terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Unblack Metal: O Metal em Nome do Sagrado


Antestor

Contradição. Essa é a melhor palavra para começar a escrever sobre esse assunto que é meu primeiro post aqui no Road to Metal. Uma rápida conferida no dicionário nos diz: “incoerência entre afirmações”, e se referindo ao Metal podemos apontar algumas como o Death Metal Melódico e é claro, o Unblack metal.

DENOMINAÇÕES: Rotular estilos no Metal é tão complicado quanto acompanhar os solos do Petrucci (guitarrista do Dream Theater), porém vamos tentar situar o estilo.

Formada em 1983, a banda americana Stryper fundamentou as bases do Heavy Metal Cristão (se bem que o som deles se encaixa mais em um Hard Glam do que Heavy propriamente dito). Músicas como a emblemática “To Hell With The Devil”, que vinha confrontando o lado mais from hell do Metal, como o fudidíssimo Venom, tornaram-se hinos.
Sendo assim, a temática cristã se espalha em todos os subgêneros como no Melódico (Narnia, Eterna) no Prog (Destra) no Death (Mortification) e finalmente no Black.
Embora seja muito discutido, a nomenclatura mais utilizada por revistas e sites especializados como a Sacred Song é a de Unblack Metal. Entretanto, é comum encontrar também termos como Black Metal Cristão, ou Holy Black Metal.

ORIGENS DO ESTILO: Podemos apontar o berço do estilo na Noruega com a banda Horde e seu CD “Hellig Usvart” em 1994, mesmo ano da ascensão do Inner Circle. Porém, o estilo se tornou realmente notório com a banda Antestor desde o lançamento de sua demo “The Defeat of Satan” (embora eu considere “The Forsaken” sua verdadeira obra prima) esteticamente o visual não ficava devendo nada para grandes Hordas como Mayhem e Satyricon.

O mesmo pode ser dito do som que acabou indo na mesma direção de grandes bandas européias e muitas vezes abusando das melodias (compare os primeiros álbuns do Dimmu Borgir com os lançamentos de 2005 para frente). O diferencial eram as letras que atacavam o satanismo, o paganismo, muitas vezes usando metáforas, na mesma onda em que trabalha a Horda brasileira Antidemon.

RIVALIDADES: o próprio Inner Circle norueguês afirmava que o recém nascido movimento Unblack deveria ser destruído. Euronymous (Mayhem) pretendia forçar o Antestor (na época batizado de Evil Crush) a cessar suas atividades, porém o mesmo foi morto por Varg Virkenes do Burzum, ironicamente dando mais força para o movimento cristão.

A banda Horde também sofreu represálias, sendo que após assinar com a Nuclear Blast receberam constantes ameaças de morte, tanto os músicos como a própria gravadora.
Quando o grupo encerrou suas atividades surgiram várias bandas para calcar os caminhos já traçados e o Black ganhavam novas dimensões.
PRINCIPAIS GRUPOS: Além daqueles já citados, vale conferir o som das Hordas Acoustic Tourment, Admonish, Amethyst, Bedatra Dezum, Crimson Moonlight, Crimson Thor, além dos nacionais Antidemon e Ira Divina.
É isso, bangers. Espero que gostem do texto e até a próxima. Despeço-me ao som de Antidemon com a música “Contra Inferno” do “Satanichaos”.
Texto: Harley
Revisão do Texto: EddieHead
Fotos: Divulgação

Um comentário:

Anônimo disse...

Até o Black Metal esses vermes cristãos estão tentando corromper? Lamentável.