terça-feira, 18 de setembro de 2012

Distraught: Grande Disco do Thrash Metal Brasileiro



22 anos de dedicação ao Thrash Metal. Vindo de uma banda underground, só o fato de estar na ativa todo esse tempo já é mérito de se exaltar. Porém, a banda porto alegrense Distraught é muito mais que a soma de duas décadas, é um armamento completo.

Isso fica evidente a cada disco da banda, desde sua primeira demo tape “To Live Better” (1990), passando pelo clássico “Behind the Veil” (2004), chegando ao “Unnatural Display of Art” (2009) que, pela primeira vez, trouxe a banda ao seu ápice, num trabalho primoroso de muito peso e qualidade, coisa de gente grande que a banda é.

Parecia impossível que a banda liderada por André Meyer (único membro original), que ainda conta com os guitarristas Marcos Machado e Ricardo Silveira, o baixista Nelson Casagrande e o baterista Dionatan “Dio” Santos, grava seu primeiro disco com a banda, pudesse nos brindar com um novo trabalho, no mínimo, equivalente em qualidade com seu antecessor.

Mas os gaúchos conseguiram. “The Human Negligence is Repugnant” (2012), já pelo título e capa (feita por Marcelo Vargo), mostra que a banda não está pensando em pisar nos freios, pelo contrário, está ainda mais pesada, embora aqui e acolá exalte mais melodias, mas jamais deixando de nos “agredir” com riffs certeiros e rápidos, além dos vocais característicos de Meyer que, para a opinião deste humilde redator, é um dos melhores frontman do Thrash nacional de todos os tempos.

"The Human Negligence is Repugnant" sucede clássico álbum de 2009

Gravado no Estúdio Navarro (Canoas/RS) por Augusto Damé e masterizado/mixado no aclamado Mr. Som por ninguém menos que Heros Trench (Korzus), o disco vem “recheado de letras fortes e músicas violentas, assim como o mundo em que vivemos!", como disse a banda em comunicado em seu site. E não podiam estar sendo mais verdadeiros.

Ouvindo as 11 faixas (com exceção de “Silent Face”), a impressão que temos é que o disco potencializa a raiva e ódio que vive em cada um de nós contra tudo aquilo que nos acorrenta, como a corrupção, presente em “Lords of Corruption” e a guerra (“Gates of Freedom”, uma das mais pesadas do disco), assim como exalta a necessidade de mudanças no mundo através das revoluções em “Raise Your Flags”, uma das grudentas do disco.

Quinteto fez show histórico recentemente ao lado do Krisiun e Leviaethan na capital do RS 

“Silent Face” traz dedilhados mostrando que a Distraught pode criar um clima sombrio acústico, para logo trazer um cover impressionante de “Overkill” (Motörhead), fechando o disco como começou: te obrigando a bater cabeça!

Talvez o único “porém”, que pode ser algo relativo, está no fato da não presença de um hit no disco como “Hellucination”, do álbum anterior. Mas isso talvez porque a banda desejou um disco homogêneo, com pedradas atrás de pedradas, sem destacar muito alguma faixa. Desafio você ouvir o disco sem perder o fôlego! A canção que mais se aproxima de um novo clássico iminente é “Psycho Terror Class”, disparadamente a melhor do disco e com refrão que deve ser cantado a pleno pulmões ao vivo.

Nova formação registra novo álbum

Individualmente a banda se destaca, mostrando que o quinteto não economiza qualidade. Dionatan (bateria) se mostra ainda mais integrado à banda, provando novamente que foi uma grande escolha para a Distraught. A pegada do cara, o bumbo-duplo infernal, as viradas criativas e rápidas, colocam seu trabalho como um grande destaque no álbum. Casagrande tem seu baixo mais destacado, eficiente como sempre, fazendo o contraste necessário com as guitarras sensacionais de Silveira e Machado, o primeiro detonando em solos inspiradíssimos e diretos e, Meyer, já tecemos comentários.

“The Human Negligence is Repugnant” figurará, certamente, entre os melhores discos de Thrash Metal do ano, não só no Brasil, mas mundialmente. Exagero? Então você ainda não ouviu...

Stay on the Road

Edição: Eduardo Cadore
Fotos: Divulgação


Ficha Técnica
Banda: Distraught
Álbum: The Human Negligence is Repugnant
Ano: 2012 
País: Brasil
Tipo: Thrash Metal
Selo: Voice Music

Formação
Andre Meyer (Vocal)
Ricardo Silveira (Guitarra)
Marcos Machado (Guitarra)
Nelson Casagrande (Baixo)
Dionatan Santos (Bateria)



Tracklist
1. Borderline
2. Psycho Terror Class
3. Justice Done by Betrayers
4. The Human Negligence is Repugnant
5. My God is My War
6. Gates of Freedom
7. Insane Corporation
8. Infect
9. Raise Your Flags
10. Lords of Corruption
11. Silent Face (“Overkill”)


Acesse e conheça mais sobre a banda


Compre o álbum pela Die Hard aqui.

Assista a banda tocando "Insane Corporation" ao vivo em Porto Alegre/RS (Bar Opinião)

Nenhum comentário: