terça-feira, 4 de setembro de 2012

Symbolica: Sabendo Onde Pisa

Nova banda brasileira começa com o pé direito


Quando uma banda lança seu primeiro material, pode estar se condenando ao esquecimento, ou pavimentando um caminho de sucesso.

Mas e quando uma banda traz músicos já experientes, com trajetórias de reconhecimento internacional? A pressão deve ser insuportável, certo? Errado! E quem prova que quando um grupo possui qualidade, dane-se comparações e expectativas, é a Symbolica.

Podendo ser considerada uma banda catarinense, a verdade é que o quinteto nacional que a representa é de um calibre sensacional, tanto que lembro ter ficado muito ansioso quando o grupo foi anunciado e, se era inevitável grandes expectativas, a banda mostra em “Precession” (2012) que Gus Monsanto (vocal), Zeka Junior (guitarra), Diego Bittencourt (guitarra e “screams”), Lucas Pavei (baixo) e Marcelo Moreira (bateria) estão fazendo aquilo que melhor sabem: músicas empolgantes, com peso e agressividade, deixando espaço para melodias, tudo regado à uma produção cristalina e de alta qualidade do já reconhecido e respeitado Adair Daufembach.

Dos destroços da Enforcer, nasce Symbolica: nova e grande promessa do Metal nacional

A proposta da banda surgiu com Zeka e Diego (ambos membros da já extinta Enforcer) que, já em 2011, trabalhavam ao lado de Aldair na pré-produção do disco, que com a chegada do restante do grupo, ganhou vida e acaba de ser distribuído pela Voice Music.

“Precession” marca a volta de Gus Monsanto em uma banda autoral após o término turbulento da Revolution Renaissance e, diga-se de passagem, o que o cara faz na Symbolica deixa qualquer música da sua antiga banda no chinelo. Também pudera, com os riffs e solos inspiradíssimos da dupla Zeka e Diego, colocando o peso na medida certa, e com o forte e característico vocal de Monsanto, temos um disco surpreendente. 

Banda está à pleno vapor divulgando seu debut album

Vale um parágrafo a parte para falar de Marcelo Moreira e Lucas Pavei. Que peso absurdo desses caras! Marcelo é conhecido pelo seu trabalho antigo na banda gaúcha Burning In Hell, mas obteve maior visibilidade no Almah, banda da qual segue fazendo parte. Pavei faz história com a banda local Alcoholic Trendkill e, ao lado de Moreira, mostra que sabe onde colocar cada nota acrescentando graves ao som da banda.

São 9 faixas no álbum, com direito à cover para “Innuendo” (Queen), com a participação de Fábio Laguna (Hangar). Aliás, nesta mesma canção o próprio produtor Aldair dá uma palinha no violão.

Mas o que impressiona é a energia que emana das 8 canções próprias. “Enjoy the Ride”, carro-chefe do disco com direito a um baita vídeo clipe (assista ao final da matéria), já mostra que a banda não está em campo para perder. “Another Sun” segue no ritmo, lembrando bem a proposta de algumas bandas da nossa atual cena, que mesclam o Power com o Prog Metal, incluindo passagens que beiram o Thrash, dando uma cara bem própria para esse Metal desenvolvido aqui.

Vídeo de "Enjoy the Ride" foi o primeiro contato com a nova banda
A quebradeira come solta em “A Letter For Mankind” (vídeo abaixo), que apresenta até algo de Metal anos 90, ainda com umas pitadas quase de Pantera em alguns momentos. 

“A Dance For Eternity” também é destaque. Provavelmente uma das mais pesadas (assim como “Awake the Wrath of Angels”), traz um clima complexo e quase apocalíptico, já que o tema geral do álbum trata da ascensão das máquinas, robôs, destruição em massa, tecnologia à serviço da guerra, etc.

Mas a bela voz de Monsanto casa bem com baladas e a destaque nesse quesito é “Awakening 999”, com belas melodias de Zeka e Diego, mostrando que temos aí mais uma grande dupla do Metal nacional nas guitarras.

Não ficarei citando uma a uma, já que “Precession” é um álbum conciso, mostrando uma banda que, embora nova, se aproveita da maturidade e experiência musical de seus músicos, além do profissionalismo acima da média, fazendo com que Symbolica tenha tudo para ser mais um grande nome da cena nacional, ao lado de bandas com certa trajetória como Almah, Shadowside, Hangar, Hibria... O Metal nacional agradece! 

Stay on the Road

Edição: Eduardo Cadore/Renato Sanson
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Symbolica
Álbum: Precession
Ano: 2012 
País: Brasil
Tipo: Power/Heavy Metal
Selo: Voice Music

Formação
Gus Monsanto (Vocal)
Zeka Junior (Guitarra)
Diego Bittencourt (Guitarra e “Screams”)
Lucas Pavei (Baixo)
Marcelo Moreira (Bateria)



Tracklist
1. Enjoy the Ride
2. Another Sun
3. Awake the Wrath of Angels
4. Around Us
5. A Dance for Eternity
6. Awakening 999
7. A Letter for Mankind
8. Humu Futurus
9. Innuendo (Cover do Queen)
Acesse e conheça mais sobre a banda

Assista ao vídeo "Enjoy the Ride"

Veja "A Letter For Mankind"

Nenhum comentário: