sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Grave Digger: "Clash Of The Gods" - Um Álbum Que Cresce A Cada Audição



Um novo trabalho de uma banda considerada clássica sempre é cercado de muita expectativa e esperamos que venha recheado com mais algumas canções que poderão ser colocadas ao lado de outros hinos produzidos, que são músicas obrigatórias em qualquer show e são entoadas com entusiasmo.

Pois bem, com o Grave Digger, não poderia ser diferente, eles vêm lançando bons álbuns, mas faz um tempo que falta um algo mais, então a expectativa era muita, e o EP "Home At Last" (2012) foi uma amostra bem animadora, e agora, com o álbum finalmente lançado, pude conferi-lo, dedicando alguns dias para digerir o play e formar uma opinião justa, apesar de confiar muito na primeira impressão, ainda mais se tratando de uma banda que acompanho desde o primeiro LP.

A primeira audição deixou uma boa impressão, com algumas canções se sobressaindo, como "God Of Terror", "Medusa" e  "Walls Of Sorrow", porém com aquela sensação de que deve ser ouvido sem esperar encontrar um novo clássico.


A essência do Grave Digger está ali, a voz marcante, ácida e rasgada de Chris Boltendahl, cozinha competente, os teclados pontuais, riffs marcantes da guitarra, desde 2009 comandada pelo experiente Axel Ritt, ou seja, todos que entram na banda sabem que estão em uma verdadeira "instituição" do Metal, e vão trazer coisas novas, mas sem jamais mudar a identidade da banda (que teve seu período negro, inclusive mudando até de nome, para depois retomar o caminho destinado a ela).

Faltou algo? Talvez as músicas com andamento mais cadenciado ou a "middle time" pudessem aparecer menos, e ter um par mais de canções mais velozes, como a "God Of Terror", o que a meu ver deixaria o álbum mais dinâmico, e, quem sabe, falta aquele grande destaque, o grande clássico da bolacha, apesar de ter músicas bem interessantes.

Mas, de maneira nenhuma podemos dizer que não é um bom álbum, não se preocupe, apenas dê mais tempo ao play, ouça várias vezes e verá que ele cresce a cada audição, e alguns pontos que talvez decepcionem nas primeiras audições parecerão pequenos diante do todo, e quem sabe alguma, ou algumas dessas faixas, se tornem um clássico do Digger? Certo que ao vivo crescerão também.


"Charon", a intro que abre o álbum, título bem adequado, pois é o barqueiro (Caronte) que carrega as almas dos recém mortos através do Hades, e nos conduz a esta viagem pela mitologia grega, temática escolhida pela banda para este play; "God Of Terror", é uma típica faixa de abertura do Grave Digger, com velocidade, trazendo muito peso e bom refrão. Destaque para o solo de teclado bem "setentista", lembrando o grande Jon Lord no Purple (saca o solo da Burn?); "Hell Dog", também vem com partes rápidas, alternando momentos mais cadenciados, como no refrão; "Medusa", tem uma intro bem tétrica, andamento mais cadenciado, com um ar épico, uma canção interessante, mas que eu esperava mais, devido ao seu bom início, e também pelo tema abordado, pois é uma das personagens mais fascinantes da mitologia.

"Clash Of The Gods", a faixa título, também segue uma linha bem épica, mais cadenciada, com sons orientais, deixando a canção com uma cara de trilha sonora, destacando também o refrão épico, com aqueles corais que só as bandas alemãs clássicas como o Digger e o Accept sabem fazer; "Death Angel and the Grave Digger" começa com um efeito de flanger na guitarra, com Axel disparando um típico riff do Metal Tradicional, aliás, belo trabalho do Iron Finger no álbum, mostrando que encaixou bem na banda e sabe como deve soar, é uma faixa bem dinâmica e com um dos melhores refrões do play, bem pegajosa.


Falei de quase todas as faixas, pois um play de uma entidade como o Grave Digger, uma lenda do Power/Heavy, merece, então nada mais justo que comentar o restante, sem me alongar muito mais, destacando "Walls Of Sorrow", "Warriors Revenge" e "Home At Last", provavelmente a trinca que mais chamará atenção dos ouvintes. A primeira, é uma boa candidata a clássico, tendo muitos elementos que fizeram outras canções do Digger cair nas graças do povo Banger, como os riff rápidos e o refrão épico, bem ao estilo da clássica "Lion Heart", por exemplo, vai ser um arregaço nos shows!! "Warriors...", também  é rápida, refrão épico e melódico, deverá ser uma das que crescerão muito ao vivo também, destaque para os riffs tradicionais, naquela linha de outro gigante, Judas Priest (a "Painkiller" me veio a mente nos riffs iniciais), e "Home At Last", que conhecemos já do EP, também possui aqueles riffs e bases tradicionais da banda e outro refrão que convida a cantar, ou seja, mais uma naquela fórmula infalível, numa trinca de muito bom nível que elevam a qualidade e o interesse no álbum.


Falando sobre as que faltaram, "Call of the Sirens" começa com um riff que me lembrou "In the Dark of The Sun", embora mais lento, e se repete depois no refrão. Normal, pois há outros riff que vão lembrar outras da própria banda. É uma boa música, com peso, andamento cadenciado e clima dark, detalhe para intervenções interessantes do teclado; e  "With the Wind" funciona como intro para "Home At Last", que fecha o play, e já falei dela, mas vale registrar que trata da jornada de Joseph Campbell, o mitologista e escritor.

Resumindo, é um álbum com uma bela produção, uma sonoridade poderosa, trabalho gráfico magistral, contou com um cuidado muito especial na sua divulgação pela Napalm Records, com a banda soando moderna sem perder sua identidade clássica, um trabalho que, se não figurar entre os grandes clássicos do Digger, não decepciona, cresce a cada audição e é superior aos 4 álbuns que o precedem.

Texto: Carlos Garcia
Edição/Revisão: Carlos Garcia/Eduardo Cadore
Fotos: Napalm Records

A Napalm teve um cuidado especial com o lançamento, lançando, inclusive, tiragem em vinil

Ficha Técnica
Banda: Grave Digger
Álbum: Clash of the Gods
Ano: 2012
País: Alemanha
Tipo: Power/Heavy Metal
Selo: Napalm Records


Formação
Chris Boltendahl (Vocal)
Stefan Arnold (Bateria)
Jens Becker (Baixo)
H.P. Katzenburg (Teclados)
Axel “Ironfinger” Ritt (Guitarra)

Tracklist
1. Charon
2. God of Terror
3. Helldog
4. Medusa
5. Clash of the Gods
6. Death Angel and the Grave Digger
7. Walls of Sorrow
8. Call of the Sirens
9. Warriors Revenge
10. With the Wind
11. Home at Last

Compre o álbum direto pela Napalm Records clicando aqui.

Acesse e conheça mais sobre a banda
Site Oficial
Reverbnation
Myspace
Twitter

Assista ao vídeo clipe de "Home at Last"

Nenhum comentário: