sábado, 15 de setembro de 2012

Entrevista: Metalmorfosis - Uma Pérola Grega!

 

(Click here to read the English version)

Dentre a imensidão mundial de nomes que brotam a todo momento, muitas vezes não nos atentamos para grandes bandas e músicos que porventura despontam no cenário mundial.

Primeiro, porque é humanamente impossível conhecermos tudo e em, segundo lugar, porque realmente não temos acesso ao material ou informações sobre as mesmas.

E certamente a banda que trouxemos para uma entrevista exclusiva para o Road To Metal se enquadra em uma dessas que vale muito a pena se conhecer!

Conversamos um papo descontraído com o líder do Metalmorfosis Nick Banger (vocalista e guitarrista), que nos contará tudo á respeito do começo da banda que remonta ao ano de 1989!


Road To Metal: Olá Nick! Seja bem vindo ao Road To Metal! Gostaria que você nos contasse detalhes do seu início na música e como começou a banda.

Nick Banger: Olá! Fernanda!!!
Primeiramente, eu quero te agradecer por nos dar a chance de sermos apresentados através do blog  Road To Metal!! É um prazer estar aqui com vocês!

Bem... algumas coisas sobre os anos iniciais de formação da banda...
Eu, Nick Banger (vocal e guitarra) e Steve Breaker (bateria) tivemos a sorte de começar a ouvir heavy metal muito cedo, em 1986, e o nosso sonho era formar a nossa própria banda, então em 1989, formamos uma “banda da escola” ao qual chamamos AGES MAD. Éramos um bando de garotos que tentavam tocar metal!
Gravamos três fitas demo em casa e estávamos bastante populares em nossa área.Até uma estação de rádio local era usada para reproduzir uma de nossas fitas naquela época!

Nick Banger falou com exclusividade ao Road to Metal


RtM: No começo tiveram muita dificuldade de conseguirem shows? Como foi a década de 80 na Grécia para a música pesada?

N.B: A Grécia tinha um monte de bandas de metal nos anos 80... alguns deles tiveram a sorte de lançar um álbum ou mais em alguns casos. Éramos muito jovens na época e nossa aparição oficial ao vivo no palco veio muitos anos depois.

RtM: Em 1993 a banda muda o nome de Mad Ages para Spectre. Conte-nos mais sobre as mudanças de formação e nome da banda e se tem intenção de lançar algum material daquela época para os fãs.

N.B: Sim, em 1993 pensamos em fazer uma tentativa mais séria com a nossa banda, então eu decidi mudar o nome com os membros da banda para SPECTRE. Ainda eram as mesmas pessoas no início, mas ano após ano estávamos mudando de baixistas. A música ainda era o Metal, mesmo puro Heavy influenciado pelas bandas que estávamos ouvindo no momento e que tivemos como ídolos, alguns bem conhecidos... e alguns totalmente desconhecidos.

Na década de 90 que gravamos as três fitas demo e ainda tocamos ao vivo muitas dessas músicas antigas. Alguns sons das fitas chegaram a entrar no nosso novo álbum, que era algo que tinha de ser feito para nós e para nossos fãs e nós ainda temos um monte de músicas antigas deixadas de fora. Talvez podemos gravar mais dois álbuns usando velhas canções inéditas. Tenho toneladas de material nas velhas fitas que usamos para gravar nossos ensaios. Contudo eu não estou interessado por estas demonstrações de velhos sons para ser re-lançados em qualquer formato. Foi muito interessante o som das fitas quando eu tinha 16 anos, mas agora... de jeito nenhum. Assim, muitas das velhas canções serão regravadas.


RtM: Existe um hiato de Dez anos na carreira da banda... Até que retornassem como Metalmorfosis, o que aconteceu?

N.B: Bem, em algum momento dos anos 90 até 2000 eu e Steve começamos a tocar com outras bandas da nossa região. A conclusão foi que nós colocamos a nossa energia para música de outras pessoas e nós colocamos a nossa música no gelo, o que foi o nosso erro naquele momento.

Em 2003, eu e Steve tivemos uma conversa muito séria sobre a nossa banda. Ele não gostaria que mantivéssemos o nome SPECTRE mais e ele insistiu para uma mudança de nome, então eu vim com o nome METALMORFOSIS enquanto estávamos ouvindo o álbum intitulado BARON ROJO mesmo.

Também nesse ponto que eu escrevi "Show Me The Way", que foi a música do nosso novo começo e diz tudo sobre nós e por trás do METALMORFOSIS obviamente!



RtM: Vocês lançaram dois EPs “Metalmorfosis” (2006) e “Mask Of Gold” (2010) e o Full-length “...Through Space...And Time” nesse ano. Fale mais sobre a recepção da crítica e fãs e a evolução visível no desenvolvimento da banda.

N.B: Em 2006, conseguimos fazer nosso sonho se transformar em realidade. E foi o lançamento de nossas músicas em vinil.

No final de 2005 entramos no estúdio para gravar seis músicas, mas a quantidade de dinheiro que o estúdio tinha cobrado era tão grande que por isso acabou levando-nos a apenas duas músicas finalizadas e com o resto do dinheiro que eu paguei tudo, incluindo as capas dos álbuns e a prensagem do mesmo. Foi uma libertação de alta qualidade em todos os aspectos. A qualidade do papel, a qualidade do vinil e até mesmo o logotipo da banda é em relevo na capa! E a coisa mais importante? Eu ponho minha alma nele!

Quanto à música... é nada mais e nada menos do que puro Heavy Metal do jeito que deve ser tocado!
A capa foi a que queríamos usar se conseguíssemos lançar um álbum em meados dos anos 90.

Mas é melhor tarde do que nunca! Os comentários naquela época eram todos excelentes da parte dos metalheads! O mundo metálico nos viu como a explosão que o metal precisava e muito. Muitos shows seguiram-se, nós abrimos para a lendária banda do NWOBHM ELIXIR, que dividiu o palco também com outras  bandas locais.

Entramos novamente em estúdio no ano de 2008. As músicas tinham um sentimento mais obscuro. Este 7" deu nos mais popularidade, mesmo eu tive um convite para entrevista e foto para uma revista semanal grega importante que vende milhares de cópias! Foi uma recompensa do meu trabalho duro de todos estes anos. Eu obtive sucesso em todos os planos que eu tive por todos esses anos.

Metalmorfosis na formação 1999-2006

Após o lançamento do 7" tínhamos um monte de planos para dar mais alguns concertos e gravar o álbum completo. Mas nada aconteceu por causa de má sorte: mudanças de line up, doenças e acidentes, o cancelamento de um show de abertura para a banda OMEN, fora que estávamos prontos para abrir os shows para o WHIPLASH e eles acabaram cancelando a turnê. Foram estes tipos de coisas ruins que estavam acontecendo.

E finalmente chegamos a julho 2010, quando tivemos de gravar o álbum inteiro novamente desde o início e levou mais de um ano para completar as gravações, até seu lançamento em abril de 2012. Para vocês entenderem, esse é o álbum que todo mundo estava esperando desde 2008!

Aqui, a formação entre 2007 e 2010


Até agora, temos um monte de respostas positivas! Parece que todos os amigos metalheads que receberam e ouviram o álbum realmente gostaram!

Desta vez eu vejo um interesse muito forte de metalheads brasileiros! Eu, pessoalmente, falo com eles na minha página do Facebook e eu estou realmente espantado do quanto vocês gostam da nossa música e quanto as pessoas são passionais com o Metal, e de todo o apoio que vocês nos dão! Eu realmente aprecio! Eu desejo que nós tenhamos a oportunidade de tocar um dia ai no Brasil!

RtM: Como você analisa o amadurecimento musical presenciado nos dois EPs citados acima, e no disco completo “...Through Space And Time”?

N.B: Bem, ano após ano, eu acho que estou me tornando melhor como cantor e compositor. Eu não estou pensando em mim mesmo como um bom guitarrista, porque eu sou muito preguiçoso para praticar, mas no fato de que eu sou o principal compositor das canções do METALMORFOSIS. No novo álbum são basicamente antigas, e algumas delas datam de 1996. Todos os nossos lançamentos têm muitas semelhanças e muitas diferenças como sempre. E eu acho que nossos fãs podem dar uma resposta melhor do que eu aqui.

Disco acaba de ser lançado em CD


RtM: E a distribuição do novo álbum está sendo feita em todos os continentes? Como está a agenda de shows ?

N.B: Sim, temos distribuição em todo o mundo! Com uma simples busca na Internet eu tenho visto o novo álbum em quase todos os cantos do mundo! Estamos muito felizes que a nossa gravadora faz um trabalho tão bom!

Neste exato momento não temos quaisquer planos para dar shows ao vivo e muito menos turnês. Na minha opinião este exato momento é bom para promover o novo álbum através de entrevistas e conversas pessoais com os fãs.



RtM: O momento econômico atual na Grécia não é muito bom, não é mesmo? Como isso tem afetado a vida dos headbangers, com questão à freqüência de shows que aportam em seu país e etc.?

N.B: Infelizmente, a atual situação na Grécia é realmente ruim e miserável. Culpa do que os políticos fizeram durante décadas, roubando o dinheiro do cidadão comum que trabalhava duro e os alimentando com mentiras. E chegou agora afetando à vida de todos os que vivem este pesadelo. Claramente todo mundo está sendo afetado economicamente aqui. Mais e mais pessoas perdendo seus empregos todos os dias, perdendo a sua esperança. Muitos dos fãs de metal aqui agora não têm dinheiro para gastar como eles costumavam ter antes para a compra de álbuns ou de até mesmo ir para os bares de metal ou assistir shows. Infelizmente eu estou incluído nesta lista.

RtM: Em nossas conversas anteriores á entrevista, você se mostrou um real fã do metal brasileiro... Cite nos como conheceu o metal brasileiro e quais suas bandas preferidas.

N.B: Eu gostei dessa pergunta! Era 1989, quando eu comecei com Sepultura no "Beneath the Remains" e tenho a fita original. Que um álbum incrível! Esta foi a primeira banda de metal brasileira que eu escutei. Eles eram muito famosos aqui e o videoclipe de "Inner Self" chegou a passar na televisão grega! Quando eles lançaram "Arise" eles fizeram um show memorável em Atenas! No início dos anos 90 eu descobri bandas como VIPER, ASTAROTH, OVERDOSE, SARCÓFAGO porque eu tive a sorte de encontrar seus vinis aqui em Atenas! Durante anos eu colecionei mais do Metal Brasileiro como dois LPs daquela compilação incrível chamada SP METAL que na minha opinião incluía alguns dos melhores do metal no Brasil! A lista continua com o STRESS, ALTA TENSÃO, A CHAVE DO SOL, AZUL LIMÃO, VULCANO e etc. mas com certeza eu preciso de mais LPs!

É difícil pegar um favorito. Eu possivelmente diria SEPULTURA, porque eles foram os primeiros que eu ouvi do Brasil, mas eu amo também os dois primeiros LPs do VIPER! Difícil escolher!

RtM: Queria agradecer em nome da equipe do Road To Metal sua entrevista e pedir que deixe um recado para seus fãs brasileiros! Esse espaço é seu.

N.B: Eu quero agradecer à toda equipe de Road To Metal e especialmente você, Fernnanda, por nos dar a chance de sermos apresentados aqui para mais metalheads e para mais colegas do Brasil que terão a chance de nos conhecer e ouvir a nossa música! Nós já conhecemos alguns de vocês e vocês nos mostraram o seu apoio!

Saudamos vocês!

Todos os fãs e amigos que precisam de mais informações são mais que bem-vindos para entrar em contato pelo metalmorfosis.group@gmail.com
Nós ainda temos camisetas disponíveis para venda e cópias dos nossos 12" que agora se tornou um item de colecionador, a um preço normal!!

Juntem se a nós no FacebookMyspace, Youtube

Queremos atender a todos vocês, garotos e garotas! Meus melhores desejos ao Road to Metal!! BANG YOUR HEADZ & METAL ON!!!

Entrevista: Fernanda Nascimento
Edição/revisão: Eduardo Cadore
Tradução: Fernanda Nascimento
Fotos: Divulgação

Um comentário:

Jurandir disse...

PARABÉNS FERNANDA!! A entrevista está demais!