal Candlemass pode ser considerado até mesmo inusitado.

Um EP que foi lançado numa noite muito especial. Na verdade, a banda realizou um show em 2010 em Estocolmo, sua terra natal, para comemorar os 25 anos dedicados ao Doom Metal e nele colocou à venda apenas 350 exemplares do EP no formato em vinil, sendo 250 deles prensados na cor verde e 100 na cor preta.

Trata-se do EP “Don’t Fear the Reaper” com apenas duas músicas. A coisa interessante é que as duas músicas são “coverizadas” pela banda. As músicas são os clássicos “Don’t Fear the Reaper” da banda Blue Öyster Cult e “All Along the Watchtower” do Bob Dylan.

A primeira é do álbum de 1976 “Agents of Fortune”. Escrita e cantada pelo guitarrista Donald Roeser, a música se tornou o principal hit nos Estados Unidos da banda. Segundo Roeser, a letra não trata de suicídio, como pode dar a entender, e sim fala de um amor eterno.

A música de Bob Dylan fez tanto sucesso comercial como a anterior. “All Along the Watchtower” está no álbum “John Wesley Harding” (1967) e obteu grande sucesso quando regravada por Jimi Hendrix, seis meses depois, entrando no top 10 da Billboard nos EUA.

A música seria um dos maiores clássicos do vocalista, vindo a ser regravada por vários artistas (U2, Neil Young, Eric Clpaton, entre dezenas de outros), o mais recente a banda aqui em questão, Candlemass.

A Candlemass aponta ambas as bandas como importantes influências para seu Doom Metal. Não a toa, colocaram muito mais peso nas canções, deixando-as com certa cara da banda, embora respeitando a base original das músicas.

Atualmente, o grupo sueco conta com Robert Lowe nos vocais (integrado à banda em 2006), o líder e membro fundador Leif Edling no baixo, Lars "Lasse" Johansson e Mats "Mappe" Björkman na guitarras, além do baterista Jan Lindh.

Depois do DVD “Ashes to Ashes” (2010), nada melhor que comemorar 25 anos com um lançamento especial desse, junto também ao boxed set também lançado no ano passado.

Stay on the Road


Texto: EddieHead

Fotos: Divulgação


Ficha Técnica

Banda: Candlemass

Álbum: Don’t Fear the Reaper (EP em vinil)

Ano: 2010

País: Suécia

Tipo: Doom Metal


Formação

Robert Lowe (Vocal)

Leif Edling (Baixo)

Lars "Lasse" Johansson (Guitarra)

Mats "Mappe" Björkman (Guitarra)

Jan Lindh (Bateria)

Tracklist

Lado A

Don’t Fear the Reaper (Blue Öyster Cult Cover)

Lado B

All Along the Watchtower (Bob Dylan Cover)


Ouça/veja as versões originais das músicas

http://www.youtube.com/watch?v=Tpy_pYXSpPA (Blue Öyster Cult)

http://www.youtube.com/watch?v=Cbcu9KNbWNY (Bob Dylan)


Confira as releituras

http://www.youtube.com/watch?v=6x3LbP1-JVw (Don't Fear the Reaper)

http://www.youtube.com/watch?v=HZ5JkG4pHYs (All Along the Watchtower)

Nenhum comentário: