sábado, 22 de setembro de 2012

Tormento: Em Favor do Thrash Metal


Banda fazendo jus à história do Thrash Metal mineiro


Riffs cavalares, vocais esgarrados, bateria rápida, baixo grave como o som do inferno. Exageros? Quem sabe para quem ainda não ouviu “Against the Wall”, EP do grupo de Belo Horizonte/MG, Tormento.

O quarteto formado por Lânio Araujo nos vocais, Rafael Torres na guitarra, Diogo Amâncio no baixo e Heitor Silva na bateria, ainda tem muito o que mostrar, mas nessa pequena amostra  de seis canções, os caras quebram tudo e não deixam sobrar pedra sobre pedra, muito menos pescoço no lugar.

O headbanging é uma arte, dizem alguns, e músicas como “Rising Violence” e “Punished By Hate”, mas não somente estas, te farão bater cabeça onde esteja. Impossível não se empolgar com a estrutura das canções, que simples, sem soar datadas, mostram a energia dos rapazes, traduzidas nesse Thrash Metal que só os mineiros conseguem fazer. Aliás, em certos momentos não tem como não lembrarmos do saudoso Sepultura, da fase “Chaos A.D.” (1993), por exemplo, embora um fã da lendária banda possa não concordar com esta observação.

Energia ao vivo faz os shows da banda serem destaque

“The Drink of Hell” começa o EP, convidando-o a não abandoná-lo e, mesmo com seus pouco mais de 25 minutos de disco, parece que precisamos colocar no repeat dezenas de vezes e sem corrermos o risco de enjoar.
O trabalho vocal e presença de palco de Lânio (evidente no vídeo abaixo) destacam-se, assim como os já citados riffs matadores de Rafael (o cara é um monstro). O baixo “cuspido” de Diogo marca forte presença, sobretudo durante os solos de guitarra, onde fica mais exaltado. A bateria de Heitor pode não revolucionar, mas é rápida, certeira e criativa, o que para mim, um ex-baterista, já é mais que suficiente.

“Against the Wall” dá um aperitivo do poderio desses mineiros que precisam lançar um disco completo o mais breve possível, para o bem da nação headbanger.

Stay on the Road

Texto e edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação

Ficha Técnica
Banda: Tormento
Álbum: Against the Wall (EP)
Ano: 2011
País: Brasil
Tipo: Thrash Metal
Selo: Independente

Formação
Lânio Araujo (Vocal)
Rafael Torres (Guitarra)
Diogo Amâncio (baixo)
Heitor Silva (Bateria)





Tracklist
01 – The Drink of Hell
02 – Rising Violence
03 – Against the Wall
04 – World Bomb
05 – Rot in Soul
06 – Punished By Hate

Acesse e conheça mais sobre a banda

Assista “Rising Violence”



Nenhum comentário: