sábado, 29 de setembro de 2012

Therion: Novo Álbum Baseado em Obra de Baudelaire e Auto-Financiado



Cercado de algum mistério, finalmente já está disponível (por ora sendo vendido durante a tour do grupo na Europa) "Les Fleurs Du Mal" que vem acompanhado de muitas novidades, e, afinal, do Therion não se pode esperar o convencional.

Para começar, o álbum é em francês, baseado na série de poemas "As Flores Do Mal", de Charles Baudelaire e apresenta também faixas de duração mais curtas que o usual da banda.

Quanto a sonoridade, embora com canções predominantemente mais curtas, traz os vários elementos que compõe a música feita por Chris Johnsson e sua trupe, ou seja, aquele Metal Sinfônico recheado por influências clássicas, barrocas e operísticas, vocais e coros fantásticos e aquelas surpresas e toque de originalidade que os transformaram em uma banda única.

O álbum terá capas diferentes para cada versão
E além disso, o álbum foi auto-financiado pelo próprio Christofer Johnsson, já que a Nuclear Blast estava um tanto quanto reticente com relação a este álbum, considerando-o muito ousado. A gravadora, conforme afirma Chris, sempre apoiou e lhe deu liberdade artística total, porém, face essas dúvidas do selo quanto a ousadia deste novo trabalho, o líder e fundador do Therion propôs lançar o álbum com recursos próprios, recebendo a liberação da sua gravadora.

Christofer afirmou que teve os mesmos sentimentos com relação a este álbum, como quando estava para lançar "Theli", que é um marco na carreira da banda, o trabalho que elevou o Therion a outro patamar, e que foi cercado de muitas dúvidas, inclusive dentro da própria banda, causando várias mudanças, sendo que a partir daí o guitarrista e fundador consolidou-se mesmo como o "dono" da banda. Mas, como todos sabem, ele foi feliz na escolha e seu "feeling" estava corretíssimo. 


Quanto a bancar esse projeto, o líder do Therion afirma que muitos lhe disseram que está maluco por se auto-financiar, buscando um empréstimo, e, desta vez, sem suporte da gravadora, que entra com os custos das produções, ou seja, caso o álbum não tenha o retorno esperado, o prejuízo fica só na mão dele!

O cara não iria fazer isso se não acreditasse no próprio trabalho, e acredita que os fãs irão aprovar, sendo que mais uma particularidade deste lançamento, é o fato que será vendido somente durante os shows da banda e no site oficial (Cristofer tem a certeza que os fãs que forem ao show vão sair com o álbum em mãos, além de que também a venda de um CD independente, equivale a três de um lançado através de gravadora/selo), e ainda, nesta tour, ele fará questão de estar mais próximo do público, tendo sessões de meet & greet, autografando o álbum, trocando ideias, tomando uma cerveja, tirando fotos..

Um algo mais nesta turnê que comemora os 25 anos da banda, e que encerrará um ciclo, porque além disso tudo ainda, sim tem mais!!!, a banda após essa tour ficará um tempo indeterminado sem fazer shows, eventualmente em festivais, porém com sets mais curtos, ou lançar CDs regulares, pois estará focada na produção, e posteriormente apresentações ao vivo, de uma ópera Rock/Metal, que será um verdadeiro espetáculo contando com produção de figurino e visual, prometendo a primeira "REAL Rock Opera" do mundo. É, são muitas surpresas e novidades. Saiba mais neste link AQUI, e leia o pronunciamento de Chris no site da banda.


Pra terminar, vou falar um pouco mais sobre as faixas do novo álbum, "Les Fleurs Du Mal", que, conforme já falamos, é baseado na coleção de poemas do francês Charles Baudelaire(1821-1867), considerado um marco da poesia simbolista e moderna, publicado em 25 de junho de 1857, foi logo recolhido e acusado de ser ofensivo aos bons costumes, sendo publicado depois, porém sob a condição de suprimir alguns dos poemas. Realmente, uma bela escolha para a temática de um álbum, e o Therion consegue criar uma atmosfera densa e bela, nos transportando no tempo. 

Baudelaire
Se a gravadora teve medo de bancar o álbum, por ter achado a proposta arriscada  e ousada demais, tenho certeza que os fãs vão aprovar e mostrar que eles foram uns covardes em não confiar no trabalho, mas ok, eles que sabem onde vão usar seu dinheiro, e olha que eles tem apostado em muita coisa ruim, e o que eles esperam de uma banda que é conhecida por ousar senão ousadia?

As letras cantadas em francês (seria esse um dos elementos que assustou a gravadora?), confesso que fiquei curioso quanto a como soariam, e após ouvir afirmo: dão um sabor diferente, e é um ponto essencial para a atmosfera do álbum.

Temos belas e emocionantes peças musicais, posso destacar aí "Dis-Moi-Poupé", com Snowy Shaw, que encerra sua participação no Therion (deixando aberta a possibilidade de um retorno futuro); alguns elementos já conhecidos estão presentes, como na abertura, "Poupée De Cire, poupée De Son", uma típica faixa sinfônica do grupo.


A linda "La Maritza", praticamente uma música clássica, com belíssimos vocais; "Soeur Angelique", também traz fantásticos vocais, e o cravo dá uma atmosfera toda especial a canção, aliás, os elementos clássicos e de ópera estão bem destacados, parecendo que a cabeça de Cristofer está mesmo muito voltada para esse lado, e que curtiu muito a experiência com a orquestra, registrada no CD/DVD "The Miskolnik Experience", mas o peso aparece, como em "Je N' al Besoin que de Tendresse", enquanto que "Les Sucettes" possui melodias vocais que lembram os seus conterrâneos do ABBA. Para apontar mais uma de minhas preferidas até agora, "Lilith", densa e atmosférica, com mais um grande trabalho vocal.

Chama a tenção que, mesmo com faixas mais curtas que o normal da banda, mesmo assim são intrincadas e cheias de elementos e arranjos criativos, contando sempre com algumas surpresas.

Outra curiosidade é que o álbum deverá estar disponível com várias versões e capas diferentes, mais um elemento adicional a esta curiosa e ousada obra.


Um trabalho de muita qualidade e musicalidade,  temos que destacar o incrível trabalho da vocalista Lori Lewis, que também participa da composição de algumas faixas, mostrando ser uma bela parceira para Christofer, e, claro, a banda toda está muito bem, realmente uma grande formação.

Confiram sem medo mais um grande trabalho do Therion, e com certeza Christofer vai ter seu investimento recompensado os fãs vão aprovar e adquirir esta obra, e muito obrigado a ele por acreditar em seu trabalho e não nos privar de sua ousadia.

Texto e edição: Carlos Garcia
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica:
Banda: Therion
Álbum: Les Fleurs Du Mal
Ano: 2012
País: Suécia
Selo: Independente
Gênero: Simphonic Metal 

Formação:
Christofer Johnsson (Guitarra e Teclados)
Christian Vidal (Guitarra)
Nalle "Grizzly" Påhlsson (Baixo)
Johan Koleberg (Bateria)
Thomas Vikström (Vocal)
Lori Lewis (Vocal)



Track List:
01 Poupée de cire, poupée the son
02 Une fleur dans le coeur
03 Initials B.B
04 Mon amour, mon ami
05 Polichinelle
06 La Maritza
07 Soeur angelique
08 Dis moi poupée
09 Lilith
10 En Alabama
11 Wahala manitou
12 Je n'al besoin que de tendresse
13 La licorne d'or
14 J'al le mal de toi
15 Poupée de cire, poupée the son
16 Les sucettes

Nenhum comentário: