quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Aeon Prime: Promessa Paulista de Metal Sincero


Estava devendo uma resenha do primeiro e, por enquanto, único trabalho de uma das gratas novas surpresas da cena paulista.

A banda Aeon Prime lançou seu primeiro EP no mês de novembro de 2010 e, de lá para cá, tem buscado divulgar o trabalho em vários meios especializados.

O grupo entrou em contato após acompanhar o Road to Metal por um tempo. Além desse contato, que nos fez conhecer o trabalho honesto desse quinteto, nos rendeu a amizade e parceria com um de seus integrantes, agora membro do Road to Metal.

Mas antes que alguém pense que se trata de um “favor”, a verdade é que Aeon Prime merece sim atenção, não apenas no Road to Metal, mas em demais sites/blogs especializados, bem como revistas de renome e circulação nacional.

Para que conheçamos a banda, é preciso que saibamos que a base da mesma surgiu em 2003. Passado os anos, mudança no nome e na formação, a Aeon Prime se estabeleceu com Michel de Lima nos vocais, Felipe Mozini numa das guitarras, Guilherme Fazza no baixo e vocais de fundo, Lucas Spolzino na bateria e Yuri Simões na outra guitarra e vocais de fundo, este que passou a ser um de nossos colaboradores como redator e revisor de textos.

Com esse time, lançaram o EP de estreia "The Poet and the Wind" (2010). Contando com a produção de ninguém menos que Pedro Esteves (Liar Symphony) e a arte gráfica de Gustavo Sazes (renomado artista brasileiro que já trabalhou para bandas como Manowar, Krisiun, Kreator, Firewind, Hangar, Arch Enemy, Kamelot, dentre inúmeras outras), o EP agrada em todos os sentidos.

Mais um grande trabalho de Gustavo Sazes

Disponibilizado para download (baixe ao terminar de ler esta matéria), "The Poet and the Wind" traz cinco músicas que mostram a habilidade dos músicos, mas sem “técnicas mirabolantes’, que muitas vezes podem deixar o som enfadonho e agradam apenas aos amantes do Prog Metal.

Curiosamente, a banda se classifica como simples Heavy Metal, mas utiliza vários elementos que tornam cada uma das cinco músicas diferentes e únicas.

Logo no início de “Twins”, você pensará que está diante de uma banda de Prog Metal. Mas a coisa logo cai para um riff de guitarra empolgante. Vale destacar de cara a dupla de guitarras, bem como os vocais de Michel que, mesmo tendo o que melhorar, casa legal com a proposta da banda.

“We Decide” começa estranha, passagem acústica. Algo que não se esperava, se você não estivesse diante de uma banda que não quer se repetir. Depois, um riff puro Metal oitentista irrompe, e a banda volta a sua proposta original: melodia e Heavy Metal.

O casamento legal de Hard Rock com Heavy Metal temos em “Galaxy Devours”. Legal saber que há bandas apostando num som simples, mas bem construído/conduzido. Para mostrar que não só de pedal duplos e solos a lá Dragonforce na guitarra e teclados que vive o Metal.

Já “Sweet Bright of Moon” chega a trazer alguns lances do Classic Rock/Hard Rock, incluindo passagens acústicas. Mas não se engane, a música não é uma balada. Mas ela trabalha como em nenhuma outra com melodia, fazendo-a um som para você ouvir relaxado.

Fecha o EP a faixa-título. Confesso que esperava maior “complexidade”, quem sabe algo épico, já que o título “The Poet and The Wind” me remete a algo grandioso (incluindo longos minutos de composição). Mas o som é honesto, simples, sem soar superficial. Trabalhado e executado com honestidade, num trabalho profissional em todos os sentidos.

A Aeon Prime já começou, de cara, acertando em cheio. Este EP já mostra o profissionalismo do grupo paulista, desde a capa, à produção, às músicas e seriedade em como contribuem para a cena nacional.

Agora é torcer que não demorem muito para lançar finalmente seu álbum completo.


Stay on the Road

Texto: EddieHead

Fotos: Divulgação/Ricardo Zupa


Ficha Técnica

Banda: Aeon Prime

Álbum: The Poet and The Wind (EP)

Ano: 2010

País: Brasil

Tipo: Heavy Metal


Formação

Michel de Lima (Vocal)

Yuri Simões (Guitarra e vocais de fundo)

Felipe Mozini (Guitarra)

Guilherme Fazza (Baixo e vocais de fundo)

Lucas Spolzino (Bateria)

Tracklist

01 – Twins

02 – We Decide

03 – Galaxy Devours

04 – Sweet Bright of Moon

05 – The Poet and the Wind



Faça o download gratuito do EP, incluindo encarte completo

http://www.4shared.com/file/tREyFWTb/Aeon_Prime_-_EP_The_Poet_and_t.html

Visite o Myspace da banda

http://www.myspace.com/aeonprimeband


Twitter

http://twitter.com/#!/aeonprimebr



Orkut

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=9444029692131411655 (Perfil)

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=108049614 (Comunidade)

Nenhum comentário: